webmaster

É Legal Usar Marcas Nas Palavras Chave Do AdWords?

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

É Legal Usar Marcas Nas Palavras Chave Do AdWords?

No AdWords, É Legal Usar Palavras Chave Que São Marcas Dum Concorrente?

Quando pesquisamos determinadas palavras chave no Google, aparecem resultados orgânicos e anúncios Google AdWords. Os anunciante da publicidade do Google escolhem as palavras chave onde querem que os seus anúncios apareçam.

Ora, uma questão interessante e que tem suscitados alguns conflitos é se um anunciante pode escolher como palavras chave dos seus anúncios Google AdSense marcas dum concorrente seu?

Vamos dar um exemplo. A Vivo e a TIM são concorrentes no mercado de comunicações móveis no Brasil. Vamos imaginar que a Vivo colocava um anúncio Google AdWords sempre que alguém pesquisava TIM no google.com.br. A Vivo pode fazer isso? Pode usar uma palavra chave que é uma marca dum concorrente seu? Não está desse modo a violar os direitos de marca da TIM?

O Tribunal Europeu decidiu um caso concreto sobre este tema. E achei interessante apresentar um sumário dessa decisão do Tribunal Europeu. Espero que seja útil para vocês.

A Portakabin Ltd é titular da marca Portakabin, que é usada para promover e identificar os edifícios móveis que a Portakabin Ltd vende. Exemplo dum desses produtos: todos já vimos escritórios móveis, com formato rectangular, nas obras de construção civil.

A Primakabin também vende edifícios móveis, alguns que ela própria fabrica, outros são edifícios móveis usados, de várias marcas, incluindo da marca Portakabin.

Na publicidade no Google, a Primakabin usou como palavra chave a palavra Portakabin. E o título dos anúncios Google AdWords que apareciam quando alguém pesquisava Portakabin era “Used Portakabins“.

A Portakabin Ltd achou que o uso da palavra Portakabin como palavra chave dos anúncios Google AdWords da Primakabin violava os seus direitos sobre a marca Portakabin e intentou uma acção judicial na Holanda onde pediu que o tribunal proibisse a Primakabin de usar a palavra Portakabin como palavra chave dos seus anúncios Google AdWords. O processo acabou por chegar ao Tribunal Europeu.

Qual foi a decisão?

Decisão Do Tribunal Europeu Sobre O Uso De Marcas Nas Palavras Chave Do Google AdWords

O titular duma marca não pode impedir o uso duma palavra idêntica à sua marca como palavra chave dum anúncio Google AdWords, se esse uso não for susceptível de causar dano a qualquer uma das funções da marca.

As funções da marca que são relevantes neste caso concreto são:

  • a função da publicidade;
  • a função da origem do produto.

Função Da Publicidade Da Marca

Em relação à função da publicidade, o Tribunal decidiu que o uso duma palavra idêntica à marca como palavra chave dum anúncio Google AdWords per si não causa qualquer dano à função de publicidade.

Vamos imaginar um exemplo onde existe esse dano. Se a empresa A usar uma palavra idêntica a uma marca da empresa B num anúncio Google AdWords e, depois, na prática comercial subjacente a essa publicidade praticar actos de burla ou actos que afectem gravemente a confiança dos consumidores na empresa A, há aqui um dano à função da publicidade da marca da empresa B.

Função Da Origem Do Produto

Em relação à função da origem do produto dependerá do contexto da apresentação:

  • do anúncio Google AdWords;
  • das ofertas dos produtos na landing page do url de destino do anúncio Google AdWords.

A função da origem dum produto será afectada negativamente se esse contexto

  • não permitir a uma usuário da internet, com um nível de informação normal e razoavelmente atento,
  • permitir com dificuldade

identificar que os produtos a que se refere o anúncio e o contexto referido são originários da empresa titular da marca, duma empresa economicamente ligada a essa empresa titular da marca ou, pelo contrário, são originários duma terceira empresa.

No exemplo que demos da Vivo e da TIM, se o usuário da internet, com um nível médio de informação e com uma atenção normal, ao pesquisar TIM no google.com.br, clicar num anúncio da Vivo, e identificar os produtos na landing page do url de destino do anúncio como originários da Vivo, a função de origem da marca TIM não é afectada negativamente pelo facto da Vivo usar a palavra TIM como palavra chave nos seus anúncios Google AdWords.

No entanto, se o contexto referido, do texto do anúncio Google AdWords e da oferta concreta na landing page, não permitirem identificar a origem dos produtos da empresa anunciante ou sugerirem qualquer relação económica inexistente entre a empresa anunciante e a empresa titular da marca, há aqui um dano à função da origem da marca, dado que o usuário da internet, tendo pesquisado uma determinada marca, confrontado com a oferta da empresa anunciante, pode facilmente confundir os produtos dessa empresa com os produtos da marca pesquisada.

Acessórios E Peças Para A Marca E Produtos Usados

O Tribunal também decidiu que o titular duma marca não pode proibir uma terceira parte de usar a marca, sempre que necessário para indicar a função normal dum produto ou serviço, particularmente no caso de acessórios e peças, dentro dos usos normais do comércio.

Quem vende acessórios e peças para carros BMW, pode usar a marca BMW para indicar que os produtos que vende são vendidos para serem integrados em carros BMW. O mesmo acontece no caso de produtos usados. Quem vende carros usados BMW, pode usar a marca BMW para indicar que todos ou determinados carros que oferece para venda são BMW.

bmw usados

O que não pode fazer é agir no comércio de modo a afectar negativamente a reputação da marca BMW ou sugerir falsamente que faz parte da rede de distribuição da BMW. Nesse caso, a titular da marca pode proibir o uso da marca, porque sofre um dano na função de publicidade e na função da origem dos produtos respectivamente.

Conclusão

É legal usar palavras chave idênticas a marcas desde que a oferta do anunciante não cause confusão entre os produtos ou serviços da marca pesquisada e os produtos ou serviços da empresa anunciante.

Ou seja:

  • Se for claro para o consumidor que, apesar de ter pesquisado a marca A, o anúncio e a oferta da empresa anunciante é referente a uma marca concorrente.
  • Ou ainda, no caso de produtos acessórios e peças para a marca pesquisada, que a oferta da empresa anunciante tem uma relação funcional com a marca pesquisada, mas a empresa anunciante não se confunde, nem tem qualquer ligação económica com a empresa titular da marca pesquisa.
  • E, no caso dos produtos usados, que existe essa identificação entre os produtos usados e a marca pesquisada, mas que a empresa anunciante não se confunde com a empresa titular da marca.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

4 Responses

  1. Sinceramente não sei se entretanto houve alguma alteração, mas em Portugal, é possível bloquear o uso de marcar próprias no google adwords, desde que, se seja titular do registo do nome da marca (a designação técnica do INPI é Tipo de sinal: Verbal).
    De acordo com uma firma de advogados que tratou do processo, a jurisprudência varia de país para país, sendo que à data que se tratou do processo, em Portugal não havia jurisprudência sobre este assunto em particular.
    O facto é que com o registo do nome da marca tal como referi em cima, consegui bloquear junto do Google a utilização da marca em questão, por terceiros, o que se mantém aind hoje.
    Abraço,
    JR

    1. Ola João! Há uma Directiva Comunitária sobre marcas: Directive 89/104/EEC. E o Tribunal Europeu já tem várias decisões sobre esta matéria. Estamos a falar de marcas de sinal verbal. Compreendo o interesse do titular duma marca em proibir o uso da marca como palavra chave no AdWords. Esta decisão do Tribunal Europeu explica duma forma clara quando é que esse interesse é legítimo e quando não é. Em relação à justiça portuguesa, prefiro não comentar… Eu não tenciono usar marcas de concorrentes como palavras chave no AdWords. Mas, se a minha personalidade fosse mais agressiva do ponto de vista comercial, não teria qualquer problema em fazê-lo, numa perspectiva jurídica e de gestão de risco. O enquadramento legal é este que apresentei neste artigo. Mas, é preciso dominar a matéria. O contexto do anúncio Google AdWords, a oferta na landing page e a prática comercial da empresa anunciante podem violar direitos da marca, com todas as consequências legais. É preciso que não seja prejudicada a função de publicidade da marca. Isso significa que a empresa anunciante não pode afectar a reputação da marca com as suas práticas comerciais. E é necessário que fique claro a origem dos produtos. O consumidor médio não pode pesquisar uma marca e aceder ao site do anunciante com a percepção de que trata-se do site do titular da marca. Um Abraço! Rui Soares

  2. Boa tarde,
    Encontro-me a gerir as campanhas adwords de uma empresa.
    De forma a tentar extrair potenciais clientes, coloquei em uma campanha o nome de uma empresa (ABCD), fazendo com que as campanhas desses produtos aparecessem na primeira página de pesquisa dessa empresa.
    A empresa concorrente ao aperceber-se desta situação enviou-me um e-mail a expor esta situação, alegando ser desleal, não ético, e que a o uso da palavra sendo o nome da empresa e sendo uma marca registada teria implicações legais.
    O anuncio que aparecia na primeira pagina de pesquisa Google não fazia qualquer referencia a marca (ABCD) e ao entrar nesse anuncio o potencial cliente é dirigido para um site do produto em que está bem referenciado qual a marca/empresa que esta a comercializar o mesmo.
    A minha questão é a seguinte, com base no sistema legar do nosso país, poderei ou não manter a palavra activa? Legalmente poderá trazer que tipo de implicações
    Agradeço toda a atenção

  3. Olá! Você não referiu em que país é que está a trabalhar essa campanha AdWords. O nosso blog é português de Portugal e do Brasil, com muitas visitas desses 2 países irmãos, mas também deixamos a nossa porta aberta a qualquer visitante que fala português. Eu acho que desde que não haja essa possibilidade do visitante confundir a marca do vosso cliente com a marca dessa empresa… Mas, se você estiver em Portugal, é necessário considerar que o sistema judicial é incompetente e caro. É preciso contabilizar esse risco. O tipo de campanha que você está a fazer é uma campanha agressiva e é necessário ter capacidade que gerir conflito. Um Abraço! Rui Soares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.