Projeto Fantástico Para Construir A USS Enterprise Em 20 Anos

Qual A Razão Dum Artigo Sobre A Construção Duma Nave Espacial No WebMaster.pt?

Porque, sem naves especiais, não é possível criar sites para usuários espaciais… Imaginem que alguém vos pede para criar um site para usuários que vivem em gravidade zero? Ou para uma sociedade de alienígenas? Projeto fabuloso, certo? Mas, sem naves espaciais, isso não vai acontecer…

Já entendeu como é importante para a comunidade de webmasters a existência de naves espaciais? ;)

starship enterprise construction in space

Outra razão para publicar o artigo é porque há uma lição importante a retirar deste projeto Build The Enterprise.

A forma deve seguir a função. Mas, não ao ponto de ignorar a emoção humana. Não somos robots…

Isso é evidente na discussão sobre a forma da nave espacial. A forma da USS Enterprise pode não ser a forma perfeita. Mas, um projeto desta natureza precisa do apoio do povo Terráqueo. A USS Enterprise mexe com as emoções da criança que existe em cada um de nós. É uma inspiração para a nossa vida individual e colectiva. E, por essa razão, podemos estar disponíveis para pagar mais 1% de impostos para financiar a construção duma nave especial que mora nos nossos sonhos.

Transportando este princípio para o Web Design, você pode criar o interface perfeito para a funcionalidade pretendida para o site. Mas, se esse interface não tiver um sorriso, será um fracasso.

Eu podia escrever qualquer outra palavra diferente de sorriso para comunicar a ideia duma emoção humana. Sorriso até é asséptico. Pelo sucesso do “Game Of Thrones”, o povo quer sexo, sangue, poder e dinheiro. As emoções que gravitam em torno dessas palavras são ingredientes explosivos para um interface assombroso!

game of thrones

Ninguém quer saber da construção duma nave espacial asséptica. Uma nave com uma forma perfeita… Mas, quem não vai querer saber dum projeto para a construção da USS Enterprise do Star Trek? Pesquise no Google e veja quantos sites e que sites publicaram artigos sobre este projecto…

Fez a pesquisa?

Que lição retira dos resultados dessa pesquisa para o web marketing do seu site?

A utilização de ícones culturais provoca uma reacção emocional no visitante e no leitor, que pode motivar a partilha desse conteúdo com os amigos e os colegas de trabalho. Ou até com os visitantes e os leitores deles.

Num interface dum site, essa utilização de ícones culturais humaniza a forma. Cria uma ligação entre o interface e as memórias de longo prazo dos usuários, memórias essas ancoradas em emoções, que podemos associar à experiência da utilização desse interface e à acção pretendida do usuário.

O Projeto Build The Enterprise

O projeto Build The Enterprise explica como construir a primeira USS Enterprise com tecnologia já existente, nos próximos 20 anos. E cria um planejamento para a construção duma nave da geração seguinte a cada 33 anos.

A primeira nave USS Enterprise será capaz de chegar è lua em 3 dias e a Marte em 90 dias e poderá transportar 1000 pessoas. Terá gravidade artifical e muito espaço para a sua tripulação trabalhar e viver.

Em termos comparativos, o tamanho da nave será maior do que qualquer edifício já construído no planeta Terra.

USS Enterprise size comparison

Em termos de financiamento, a proposta é que os EUA invistam 0.27% do Produto Interno Bruto anual no programa de construção da Enterprise. O valor é inferior ao que os EUA gastaram entre 1963 e 1972 no programa Apollo. E muito inferior ao valor que os EUA gastam anualmente em guerras e armamento.

Para terem uma ideia mais precisa, o orçamento anual deste projeto seria de 40 mil milhões de Dollars. O orçamento anual do Departamento de Defesa dos EUA é de 553 mil milhões de Dollars.

O projeto do ponto de vista do respetivo financiamento é viável. Basta que haja vontade política e apoio popular.

Existe um universo imenso para descobrir e explorar.

Citando o Capt. Kirk: “to explore strange new worlds, to seek out new life and new civilizations, to boldly go where no man has gone before”

 
Se quiser conhecer o estado atual da exploração espacial, especialmente no tocante à viagens a outros sistemas solares, visit o 100 Year Starship. É um projeto privado financiado pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) e pela National Aeronautics and Space Administration (NASA). Portanto, mais do que um sonho, é um esforço real e muito sério para obtermos o conhecimento e a tecnologia para podermos viajar até outros mundos, nos próximos 100 anos.
 

Be Sociable, Share!

1 Comentários

  1. augustoduartehotmailcom

    Quando começamos?

Participa! Comenta...