52 Temas WordPress Responsive

Para muitos programadores e designers encontramo-nos na era do Responsive Web Design. Grande parte dos sites de top já incorporam este tipo de design. Podemos traduzir este “responsive” com algo não literal como “Web Design Adaptável“.

Qual a importância dum Website com um Interface Adaptável?

Antes, ao navegar no mesmo site com vários dispositivos, poderíamos estar sujeitos a um grande desconforto – o aparecimento da scrollbar horizontal – que dificultava a leitura e o usufruto do texto e das imagens. É com vista a isto que surgiu o Responsive Web Design.

O mesmo Website é adaptável a qualquer navegador / browser, formato (4:3, 16:9, etc..), resolução, ou dispositivo (Desktops, Tablets e Celulares / Telemóveis).

Nos temas WordPress que seguem, pode redimensionar a janela do seu navegador / browser para testar esta função. Dependendo do tema escolhido vai notar uma transformação parcial ou quase total da interface do Website.

Os temas incluídos com uma instalação WordPress, o Twenty Twelve e Twenty Eleven, já são temas responsive. Foi já criada também uma adaptação dos seus antecessores, o Responsive Twenty Ten.

Todas as soluções aqui colocadas são criações recentes e compatíveis com a ultima versão do WordPress (3.5.1 na data da publicação) o que significa que ainda são suportados. Note que grande parte das soluções mais atractivas e com mais funcionalidades são Premium, exigindo um pagamento desde $20 a $50 pela sua utilização e actualização ao longo de vários anos.

Irão também ser apresentadas soluções gratuitas, mas serão mais limitadas a nível de configurações e funcionalidades.

Mesmo que não pense comprar, pode sempre retirar algumas ideias dos temas Premium e pagos.

Responsive

 Para começar um dos temas Featured da própria plataforma WordPress. O “Responsive” é segundo o Website WordPress um dos templates mais utilizados, gratuito, configurável e bastante flexível. Caso deseje investir nesta solução ela tem ainda uma versão Pro que lhe dá uma maior quantidade de opções.

BigBang

Um Template que inclui diversos formatados e opções de personalização, extensível desde ao próprio Website/Página Inicial como a cada Blog Post, formulários ou galerias de imagem. Inclui também plugins de slider ou destinados à incorporação das redes sociais,

Thoughts

Com um design liso e limpo, construído um pouco “largo”, é uma excelente solução gratuita. Recorrendo em grande parte das imagens, pode ser utilizador para blogs ou entidades.

Core Minimalistic Photography Portfolio

Este Template destaca-se pelo seu destinatário mais especifico, fotógrafos ou designers que desejam apresentar o seu portefolio através do Website e slider incorporado.

Daisho

Assemelha-se ao anterior pelo seu objectivo mais restrito, contundo, apresentado uma maior interactividade e interface “mais amigável” e sujeita a criatividade. Como alternativa tem ainda uma skin diferente, com um slider e interface mais habitual

Avada

Auto-intitulado “o mais completo e confiável Tema multi-uso para WordPress” é um Template mais rico, que inclui diversos plugins também eles Premium, nomeadamente sliders, diferentes interfaces escuras e claras, personalização de cores totalmente ilimitada, 5 soluções de Headers incluídas  e um painel – através do próprio WordPress – para configuração sem limites do Template.

Karma

Com uma interface mais limpa e simples, mas recheado de grandes opções de personalização, desde slider’s 3D, a 20 layouts de pagina e variações de cor . É também compatível com WooComerce.

LiquidFolio

Neste Template são criados diversos “pedaços” de conteúdo  nomeadamente imagens com texto longo ou curto. A partir daqui a interface responsive adapta cada um destes “pedaços” ao dispositivo de saída utilizado, resultando numa grande flexibilidade de conteúdo. O template pode ser totalmente e facilmente personalizado quanto ao tamanho ou cores do conteúdo do website.

MayaShop

Uma solução destinada a lojas online através da sua integração como WooComerce. Inclui 8 sliders pré-configurados (alguns premium), infinitas opções de Layout e skins (inclui uma opção para Websites destinados a empresas/instituições sem loja online).

Modernize

De facto moderno, um tema extremamente flexível para qualquer tipo de Website. As suas características são quase infinitas através do módulo drag-and-drop Page Builder, que irá permitir uma descoberta profunda sem limites do Template. Inclui também WooCommerce para efeitos de loja.

One Touch

Destinado a empresas ou pessoais, ou blogs de entretenimento é um tema com uma estrutura polivalente. 3 diferentes layouts base: Corporate, Magazine e Classic. Inclui um plugin Drag Drop Page Builder, e WooCommerce caso necessário.

Novelti

Solução criativa indica a sites de noticias/blogs, tema composto por diferentes cores – um pouco à imagem da interface Metro – , e com outra funcionalidades, classificação dos artigos pelos visitantes, também um fácil Page Builder, e administração de Anúncios publicitários para o o seu blog.

 

DesignFolio

 Adequado para construção e apresentação de trabalhos / portefólio. É provavelmente dos temas gratuitos mais “agradáveis”. Adicionalmente possui uma versão pro que lhe entrega bastante diversas  personalizações adicionais.

RT-Theme17

Com opções de personalização sempre por explorar, é uma solução bastante completa adequada para qualquer tipo de website. Apresenta um conjunto de ferramentas específico para cada personalização : background, posts, Template Builder, 5 slider’s diferentes.

Sirens

  Com Slider’s 3D e 2D, diferentes módulos para fácil construção e personalização do Tema, apresenta uma interface criativa e moderna com 7 Headersà escolha. Tem ainda um plugin “Live Chat” para que comunique com os seus visitantes em tempo-real. Compatível com WooCommerce.

Sterling

Sterling é uma solução sólida para Websites profissionais. Inclui diversos sliders (2 deles 3D e premium), 18 Templates diferentes e outras opções de personalização bastante vastas. Tem ainda suporte a WooCommerce.

Ying & Yang

Com uma interface simples e minimalista  assente num jogo de cores preto-branco por defeito, este Tema tem a vantagem da sua fácil e rápida configuração. Adequado para Websites destinados a apresentar um portefólio de trabalhos/imagens criados.

Gridly

 

É um Tema mais limitado e minimalista, mas que apresenta como factores interessantes o facto de ser gratuito. Adequa-se à construção de portefólios  onde webdesigner ou fotógrafos possam apresentar os seus trabalho de forma interessante para o visitante.

ViewPort

Novamente uma solução robusta para sites de noticias ou blogs, com direito a muita interactividade e opções de configuração, 3 templates de página principal e suporte optimizado para galerias de imagem, áudio ou vídeo.

Siren

Outra solução interessante e gratuita, facilmente utilizável para blogs ou portefólio que entrega grande destaque às imagens escolhidas, através dos próprios artigos e do completo slider que inclui.

Pinboard

Baseado na ferramenta de produtividade Pinterest, este Template apresenta o mesmo estilo. Capaz com lidar com uma grande quantidade de informação, apresentando imagens, ou artigos.

Fusion

Segundo o designer este adequa-se a empresas no ramo da tecnologia, design… Inclui diversas opções para configuração desde sliders, a tabelas de preços, tabs de texto e ilimitada a nível de cores.

The One Pager

Nova solução dedicada a apresentar muita quantidade de informação numa única página de forma fácil rápida e flexível.

DW Focus

Idealizada para blogs e outros produtores de conteúdo, é ainda um tema responsive cheio de recursos como sliders ou espaços “reservados” a anúncios.

Full Frame

Desenhado a pensar no fotógrafos que aqui podem apresentar os seus trabalhos de uma forma única e flexível na ideologia de tudo na mesma página.

Immersion

Um Tema simples, elegantes e com vários recursos, templates para os posts, sliders/slideshows de ecrã inteiro,  dirigido a portefólio, páginas pessoais, de apresentação, etc..

Origin

  Com uma interface totalmente distinta de outras soluções, este tema oferece diversas opções para configuração dos seus menus. Indicado para Imagens/Portfólios.

Doover

Com uma interface amigável e extremamente fácil de configurar,  este tema foi criado a pensar no SEO e “para aqueles que não desejam perder muito tempo na construção do seu site”.

Volumes

Um tema criado para os produtores de conteúdo ou agência/freelancer’s de design.

Attitude

Um tema com versão gratuita (mais limitada) e versão PRO (repleta de recursos adicionais), não é um tema muito complexo ou revolucionário em interface, ou repleto de recursos, mas apresenta os seus argumentos sólidos como o típico slider ou possibilidade de utilização de diferentes cores e templates. A versão pro no entanto já apresenta diferentes tipos de fontes utilizáveis, um slider premium, possibilidade de criação fácil de galerias de imagem ou templates adicionais.

Lucid

 

Dirigido a produtores de conteúdo, lucidé um tema simples e interactivo, capaz de mostrar diversa informação num curto espaço do website. Personalizável a nível de Templates e cores.

KingPower

Um tema completo, cheio de sliders e outros recursos como alteração da cor do template no próprio front-end pelo visitante, e utilização de um fácil Page builder. É ainda facilmente compatível com Woocommerce.

Kaleidoscope

 

Auto-intitulando-se “o melhor tema tudo em um”, sendo adequado para qualquer apresentação de imagem /portfolio, blogs/noticias, revistas, ou empresas, provando a sua vasta flexibilidade e personalização. Inclui ainda fontes, e conjuntos de cores customizados além de um drag-droppage builder.

Halsey

Com um design limpo, adequa-se a páginas de apresentação de empresas ou instituições. Destaca-se ainda pelos sliders premium incluídos ou o visual composer, editor do website em tempo real (WYSIWYG) .

CleanSpace

Com um interface “limpo”, é direccionado a empresas, ou portefólio  grandes possibilidades de personalização, com o GT3 Page Builder, com diferentes layouts para a página principal ou posts.

Salient

Uma solução que se destaca pelo seu slider “parallax”, com 8 layouts de página e 4 de posts, personalização em cores ilimitada. Segundo o seu designer este adequa-se a freelancers, fotógrafos ou designers.

Glamour

Desenhado para blogs/revistas, tem como características principais a sua interface em “múltiplas colunas” (o que facilita a sua função responsive), a sua personalização, os seus sliders e Lightbox incluídos e a sua pré-adaptação a sistemas como o Google Adsense.

Trim Theme

Com um design limpo tem como recursos a sua fácil personalização desde fontes aos fundos do background com as cores e texturas incluídas e o seu próprio slider com bastantes funcionalidades.

Flexible

Como o nome indicia este tema é bastante flexível quanto à sua personalização  pode ser usado para portfólios ou páginas de apresentação semelhantes dando um bom destaque à área onde são apresentados os seus trabalhos/imagens.

Boxline

Um tema perfeito para blogs pessoais, dá o maior do seu destaque aos posts criados, utilizando ao mesmo tempo uma interface moderna ainda que simples. Personalizável no que diz respeito a fontes e optimizado para SEO, como um blog deve ser, e ainda aplicação LightBox (para ampliação de imagens) incluída.

DeepFocus

Para empresas ou, em alternativa, galerias de imagem cimentando-se bastante num blog. Inclui um slider com um interface agradável bem como uma vasta personalização do tema.

Blox

Com um design que consegue ser ao mesmo tempo, limpo, colorido e interactivo quanto baste, o Blox demonstra toda a sua potencial criatividade. Aconselhado para produtores de multimédia e/ou designer.

Tetris

Com um design em várias colunas este tema gratuito facilmente adapta estes “pedaços” em vídeos, imagens ou conteúdo.

Resizable

Destinado a revistas, blogs ou noticias este tema destaca-se pela forma interessante com que é desenhado, nomeadamente na função responsive incorporada nos menus.

 

Unique & Responsive

Outro tema grátis que se adequa com facilidade a blogs ou apresentação de projectos, imprimindo através das sua dimensões um grande destaque às imagens e fotos escolhidas.

 

Flying News

Uma solução a pensar em blogs, noticias, ou revistas online. A sua interface colorida e rica em características adicionais deve entregar ao visitante uma experiencia tranquila e agradavel Apesar do aparente alvo comercial o FlyingNews traz ainda alguns aspectos interessantes como WooComerce e fácil gerenciamento de Ad’s incorporados.

Ribbon

Uma solução gratuita e ideal para blogs/noticias. Utilizando agradáveis jogos de cor, que são facilmente alterados.

 

AccentBox

Da mesma criação do anterior, diferencia-se pela sua palete de cores “mais secas” e com menos efeitos. Aparenta ser uma alternativa grátis bastante sólida ainda assim.

Mercurial

 

Este tema é outra solução one page only, onde uma quantidade de,informação quase infinita é apresentada numa única página. Este tipo de temas faz com que a capacidade de personalização seja reduzida, uma vez que não existem barras laterais, sliders, etc… Mas estas entregam de forma fácil e rápida um website complexocom bastante interactividade.

 

Book Lite

Um tema que ainda simples, apresenta um efeito de imagem engraçado ( simulando um efeito usado em HTML5). Pode ser usado em blogs aproveitando uma grande quantidade de conteúdo.

 

Nash

Uma solução totalmente diferente que se destaca pelo seu design – mais que responsive. É um Template ideal para quem não necessita de uma grande quantidade de páginas uma vez que estará tudo baseado na mesma página, possibilitando uma grande interacção com o utilizador, ou o típico scroll-down. A fácil estilização do tema permite uma adaptação perfeita a qualquer dispositivo tablet ou smartphone.

Verendus

Um tema premium bastante dinâmico  com grande personalização a nível de cores e formatos. Adequado para sites empresariais, com suporte alternativo para WooCommerce. Fácil de construir devido ao seu drag-and-drop builder.

 

 

Be Sociable, Share!

5 Comentários

  1. tiagoaltf7

    Muito Bom!!!! Obrigado pelas opções!!!! valeu pela ajuda!!!

  2. Olá
    Muito bom
    O que acontece quando instala o template clica em visualizar e não aparece a imagem do tema do wordpress no blog.
    Pode me ajudar?

    Silvia

  3. Emerson F

    Olá baixei o tema Ribbon e gostei muito mas só tem uma coisa que não consigo configurar no tema e a logo
    e o favicon e coloco as dimensões que pede lá mas mesmo assim não salva e nem aparece só aparece o titulo
    do blog alguém pode me ajuda nisso vlw obgd

  4. Olá boa noite, você teria uma demo do tema Nash? Obrigado

Participa! Comenta...