Introdução Ao WordPress – Uma Visão Geral

O objetivo desse artigo é trazer ao leitor totalmente leigo em WordPress o conhecimento necessário para iniciar nessa ferramenta muito útil para publicação de Blogs e Web Sites, sendo o primeiro de uma série cujo objetivo é deixar o leitor um “expert” em WordPress.

WordPress Logo A Wikipédia diz que


WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos na web, escrito em PHP e corrido em MySQL, especialmente para a criação de blogs.

Existem diversas ferramentas incluídas no WordPress especialmente voltados para Blogs facilitando a administração, divulgação, personalização, criação, arquivamento, pesquisa e comentários. Mas o que determina se o Web Site é Blog ou não, é sua estrutura e por isso com o WordPress é possível produzir muito mais além de que Blogs, indo desde pequenos Web Sites pessoais até gigantescos portais corporativos..

O WordPress na verdade é um CMS com foco principalmente na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. Seus controles são bem simples e suas ferramentas fáceis de usar. E ainda é gratuito sendo distribuído sob a GNU General Public License. Além disso, existe uma comunidade bem forte e ativa com o objetivo de melhorar ainda mais o WordPress e prover suporte aos usuários com as mais diversas dúvidas e dificuldades.

Comparado a outros CMS, o WordPress reúne características únicas e por isso mesmo precisa ser muito bem explicado, pois o usuário sem conhecimentos suficientes acaba se perdendo nesse mundo de termos e ferramentas. É claro que no WordPress também existem as características comuns a vários CMS do mercado, como os Temas (templates) e Plug-ins.

Estou falando tanto de CMS, que talvez alguns leitores nem saibam o que é. Quero indicar para que leiam o artigo especial sobre CMS para mais detalhes, mas segundo a Wikipédia,

Um Sistema de Gestão de Conteúdo – SGC, (em inglês Content Management Systems – CMS), é um sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir (editar e inserir) conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. A sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes.

Podemos dizer que um CMS é um framework, “um esqueleto” de website pré-programado, com recursos básicos e de manutenção e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de utilizador via Internet. Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nem mesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir o seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos. A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gestão de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para um editor de texto.

A aparência de um website criado com um CMS é customizável, através da utilização de templates que podem ser facilmente substituídos.

Em suma, o grande diferencial de um CMS é permitir que o conteúdo de um website possa ser modificado de forma rápida e segura de qualquer computador conectado à Internet. Um sistema de gestão de conteúdo reduz custos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo.

O CMS também tem algumas desvantagens, tais como em qualquer framework, pois ao trabalhar com “modelos” pré-concebidos implica em aceitar características, restrições e limitações desse “modelo”. A aparência do Web Site também fica de certa forma limitada pelo sistema de templates do CMS. Outras desvantagens dizem respeito à usabilidade e acessibilidade.

Diante desse universo a ser explorado, você, mesmo sendo um leitor iniciante e conhecendo nada sobre o assunto, não precisa ficar preocupado, pois basta acompanhar nossa série de artigos que logo irá tornar-se um profissional qualificado em WordPress. Além de artigos informativos, serão adicionados muitos tutoriais explicativos, diversos exemplos prontos, além de vários desafios para os nossos leitores.

História Do WordPress

O WordPress foi criado em cima do b2/cafelog, um sistema de gerenciamento de conteúdos para ser usado principalmente em blogs criado por Michel Valdrighi, que agora é um desenvolvedor colaborador do WordPress. Isso aconteceu em 2003, quando que Matt Mullenweg e Mike Little fizeram seu fork, o WordPress, em PHP e banco de dados em MySQL.
Fork? Vamos lá. Segundo a Wikipédia,

Em engenharia de software, uma bifurcação’ ou ramificação (fork (em inglês)) acontece quando um desenvolvedor (ou um grupo de desenvolvedores) inicia um projeto independente com base no código de um projeto já existente, ou seja, quando um software é desenvolvido com base em outro, já existente, sem a descontinuidade deste último.

Uma curiosidade: o b2/cafelog não parou e continuou a ser desenvolvido. Agora é chamado de b2evolution.

A popularidade do WordPress se deu em 2005, quando foi liberada a versão 1.5, onde era possível instalar temas (templates). Foram mais de 900.000 downloads. Também surgiu o WordPress.com para expandir ainda mais o projeto. Em resumo, o WordPress.com é um serviço onde você pode criar um blog gratuitamente.

Atualmente está na versão 2.9.1 e já foi baixado mais de 2.981.149 vezes. Existe até um contador oficial e é interessante ficar vendo esse contador subindo a cada segundo. Se não acredita, clique no link e fique esperando. Quando você estiver lendo esse artigo talvez já tenha passado os 3.000.000 de downloads.

Em 2009 o WordPress foi premiado como o melhor CMS Open Source do ano com o troféu ‘2009 Open Source CMS Awards’. Por isso, caro leitores, vale a pena investir seu tempo no estudo desse grandioso, mas simples CMS.

WordPress.com

A WordPress.com surgiu em 2005 e a Wikipédia tem uma definição bem completa sobre esse serviço e por isso não vou entrar em muitos detalhes. A Wikipédia diz:

Além do WordPress normal que roda em servidor próprio, existe também o serviço WordPress.com, onde você pode criar um blog gratuitamente, sem ter que contratar um serviço de hospedagem e instalar o WordPress no mesmo. É um dos concorrentes do Blogger, da Google. Apesar de ele se atualizar automaticamente, ao contrário do WordPress em servidor próprio, onde o dono do site tem que atualizar manualmente (nas versões atuais, existe um aplicativo que atualiza sem precisar deletar tudo no FTP, mas mesmo assim precisa de alguém pra atualizar o mesmo ), ele possui algumas restrições, como não poder colocar outros templates a não ser os permitidos, não aceita aplicativos Adobe Flash externos sem ser de certos lugares, não permite instalação de plug-ins e entre outras coisas. Mesmo assim, é recomendado a usuários leigos que não desejam tentar instalar o WordPress em um servidor, apesar de vários serviços de hospedagem terem suporte a um auto-instalador do mesmo.

Se existirem alguns termos e tecnologias que você não conhece ou não domina (FTP, servidores de hospedagem, templates, plug-ins, etc.), não se preocupe. Leia a coletânea de artigos É Bom Saber!
WordPress MU e tire todas as suas dúvidas. Essa coletânea você encontrará exclusivamente em nosso Blog (link Webvila Lda) com todas os significados técnicos bem detalhados. Não deixe de ler!

WordPress MU

O WordPress é voltado principalmente para Blogs, como já foi dito. E para alguns existe um problema muito sério: tem mais de um Blog hospedado. E para um gerenciamento mais centralizado e uma maior organização, existe o WordPress MU.

Novamente vamos recorrer a Wikipédia, que já explica com bastante detalhes o que significa:

O sistema suporta apenas um blog por instalação, apesar de que múltiplas cópias paralelas podem ser rodadas a partir de diferentes diretórios, se configurados para utilizar diferentes tabelas no banco de dados.

O WordPress MU é um fork do WordPress criado para permitir a existência de vários blog simultâneos em apenas uma instalação. Ele torna possível a qualquer pessoa que tenha um sítio, hospedar sua própria comunidade de blogs, além de controlar e moderar todos eles a partir de apenas um painel de administração. Comunidades expressivas que usam o MU são o WordPress.com e a Universidade de Harvard.

Isso mesmo, o WordPress pensou em tudo e por isso vale à pena ler, estudar e praticar! Em nossa série também iremos abordar o WordPress MU.

Finalizando

Talvez, a esta altura do artigo, seu cérebro esteja dando um nó com tantas informações e novidades sobre o WordPress. E ainda tem mais, mas isso não é motivo para desespero pois com certeza nós iremos cumprir com a proposta de te deixar um “expert” em WordPress.

Em nosso próximo artigo, iremos abordar as características mais técnicas do WordPress. Tudo bem explicado para que os leitores continuem a entender tudo sobre o assunto.

E para finalizar esse artigo, uma curiosidade sobre o WordPress: suas versões recebem nomes de conhecidos músicos de Jazz. A versão 1.0 recebeu o codinome Mingus, de Charles Mingus. Já o WordPress 1.5, de fevereiro de 2005, é conhecido como Strayhorn, de Billy Strayhorn. Cada coisa!

Um abraço e até o próximo artigo.

Links Úteis:

  • http://pt.wordpress.org/
  • http://pt-br.wordpress.com/
  • http://www.wordpress-br.com

Referencias:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/WordPress
  • http://codex.wordpress.org/WordPress
  • http://codex.wordpress.org/WordPress_Features
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Fork
  • http://wordpress.org/about/
  • http://br.wordpress.org/
Be Sociable, Share!

7 Comentários

  1. Ótimo artigo…

    Enfim, estarei aqui aprendendo mais sobre WordPress.

    Boa sorte!

  2. Olá Rui,

    Muito bacana a visão geral que apresentou sobre o WP. A cada leitura fico mais interessado nele. A versão do site .com infelizmente é bem rígida, o bloqueio de instalação de plugins, na minha opinião, afasta um pouco os blogueiros iniciantes que não estão dispostos a pagar por hospedagem.

    Porém, por tudo que li, vale a pena pagar a hospedagem e se dedicar ao WP.org.
    Abraços.

    • O WordPress é o meu CMS preferido. Como programamos os nossos websites, excetuando os blogs, nunca prestei muita atenção ao Joomla. Mas, estou a descobrir esse CMS que parece mais versátil que o WordPress. Mas, isso não significa que seja superior. O WordPress está muito bem programado e o Joomla tem um historial de segurança desfavorável. Embora, quem souber configurar e não utilizar extensões inseguras, é um CMS seguro.

  3. Anisio

    Primeiramente Parabens pelos artigos, conhecimento sempre é bem vindo. Irei começar essa jornada do wordpress para criação de um site e espero aprender muito por aqui. Obrigado :D

  4. Carlos Oliveira

    Boa noite, estou muito satisfeito em ter encontrado este site com esta informação toda, visto que tento dar inicio ao meu projecto e não tenho recursos financeiros. Tenho o meu cérebro para aprender e com toda esta informação vou de certeza conseguir progredir (espero eu), muito obrigado por existirem.  

  5. Catarina

    Muito grata pela generosidade de compartilhar connosco seus conhecimentos.
    Informação preciosa para quem se inicia no WordPress redigida de forma profissional , específica mas simultaneamante acessível

Participa! Comenta...