webmaster

A Minha Experiência Com Google AdWords Parte2

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

A Minha Experiência Com Google AdWords Parte2

Tempos atrás escrevi aqui sobre algumas das minhas experiências com Adwords. A intenção é a de identificar caminhos já percorridos e colocar situações vividas para que os leitores possam tirar algum proveito disso e até colaborar comentando suas práticas, aumentando assim o diâmetro deste artigo.

Muitos empresários ainda desconhecem o poder de um link patrocinado. Link patrocinado é uma modalidade de anúncio online que permite um investimento baixo, portanto, acessível até aos pequenos comércios e serviços.

Por exemplo, com 100 reais já é possível começar uma campanha. O valor do investimento é pré-pago e você pode escolher quanto quer gastar com cada clique de usuário em seu anúncio – Custo por Clique (CPC).

adwords

O sistema de links patrocinados foi idealizado em 1998 por Bill Gross, empresário norte-americano que criou a GoTo, rebatizada três anos depois para Overture. Empresas com Yahoo, Terra, UOL e Google oferecem esse tipo de serviço.

Algumas vantagens do sistema:

  • O resultado é quase imediato
  • Investimento baixo
  • Você determina o quanto irá gastar em sua campanha
  • Possibilidade de editar anúncios e modificar configurações a qualquer momento

Se você está iniciando agora, será bom começar com um investimento baixo a título de teste. Aprenda sobre as ferramentas que você tem a disposição. Através dessas ferramentas você poderá adaptar seu anúncio para a região e público-alvo desejados, evitando muitas impressões com pouco retorno e desperdícios de cliques (cliques de baixa qualidade).

Já foi dito anteriormente, mas vale a pena repetir: a não ser que seu projeto seja para divulgar uma marca ou evento de forma mais genérica, o ideal é restringir eficientemente a abrangência de sua campanha.

Evite usar muitas palavras-chave, procure segmentar seu anúncio o máximo possível destacando seu carro-chefe e deixando bem claro seu diferencial em relação aos concorrentes. Capriche na redação, seja claro e conciso no texto.

Uma ferramenta muito importante e pouco usada é a que define palavras-chaves negativas. Isso mesmo. Depois de alguns dias testando sua campanha na internet, você se dará conta de palavras ou expressões indesejadas que irão associar e exibir seu anúncio em pesquisas que não trazem um retorno efetivo.

Por exemplo, se o seu site é de moda masculina, você poderá restringir a visualização, ou seja, colocar como palavra-chave negativa os termos ‘feminina’ ou ‘vestido’. Isso impedirá que seu anúncio apareça em consultas de pesquisas para esses termos. Também poderia ser colocada a expressão ‘moda feminina’; neste caso a restrição será somente para o termo completo e não para as palavras usadas de forma separada.

Como em tudo que fazemos, use bom-senso e moderação com as palavras-chave negativas. Excesso pode limitar muito seu campo de atuação. No entanto, não usá-las poderá fazer com que seu anúncio seja exibido para pessoas que não estão pesquisando algo relacionado com seu produto ou serviço.

A ideia é sempre manter uma campanha enxuta e eficaz de links patrocinados. Número alto de visualizações com poucos cliques e/ou cliques de baixa qualidade acabam gerando um tráfego inócuo, que pode afetar ou diminuir os índices de qualidade de seu anúncio.

Índice de qualidade é um recurso utilizado pelo Google para classificar as palavras-chave de uma campanha de links patrocinados. Esse índice pode influenciar nos valores por clique, na estimativa de lance de primeira página e até estabelecer se alguma palavra-chave estará ou não qualificada para exibição em determinada pesquisa. Resumindo, quanto maior for o índice de qualidade, menores serão os custos e melhor será a posição do anúncio.

Agora, de nada adiantará uma campanha enxuta, competente e atraente se o resultado do clique não for um site vendedor. Se você está tendo muitos cliques em seu anúncio, visitas direcionadas para a página, mas isso não está se transformando em negócios reais, ou seja, não há um prosseguimento do interesse inicial, talvez seja melhor revisar seu website antes de continuar investindo mais dinheiro em campanhas online. Essa análise deve ser completa, desde servidor (servidor que deixa sua página lenta ou constantemente fora do ar), passando por layout, conteúdo e formas de contato.

Dá muito trabalho? Claro que dá. Mas o retorno recompensa todos os esforços.

Até a próxima

@Ednucci

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

One Response

  1. ola, site vendedor…? Está a se referir a loja online, e a blogs…?
    Obrigado, paulo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.