8 Dicas Para Escolher Um Programa De Afiliados

1. Ganhar Dinheiro Com Programas De Afiliados

A ideia dos programas de afiliados não é uma invenção da era digital. O conceito de comissão ou agência é muito antigo.

A ideia principal é que existe um intermediário, o afiliado, que promove os produtos ou serviços do comerciante junto dos consumidores, e recebe uma comissão por esse trabalho de promoção

Essa comissão está condicionada a uma acção específica do consumidor. Na internet, essa acção pode ser, por exemplo, contactar o comerciante ou comprar o produto ou serviço promovido pelo afiliado.

Existe uma preferência clara dos bloqueiros ou empreendedores, que iniciam sites para ganharem dinheiro online, para monetizarem esses sites com Google AdSense.

Num momento posterior, com mais experiência, por vezes frustrados com a rentabilidade dessa opção, procuram informação sobre programas de afiliados e matérias associadas, como nichos de mercado e landing pages.

programas de afiliados

2. Reputação E Credibilidade Do Programa De Afiliados

É fundamental encontrar um programa de afiliados que seja credível. Se vai investir o seu tempo e até dinheiro na promoção dum produto ou serviço dum determinado comerciante, procure saber:

  • Se a informação estatística que vai determinar as suas comissões é credível ou se existem demasiadas divergências entre o comerciante e os seus afiliados a respeito dessa informação estatística. Nem todos os comerciante são sérios.
  • Ainda em relação ao ponto anterior, verifique se o comerciante utiliza uma plataforma de gestão dos afiliados própria ou duma terceira empresa, que normalmente garante a credibilidade dessa gestão e da informação estatística.
  • Contate o comerciante com dúvidas sobre o programa de afiliados e sobre os próprios produtos e serviços que você vai promover e analise se as respostas são rápidas e profissionais. Releve negativamente sempre que não receber uma resposta ou quando a resposta não responder satisfatoriamente a todas as suas perguntas.
  • Pesquise sobre a seriedade do comerciante relativamente aos pagamentos das comissões dos afiliados. Pondere seriamente sempre que existirem reclamações de não pagamento. Vai perder o seu tempo a promover um produto ou serviço para depois não receber a sua comissão?
  • Alguns comerciantes pagam sempre, mas os prazos de pagamento das comissões podem não corresponder às suas expectativas. Procure informação sobre os prazos médios de pagamento desses comerciantes e decida se os mesmos são ou não aceitáveis.
  • Não pesquise esta informação apenas no site do comerciante ou no site da empresa que gere a plataforma de gestão de afiliados. Inscreva-se em forums relevantes, pesquise e seja ativo: faça perguntas a outros afiliados.

credibilidade

3. Reputação E Credibilidade Do Comerciante

Aqui abordamos uma perspectiva diferente daquela que tratamos a respeito da credibilidade do programa de afiliados.

Se você vai promover produtos ou serviços junto dos seus leitores, é muito importante que analise a qualidade desses produtos ou serviços e conheça a reputação e credibilidade do comerciante junto dos consumidores.

Você aceita:

  • Promover um produto para emagrecer que cause efeitos secundários prejudiciais à saúde dos seus leitores?
  • Sugerir aos seus leitores um serviço dum comerciante burlão, que vai receber o dinheiro dos seus leitores e não prestar o serviço pago?
  • Recomendar os produtos ou serviços dum comerciante cujo atendimento pós venda é inexistente?
  • Convencer os seus leitores a comprarem produtos ou serviços sem qualidade, que vão causar a insatisfação dos seus leitores?

Já pensou nas implicações éticas destas decisões? Vai conseguir dormir tranquilo, se responder que sim a qualquer uma destas perguntas?

E já ponderou as consequências para a sua reputação junto dos seus leitores se optar por associar essa reputação a produtos, serviços ou comerciantes que vão causar insatisfação aos seus leitores?

A minha sugestão é simples. Seja um consumidor exigente. E, como afiliado, promova apenas produtos ou serviços que você, enquanto consumidor informado, estaria disposto a comprar ou até, preferencialmente, já comprou e usou com satisfação.

4. Relevância Do Produto Ou Serviço

relevância produto

A tendência dos blogueiros é para procurarem nas plataformas de gestão de afiliados os produtos ou serviços que vendem mais ou que oferecem maiores comissões.

Se você vai promover um determinado produto ou serviço, certifique-se que os seus leitores estão interessados nesse produto ou serviço ou que a sua promoção desse produto ou serviço vai suscitar esse interesse.

A situação ideal é que você seja especialista no tema do seu blog e que os produtos ou serviços que você vai promover sejam relativos a esse tema.

Assim, você terá maior facilidade em escrever textos promocionais desses produtos ou serviços, dado que conhece a parte técnica dos mesmos, incluindo qualidades, funcionalidades e benefícios. Consequentemente, você terá maior facilidade em vender esses mesmos produtos ou serviços.

E os seus leitores estarão mais disponíveis para ler sugestões sobre produtos e serviços relacionados com o tema do seu blog, dado que já é um tema do interesse dos seus leitores, caso contrário não seriam seus leitores.

Em conclusão, o ideal é que seleccione um programa de afiliados com produtos e serviços que sejam relevantes para o nicho de mercado do seu blog.

5. Competitividade Do Produto Ou Serviço A Promover

Acha rentável promover um produto ou serviço que o próprio comerciante não consegue vender? Pense um pouco sobre esta questão.

A questão da competitividade do produto ou serviço que você vai promover no seu blog é essencial ao sucesso desse programa de afiliados.

Se você enviar tráfego qualificado, leitores interessados no produto ou serviço, para uma landing page, a página de venda do produto ou serviço no site do comerciante, que não consegue convencer esses leitores a contatarem o comerciante ou a comprarem o produto ou serviço, você não vai receber o valor de comissões que poderia receber se enviasse esse tráfego para uma landing page com maior capacidade para converter visitantes em clientes, ou seja, com uma taxa de conversão maior.

Começamos por analisar a landing page do produto ou serviço, mas a competitividade não se esgota nesse aspecto mais funcional do próprio site do comerciante, existindo elementos relativos ao próprio produto, serviço, marca e até comerciante que determinam essa competitividade.

A qualidade, o preço, a reputação da marca, a originalidade, a exclusividade, a inovação são alguns aspectos a considerar quando analisamos a competitividade dum produto ou serviço, comparativamente com os seus concorrentes no mercado.

Você precisa de promover um sucesso de vendas! Não compensa recomendar um produto de boa qualidade, se, por qualquer razão, o comerciante for incapaz de vendê-lo…

6. Concorrência De Afiliados

competitividade

Você pode encontrar, seguindo os melhores critérios, o melhor programa de afiliados do mercado, com o produto mais competitivo, com uma comissão fantástica, com uma plataforma de gestão credível e relevante para os seus leitores, mas terá sempre que avaliar a concorrência doutros afiliados que também promovem esse produto, especialmente se pretende criar conteúdo específico para promover esse produto ou serviço e optimizá-lo para os motores de busca.

Verifique quantos concorrentes promovem conteúdo próprio nos resultados orgânicos do Google para promoverem esse produto. Analise se essas páginas estão optimizadas em termos de SEO. E pondere se será fácil obter um bom posicionamento nos motores de busca para as suas páginas de promoção desse programa de afiliados ou do respectivo produto ou serviço.

Experimente um produto popular, mas procure avaliar a exposição a esse produto dos seus leitores. Alguns leitores já compraram esse produto. Outros já clicaram num link de afiliados dum afiliado concorrente seu e guardam o respectivo cookie nos respectivos navegadores / browsers.

O melhor programa de afiliados do mercado pode não ser o melhor programa para si! Uma oferta única e quase exclusiva dum bom produto pode representar mais comissões que o melhor produto do mercado.

7. Pagamentos E Repetição Da Comissão

pagamentos

Conheça as condições dos pagamentos das comissões.

  • Saiba como vai ser paga a sua comissão. Qual o valor mínimo que terá que ganhar para receber um pagamento?
  • Qual o meio de pagamento? Enviam cheque para a sua morada? Você precisa de ter uma conta paypal? E pode depois transferir o dinheiro da conta paypal para a sua conta bancária? Quanto é que paga de despesas relacionadas com estes pagamentos? Existem limites mensais para o valor que você pode receber no paypal?
  • Informe-se da periodicidade dos pagamentos das comissões. São pagas todas as semanas? Uma vez por mês? Existem atrasos nos pagamentos?

E, no caso de serviços sujeitos a pagamentos recorrentes, descubra se as comissões também são recorrentes ou se você só vai receber 1 única comissão respeitante ao pagamento inicial do serviço. Promover serviços onde as comissões são recorrentes pode ser uma opção muito rentável, dado que, à medida que a base de clientes aumenta, o mesmo vai acontecer com as comissões que você vai receber desse programa de afiliados.

Quando as comissões são recorrentes, é como receber uma renda! Sempre que o cliente pagar o preço do serviço, a cada mês, trimestre ou ano, você vai receber uma comissão. Se você angariar apenas 10 clientes por mês, ao fim de 1 ano, você vai receber comissões relativamente a 120 clientes. Imagine as possibilidade dum programa de afiliados que paga comissões recorrentes…

8. Tempo De Vida Do Cookie

Um leitor ou visitante que clique num link de afiliado num seu blog pode não concretizar a compra nessa visita ao site do produto ou serviço, mas regressar algumas horas ou dias depois directamente a esse site, sem clicar no seu link de afiliado, para comprar o produto ou serviço.

Os programas de afiliados usam cookies para monitorar esses visitantes, que não compraram na primeira visita, mas regressaram mais tarde para efectuar uma compra, de modo a determinar a história desse tráfego e a respectiva origem, para poderem pagar as comissões aos afiliados que foram responsáveis pela primeira visita desses mesmos visitantes.

O que você deve saber é a duração desses cookies. Quanto maior for a sua duração, maiores serão as possibilidades de você receber todas as comissões do tráfego que você enviou através do link de afiliado.

Be Sociable, Share!

5 Comentários

  1. Evandro Trindade

    Como estão meus cookies ai?
    Gostei muito dessa matéria.
    Por isso adicionei com favorito.

  2. não sei onde achar o meu code sou nova no negocio alguem pode me ajudar obrgado

  3. Olá

    Venho pesquisando programas de afiliados que pagam comissões recorrentes que sejam  credíveis e está realmente difícil de encontra-las. Se conhecer alguma boa por favor me indique! 

    Abraços

  4. Estou sempre pesquisando também por programas de afiliados com pagamentos mensais .. Encontrei alguns bons, até fiz um artigo, mas é sempre bom ver oque aparece de novo no mercado.

  5. Parabéns pelas dicas, os programas de afiliados é uma boa fonte de renda, para quem deseja ganhar dinheiro online

Participa! Comenta...