Joomla Template Manager E 8 Dicas Para Aumentar O Desempenho

O Joomla é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – CMS (Content Management System) – Open Source, ou seja, você não paga nenhuma taxa de licenciamento para instalar ou usar.

Não é exagero dizer que o Joomla revolucionou o sistema de gestão de sites. Uma das características que mais chama a atenção é a facilidade de se entender como ele funciona. A distribuição dos elementos na tela administrativa é bem intuitiva e prática. Com um mínimo de conhecimento sobre o aplicativo, o usuário será capaz de colocar na rede um site com ares profissionais.

Outro ponto positivo é que você consegue controlar tudo online, desde as atualizações até o layout, posicionamento, gráficos, mídias, etc. Ou seja, em qualquer lugar que você esteja, desde haja conexão, é claro, poderá administrar tranquilamente seu site.

Ah, você não quer isso, prefere tirar uns dias de folga longe das tecnologias, mas sem deixar de publicar artigos diariamente? Sem problemas. Seus leitores nem notarão sua ausência. No Joomla você pode agendar a publicação e/ou remoção de conteúdos para os dias em que estiver “fora de área” brincando de se isolar do mundo. Ugh.

Template Manager Do Joomla

O que vai determinar a aparência de um site é o template. Nele é que estarão definidas as fontes que serão utilizadas, as configurações de cores, posicionamento dos módulos e gráficos para todas as páginas do site.

No Joomla, os templates são administrados através do Template Manager.

No Template Manager (Administrar Temas) você terá uma lista de todos os templates disponíveis no sistema, ou seja, aqueles que fazem parte do pacote de instalação e outros que você vier a instalar. Colocando o ponteiro do mouse sobre o nome de um template você verá uma miniatura dele. Selecionando um template, você poderá defini-lo como padrão e também editar os parâmetros disponíveis para configuração, como alterar tamanho de fonte, alguma cor, tamanho de algum elemento gráfico.

template manager

Uma dúvida comum: mesmo tendo configurado um template como padrão, ou seja, aquele que aparecerá em todas as paginas do seu site, você pode definir outro tipo de tema para determinado menu. Faça assim:

  • Em Administrar Temas clique no tema (que não o padrão) que deseja configurar para determinado item do site.
  • Na parte Edição, vá em Atribuição de Menu,
  • marque Selecione da Lista
  • e selecione o Menu que deseja.

E não se esqueça, depois de testar e definir os templates a serem usados no seu site, desinstale o excedente. É comum instalarmos e experimentarmos vários temas antes de resolvermos qual têm a cara e o tipo do nosso projeto, mas o que não se deve fazer é largar ali as sobras. Instalou, testou, não usou, fora com ele. Mantenha seu Joomla sempre enxuto.

Desempenho Do Joomla E Do Seu Site

E já que toquei no assunto de desempenho do site, que tal mais umas dicas para deixar seu Joomla mais esbelto e ágil? Mantendo seu site com uma dieta balanceada você evitará perder acessos e terá um consumo menor da banda de sua hospedagem.

  1. Então, coloque seu Joomla pra malhar na academia das configurações e elimine os excessos:
  2. Otimize as imagens, deixe-as num formato mais leve e já no tamanho a ser usado na página, ou seja, redimensione antes de fazer upload.
  3. Atualize as extensões para a versão mais recente
  4. Desinstale extensões que não está usando (sempre teste as extensões em um servidor local, num ambiente de simulação, antes de instalar definitivamente em seu site. Algumas extensões deixam arquivos pelo caminho ao serem desinstaladas).
  5. Evite sobrecarregar seu site de funcionalidades. Simplicidade e rapidez, é disso que a maioria dos sites precisa.
  6. Ative a Compressão Gzip. Faça o seguinte caminho: Configuração Global, Servidor, e em Compressão de páginas com GZIP marque SIM e salve.
  7. Ative também o Cache. Configuração Global, Sistema, Configurações do Cache e marque SIM para Cache.
  8. Você ainda encontra no site do Joomla outros componentes para otimizar CSS ou JavaScript.

Até a próxima.

@Ednucci

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...