Como Ter Sucesso No Comércio Electrónico

O sucesso na internet tem um custo que uma PME pode pagar. Mas, grátis?

A Identidade Do Teu Negócio

Quantas vezes é que emprestastes dinheiro ao John Doe? Estás à porta de casa e aparece-te um desconhecido, que nunca vistes, não sabes onde mora, nem para onde vai. Pede-te dinheiro emprestado:

Empresta-me 100 EUR! Eu sou um tipo porreiro! Somos amigos, não somos?

Se queres vender produtos ou serviços na internet e receber o respectivo preço, o que significa receber dinheiro do teu cliente, terás que estabelecer uma relação de CONFIANÇA com os visitantes da tua loja de comércio electrónico e deixar de ser um estranho, um desconhecido, um anónimo. Ofereçe transparência. No mínimo, publica:

  • o nome da pessoa individual ou colectiva que explora a loja de comércio electrónico;
  • o número de telefone;
  • a morada do estabelecimento físico;

Na escada para o sucesso, este pequeno passo equivale ao teu 18º aniversário. Já não és uma criança. Mas, ainda estás longe da meta.

Nome de Estabelecimento e Marca

Chip7, MEO, Worten, FNAC, SAPO… São marcas que todos conhecemos. Quando visito os respectivos sites, sinto uma familiaridade, que me deixa à vontade em relação ao pagamento, à segurança do meu cartão de crédito, à privacidade dos meus dados pessoais.

Em termos jurídicos, um nome de estabelecimento é uma realidade distinta duma marca. Mas, esqueçe o nome de estabelecimento. Não serve sequer para registar um domínio .pt. Concentra-te na ideia de marca. Qual é o nome da tua loja de comércio electrónico? Pensastes nesse nome? É fácil de memorizar? Que ideias é que associas ao nome? Mostra o nome a 20 pessoas diferentes e pede-lhes para dizerem 5 palavras sobre o nome. Rápida e espontâneamente. Toma nota dessas palavras. Há palavras que se repetem? Queres associar essa ideia ou ideias que se repetem ao teu negócio e à identidade da tua loja de comércio electrónico?

Já registastes esse nome no Instituto de Propriedade Industrial, como marca de sinal verbal ou misto? Vamos imaginar um cenário. Investes tempo e trabalho no nome do teu negócio. Começas a ter clientes e sucesso. E um Xico Esperto regista o teu nome como marca. Perdestes. Game Over!

Template da Loja de Comércio Electrónico

Agora que começas a criar a identidade do teu negócio, o que distingue a tua marca, o teu nome, a tua imagem, de todos aqueles pequenos empreendedores, que compram um plano de alojamento por 50 Eur, instalam um shopping cart grátis e emergem no comércio electrónico armados com o template (design) instalado por defeito no Oscommerce?

Pensa bem. Não conheço a tua marca. Visito a tua loja. E vejo um template (design) que já vi em meia dúzia de lojas ou olho para o template e fico logo com aquela impressão que foi comprado naquelas lojas de templates, que vendem o mesmo template a 100 outras pessoas. Sabes o que é que isso me causa? Desconforto. Não tenho confiança suficiente para comprar na tua loja.

Não vais investir 500 mil EUR numa loja física, localizada numa rua duma cidade portuguesa. Nem sequer 50 mil EUR a mobilar e a decorar a loja. Mas, gasta o que for necessário a diferenciar a tua loja de comércio electrónico das restantes lojas! Paga a uma empresa de webdesign para te criar um design exclusivo para a loja. É um investimento que poderá variar entre 500 EUR e 2000 EUR. Talvez mais se estiveres a lidar com especialistas em internet marketing.

Se o teu orçamento não suportar esse investimento, instala uma loja de comércio electrónico com um template limpo e elegante. Mas, investe pelo menos num logotipo profissional.

Imagina que te colocam uma fotografia à frente com dez homens. E vais ter que trabalhar com um desses homens. O teu sucesso depende dessa escolha. Nove desses homens estão vestidos com uma calça de ganga e uma t-shirt azul clara. A maioria tem a barba por fazer. Um desses homens está impecavelmente vestido, com um fato Hugo Boss. Tens que escolher com base na informação disponibilizada pela fotografia.

Colocaram um homem num bar, vestido com uma calça de ganga e uma t-shirt. Sem relógio. Com uma aparência casual. Durante a noite, não foi abordado por qualquer mulher. Colocaram o mesmo homem, no mesmo bar, vestido com um fato de marca e um relógio caro. Passou a noite a ser abordado por várias mulheres.

A imagem conta, não conta?

Nicho de Mercado

Como é que o teu produto ou serviço se diferencia da concorrência? E quem são os teus clientes? O que fazem? Como é que é a personalidade deles? Não sabes? Aprende.

Sabes quantas lojas de informática é que existem? Demasiadas. A margem de lucro é insustentável. É muito difícil competir com a Worten, a FNAC, a CHIP7. Imagina que vais abrir uma loja nova de informática. O que vais oferecer que a Worten, a FNAC e a CHIP7 não oferecem? Como é que a tua loja vai ser diferente? Não te ocorre nenhuma diferença? Nesse caso, estuda o mercado. Quando não existem factores de diferenciação ao nível do produto e serviço, o preço irá ditar a lei. E tu não vais conseguir competir com base no preço. E, se tentares, vais ser escravo duma margem de lucro muito reduzida.

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