Descubra Os Melhores Tutoriais WordPress

O que é o WordPress?

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo (Content Management System ou CMS) que permite criar e gerir, de forma simples, todo o conteúdo de um site.

Porquê utilizar o WordPress?

O WordPress é muito utilizado pela interface amigável que apresenta, por ser uma solução Open Source e por ser considerado o CMS ideal para todos os usuários que queiram construir um blog ou site, com vários temas e plugins disponíveis (uns gratuitos, outros pagos), de grande qualidade.

Actualmente, o WordPress é a plataforma CMS mais utilizada em todo o mundo, liderando a lista com quase 19% dos sites existentes nas plataformas monitorizadas, de acordo com o gráfico disponibilizado pelo w3techs.com.

O objectivo do presente artigo passa por servir de guia para todos aqueles que estão a iniciar a criação do seu site, em WordPress, de seguirem os passos certos para uma construção sólida e eficaz do site, conseguindo retirar total partido de todas as opções que o WordPress oferece.

Juntámos, por isso, vários tutoriais WordPress, num só único artigo, para web designers, usuários inexperientes e outros usuários, organizados de ordem ascendente por nível (iniciado para avançado).

OS PRIMEIROS PASSOS

  1. Começar com o WordPress
  2. Este primeiro ponto é importante para quem nunca teve contacto com o WordPress. O tutorial mostra como instalar o WordPress, criar/editar/eliminar páginas e artigos, instalar/desinstalar temas, e plugins, e, adicionar/eliminar media, etc.

    Tutorial: Começar com o WordPress

    Consulte este link para saber as novidades da versão 3.5 da plataforma WordPress.

  3. Cábula WordPress
  4. A cábula WordPress é muito útil para os web designers e programadores, que ainda não tenham experiência e um à vontade razoáveis, na edição de código, podendo assim, consultar todos os pedaços de código (e saberem a que se destinam), bem como, dos ficheiros existentes e para que servem. Simples e muito útil. Consulte aqui a cábula WordPress ou clique na imagem abaixo.

  5. Menus WordPress
  6. Após a primeira instalação do WordPress o menu não é imediatamente assumido pelo tema, nem tão pouco utiliza o sistema de menu automático, tendo de ser o próprio usuário a defini-lo no back office do WordPress. Este tutorial mostra os básicos do sistema de menu e como usá-lo no site.

    Tutorial: Menus WordPress

  7. Shortcodes WordPress
  8. Os shortcodes WordPress tornaram-se como uma das mais úteis funcionalidades existentes na plataforma. Introduzidos na versão 2.5 do WordPress, os shortcodes permitem que seja utilizado um trecho de código no local que o usuário pretender (artigo, página, widget e até mesmo, em zonas por preencher do site). Neste ponto é fornecido um guia completo para introdução aos shortcodes WordPress.

    Tutorial: Shortcodes WordPress – Guia Completo

    No entanto, os shortcodes podem ser utilizados para outras funções que não estejam relacionadas directamente com o código WordPress. No tutorial abaixo é lhe mostrado como dominar um pouco a matéria dos shortcodes para outras funções.

    Tutorial: Shortcodes WordPress

  9. Aprender WordPress Em 7 Dias
  10. Este tutorial disponibilizado, foi escrito e preparado, com o objectivo de proporcionar a todos os iniciantes do WordPress uma aprendizagem fácil e directa do WordPress (no entanto, o tempo de aprendizagem está sempre relacionado com a capacidade de aprendizagem que cada pessoa tem. Não há problema algum se levar duas ou três semanas a compreender como funciona o WordPress, o importante nesta fase não é saber, mas sim, entender como funciona esta plataforma, o saber é ganho com a prática).

    Guia/Tutorial: Aprender WordPress Em 7 Dias

  11. Dominar O Visual Editor
  12. O Visual Editor é a funcionalidade que permite a edição/criação de páginas e artigos, em dois modos: Visual ou HTML. O tutorial mostra como utilizar as opções existentes no Visual Editor.

    Tutorial: Dominar O Visual Editor

  13. Conselhos Da Comunidade WordPress Para Iniciantes
  14. É sempre normal, quando se é iniciante, a procura por informação que permita saber um pouco mais, no entanto, existem conselhos dados pelos mais experientes (que também já passaram pela fase de iniciação), que poderão ser úteis e que, muitas vezes, se revelam fundamentais. Foi com este pensamento que Siobhan McKeown perguntou a vários usuários da comunidade WordPress que conselho(s), dariam a todos aqueles que estão a iniciar a sua experiência no WordPress, e, resolveu escrever um artigo a apresentar as ideias que cada um exprimiu, onde se destacam três pontos: aprender, construir e partilhar.

    Artigo: Conselhos Da Comunidade WordPress Para Iniciantes

OPTIMIZAR DESIGN DO SITE

  1. Escolher Design Apelativo Para Sites WordPress
  2. O design (aparência do site), é essencial nos dias de hoje para promoção de um site. Existem práticas e técnicas de posicionamento de conteúdo e combinação de cores que podem tornar um site muito mais apelativo, e como consequência, obter mais visitantes, tendo em mente, que a primeira avaliação (feita por novos visitantes), estabelece-se pela aparência do site.

    Em baixo seguem três links nos quais é possível encontrar vários temas para o WordPress:

  3. Desenvolvimento De Widgets
  4. O desenvolvimento de um widget e de um plugin para WordPress é um procedimento exactamente igual, no entanto, o objectivo dos mesmos diferencia um pouco. Um plugin tem o objectivo de executar uma função por forma a optimizar o site não sendo visto pelo visitante (por exemplo, plugins de SEO). O widget já é uma forma de adicionar certas funcionalidades, normalmente ao footer e sidebar, que são vísiveis pelos visitantes (por exemplo. calendário, formulários de contacto, …). O widget poderá reunir num só único ficheiro todo o código necessário para a sua execução enquanto que um plugin poderá ter mais do que um ficheiro associado para a sua execução.

    Neste tutorial é mostrado como desenvolver um widget para o seu site WordPress. Desta forma poderá vir a desenvolver outros widgets com outras funcionalidades.

    Tutorial: Desenvolvimento De Widgets

  5. Destaque De Artigos
  6. Esta é uma dica essencial num site: destacar artigos no topo da página. Desta forma, o usuário alerta os visitantes para a existência de artigos que são considerados importantes no site (é também uma forma de obter mais visualizações para esses artigos).

    Actualmente, quase todos os sites (dependendo também do tipo de tema), reservam sempre uma parte da página incial para destacar os últimos artigos, sendo que para as restantes páginas do site pode ser utilizado um widget, tanto no footer como na barra lateral para o mesmo efeito.

    No entanto, pode acontecer o tema não trazer a funcionalidade, de destaque de artigos, implementada, que não indica que não se consiga destacar os artigos no site. O presente tutorial ensina como destacar artigos no topo da página inicial manualmente.

    Tutorial: Destaque De Artigos

  7. Escolher Um Esquema De Cores Para O Site
  8. Este é um ponto muitas vezes díficil de resolver: encontrar o esquema de cores ideal para o site. Tendo em consideração o seu conteúdo, a imagem de fundo que irá ser utilizada, a disposição do conteúdo do site, entre outras coisas mais, é essencial que se escolha um esquema de cores que se identifique com o site (tema), e que consiga destacar todos os elementos de um site.

    Neste ponto iremos listar dois tutoriais, os quais têm o objectivo de explicar como escolher um esquema de cores para um site segundo o tema do mesmo.

    Tutorial: Escolher Um Esquema De Cores Para O Site
    Tutorial II: Escolher Um Esquema De Cores Para O Site II

  9. Formato dos Artigos
  10. A funcionalidade Format Posts foi introduzida na versão 3.1 da plataforma WordPress. Esta funcionalidade permite definir o layout dos artigos publicados. Qual o objectivo? Muitos artigos são imagens, outros vídeos, outros texto e imagem, outros só texto, ou seja, a funcionalidade Format Posts permite definir um layout diferente para cada tipo de artigo. Muitos temas já trazem um leque de opções de formato para os artigos, mas, estes formatos podem ser editados e até redesenhados, totalmente.

    O tutorial mostra como definir um novo estilo para os Format Posts, bem como, o fluxo para definir qual o tipo de formato a aplicar.

    Tutorial: Formato dos Artigos

  11. Personalizar Tipos de Artigo
  12. O mecanismo custom post type (introduzido na versão 1.5 da plataforma WordPress), permite a criação de uma grande variedade de conteúdo.

    O presente guia tem o objectivo de mostrar, e explicar, todas as opções que esta funcionalidade oferece.

    Guia/Tutorial: Personalizar Tipos de Artigo

ADICIONAR IMAGENS AO SITE

  1. Adicionar Imagem de Perfil
  2. Adicionar uma imagem de perfil é sempre importante na medida que proporciona aos visitantes o conhecimento facial de determinado autor. Existem “mil e uma maneiras” de se adicionar uma imagem ao(s) respectivo(s) autores. Actualmente existem plugins que adicionam o código necessário e basta ao usuário, apenas, fazer o upload da imagem. No entanto, também é possível adicionar uma imagem de autor manualmente.

    No tutorial que se segue é mostrado como adicionar uma imagem de autor manualmente. Também é explicado de forma resumida como instalar um plugin que permita adicionar uma imagem de perfil.

    Tutorial: Adicionar Imagem de Perfil

    Em baixo deixamos o link do directório de plugins WordPress, para o usuário procurar um plugin que permita adicionar uma imagem de perfil:

  3. Criar Tamanhos de Imagens Adicionais
  4. Os tamanhos por defeito do WordPress (Full Size, Medium, Large, Thumnail), muitas vezes não vão ao encontro daquilo que o usuário perspectivou para a imagem, sendo obrigado a editá-la para ver realizada a sua ideia.

    O presente tutorial ensina como adicionar novos tamanhos de imagem adicionais, permitindo que o usuário possa ajustar o tamanho das imagens de acordo com as suas necessidades sem que para isso edite a imagem original. No entanto, existem plugins que permitem adicionar automaticamente novos tamanhos para as imagens.

    Tutorial: Criar Tamanhos de Imagens Adicionais

  5. Criar Galeria de Fotos
  6. Actualmente, as galerias são bastante utilizadas pelos usuários na disposição de dezenas de imagens. O objectivo de uma galeria passa por proporcionar aos usuários uma estrutura dinâmica (e apelativa), que organize, apresente e identifique as imagens respectivas da galeria. Melhor que tudo é o facto de esta estrutura ser criada num espaço reduzido, dispondo uma grande quantidade de imagens.

    As galerias podem ser criadas manualmente, ou, através de plugins para WordPress (uns pagos, outros grátis).

    Os seguintes tutoriais mostram como criar uma galeria de fotos manualmente. O primeiro explica de uma forma simples e é destinado aos usuários que tenham a versão 3.5 do WordPress. Já o segundo tutorial mostra através de código como criar de raiz uma galeria de fotos.

    Tutorial: Criar Galeria de Fotos
    Tutorial II: Criar Galeria de Fotos II

    No entanto, existem plugins já pré-feitos que facilitam e muito o trabalho a ter para a criação de uma galeria, ainda por mais, quando alguns dos plugins garantem uma qualidade da galeria 100% apelativa,e, com efeito lightbox aplicado. Deixamos em baixo 2 links, nos quais se pode encontrar plugins com qualidade assegurada.

  7. Práticas Para Uma Melhor Gestão de Imagens
  8. Facto muito ignorado por muitos administradores de sites (que não dão muita importância às imagens), mas, as imagens são uma peça fundamental dos sites e muitas vezes as práticas utilizadas na inserção de imagens não é a mais correcta. O tutorial deste ponto tem o objectivo de ensinar boas práticas de gestão de imagens para WordPress (no entanto, o mesmo pode ser aplicado para outros CMS).

    Tutorial: Práticas Para Uma Melhor Gestão de Imagens

  9. Aplicar O Tamanho Ideal Para As Imagens
  10. Muitas vezes os tamanhos das imagens são enormes ultrapassando a largura máxima do espaço do artigo. É preciso redimensionar o tamanho da imagem para que esta possa ser adicionada de forma apelativa ao site.

    O tutorial mostra como conseguir redimensionar imagens a partir do WordPress, utilizando o auto-scale e o crop, entre outras opções.

    Tutorial: Aplicar O Tamanho Ideal Para As Imagens

DESENVOLVER TEMAS WORDPRESS

  1. Desenvolvimento de Temas WordPress
  2. Com a prática vem a experiência e o desejo de se criar algo próprio. É muito mais fácil comprar ou optar por um tema já pré-feito que provavelmente se mudaria nalgum aspecto. Logo, porque não criar um site pelos nossos próprios meios uma vez que é possível?

    Actualmente, criar um site em WordPress é muito mais fácil que antigamente, mas – porque há sempre um mas – é preciso ter algum conhecimento, claro. Devido à imensa utilização da plataforma WordPress, novas formas de criação vão sendo reveladas e é agora mais fácil através de CSS frameworks, desenvolvidas para o efeito, criar sites de raiz e o mais importante de tudo, responsive (termo utilizado em web design para definir um tema que consegue adaptar-se a várias plataformas de acesso).

    Página de tutoriais: Desenvolvimento de Temas WordPress

  3. Melhorar e Aperfeiçoar Processo de Desenvolvimento de Temas
  4. “Nunca é demais saber”. Esta é uma máxima por muitos utilizada (principalmente pelos mais velhos e experientes), que defendem que mesmo que se consiga, por mérito próprio, obter um resultado, é sempre importante ouvir novos truques, dicas e conselhos de outros profissionais (sejam eles velhos, novos, com mais experiência ou não), que actuam na mesma área, até para perceber como são as suas técnicas de trabalho, pois, existe sempre alguma coisa a reter.

    Mais uma vez, Siobhan McKeown, reuniu num artigo algumas sugestões, dicas, truques, conselhos e técnicas dos melhores designers e programadores, proporcionando assim que os menos experientes, bem como os mais experientes, possam aperfeiçoar e melhorar as suas técnicas de desenvolvimento.

    Artigo: Melhorar e Aperfeiçoar Processo de Desenvolvimento de Temas

INTEGRAR REDES SOCIAIS NO SITE

  1. Integrar Redes Sociais
  2. As redes sociais têm grande impacto na divulgação dos sites. A sua utilização e integração nos sites é uma “obrigação” que todos os administradores de sites devem ter em conta. Ainda por mais agora que a utilização das redes sociais em sites WordPress, está à distância de uma instalação, bastando, depois de instalado o plugin, a sua configuração correcta.

    No artigo em baixo poderá encontrar 50 plugins para adicionar links para as redes sociais, no seu site WordPress.

    Artigo: Integrar Redes Sociais

  3. Integrar Sistema de Newsletter
  4. O sistema de newsletter é bastante útil e prático porque proporciona aos visitantes do website a constante actualização de novas informações, eventos, campanhas, comunicados, etc.

    Em baixo listamos alguns artigos que apresentam soluções (grátis e pagas), para implementar sistema de newsletter:

EDITAR SITE WORDPRESS

  1. Editar Área de Administração do WordPress
  2. A área de administração do WordPress permite ao usuário acesso às ferramentas da plataforma para criar páginas, criar artigos, instalar temas e plugins, entre outras funcionalidades. No entanto, a área de administração pode ser editada à imagem do administrador, à imagem de uma empresa, etc. O WordPress não permite apenas gerir apenas o conteúdo do site mas sim proporcionar uma plataforma profissional que permita a sua edição à imagem de quem está à frente da administração/desenvolvimento do site.

    Tutorial: Editar Área de Administração do WordPress

    Disponibilizamos, ainda, um link com vários plugins, WordPress, para edição da zona de administração do site: plugins para edição da zona de administração (note que poderão existir outros plugins que servem para o mesmo efeito).

  3. Criar Custom Post Type
  4. Custom Post Type é a funcionalidade, implementada na versão 3 do WordPress, que permite que o usuário consiga criar diferentes custom post types para o seu site WordPress.

    Os dois tutoriais explicam, e mostram, como criar os próprios custom post types para WordPress.

    Tutorial: Criar Custom Post Type
    Tutorial II: Criar Custom Post Type II

  5. Implementar Motor de Pesquisa Personalizado da Google
  6. A plataforma WordPress tem uma função de procura bastante acessível, simples, rápida e efectiva (que divide muitas opiniões entre os usuários WordPress), que poderá ser substituida por outra qualquer. Neste tutorial, é mostrado como adicionar e substituir o motor de busca por defeito, do WordPress, por um motor de busca personalizado da Google.

    Tutorial: Implementar Motor de Pesquisa Personalizado da Google

  7. Adicionar Ícones Ao Menu Sem Utilizar Plugins
  8. É possível, e bastante simples e prático, a adição de ícones ao menu sem se precisar de instalar qualquer plugin. No entanto, existem plugins que permitem adicionar ícones ao menu de forma simples e prática.

    O presente tutorial mostra como adicionar ícones ao menu sem precisar de se instalar qualquer plugin.

    Tutorial: Adicionar Ícones Ao Menu Sem Utilizar Plugins

  9. Desenvolver Site Para Vários Idiomas
  10. É actualmente uma obrigação um site ter suporte para mais do que um idioma. No mínimo das hipóteses, muitos administradores, não querendo adicionar uma quantidade enorme de idiomas, optam por ter o idioma do país de origem e o idioma inglês. Em outros casos optam por disponibilizar os idiomas nos países onde o site tem bastante visibilidade. Quantos idiomas o site suporta não é importante, importante é que qualquer visitante consiga ter acesso ao conteúdo do site sem problemas.

    O tutorial abaixo mostra como desenvolver um site multi-idioma para WordPress.

    Tutorial: Desenvolver Site Para Vários Idiomas

    Neste link poderá consultar os 10 melhores plugins WordPress para tradução.

  11. Funcionalidade Theme Customizer
  12. Com a versão 3.4 do WordPress, foi lançada uma nova funcionalidade de edição dos temas para WordPress. A funcionalidade chama-se Theme Customizer e permite que o usuário edite/ajuste as configurações dos elementos do site: cores, fontes, texto, etc.

    No tutorial disponibilizado mostra como editar o tema através desta nova funcionalidade, utilizando a interface WYSIWYG (What You See Is What You Get). No entanto, o tema poderá ser editado (mais detalhadamente), directamente através dos ficheiros CSS do tema.

    Tutorial: Funcionalidade Theme Customizer

UTILIZAÇÃO DE PLUGINS

  1. Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress
  2. Na criação do primeiro site WordPress é essencial saber quais os plugins que são essenciais para uma melhor performance, uma melhor segurança e um maior reconhecimento do site.

    No dois artigos disponibilizados neste ponto, cada um apresenta 5 plugins “obrigatórios” a utilizar na criação do primeiro site WordPress. Um foca mais a parte da segurança do site como backups, sistema anti-hacker, sistema anti-spam. Já o outro foca mais a vertente de desempenho e reconhecimento do site.

    Artigo: Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress
    Artigo II: Plugins A Instalar Na Criação Do Primeiro Site WordPress II

  3. Desenvolver Os Próprios Plugins WordPress
  4. Os plugins permitem que sejam adicionadas partes de código adicional ao site, com uma função específica, a qual, varia de plugin para plugin. Os plugins permitem um maior controlo e flexibilidade sobre o site, ou seja, ao ser desenvolvido um plugin próprio não só existe um conhecimento profundo do objectivo do mesmo, como também, da forma como o mesmo está desenvolvido.

    No presente tutorial é mostrado como desenvolver um plugin próprio. Claro, que depois é preciso algum conhecimento a nível de PHP, para a criação de plugins com outras rotinas.

    Tutorial: Desenvolver Os Próprios Plugins WordPress

  5. Exigir/Recomendar Plugins WordPress
  6. Existem casos de temas e plugins, WordPress, em que a sua correcta utilização depende da instalação de outros plugins. Foi criado um sistema de recomendação/exigência da instalação de plugins adicionais, ou seja, basicamente é um repositório de plugins onde se define quais os plugins que devem ser recomendados e/ou exigidos para o correcto funcionamento do tema e/ou plugin.

    Os tutoriais mostram como criar o repositório de plugins e proporcionar aos usuários da plataforma WordPress a sua instalação e activação.

    NOTA: o primeiro tutorial além de mostrar os passos a realizar para criar o repositório, tem, ainda, algumas explicações mais detalhadas das opções de configuração.

    Tutorial: Exigir/Recomendar Plugins WordPress
    Tutorial II: Exigir/Recomendar Plugins WordPress II

  7. Como Criar Um Plugin de Conteúdo Incorporável
  8. O presente tutorial tem o objectivo de mostrar como criar um plugin de conteúdo incorporável, para partilhar o conteúdo de um site WordPress com outros sites.

    Tutorial: Como Criar Um Plugin de Conteúdo Incorporável

SEGURANÇA

  1. Proteger Site WordPress Através de um Ficheiro .HTACCESS
  2. Actualmente o WordPress é dos CMS mais seguros, e, mais utilizados (mais de 70 milhões de utilizadores), que existem, no entanto, nenhuma plataforma é 100% anti-hacker, e por isso, algumas precauções têm de ser tomadas. Uma vez tomadas as precauções necessárias, é díficil um site WordPress ser atacado, excepto nas seguintes circunstâncias: ou estão desactualizados, ou têm plugins e/ou temas construídos por terceiros, sem o reconhecimento do WordPress, ou, que já não sejam suportados.

    O presente tutorial mostra como proteger um site WordPress através de um ficheiro .htaccess, que deve ser sempre uma das primeiras precauções a ser tomada.

    Tutorial: Proteger Site WordPress Através de um Ficheiro .HTACCESS

  3. Malware Comum
  4. Existem milhares de ataques por dia a x sites, e muitas vezes, os usuários nem sequer dão conta desse facto: por falta de experência, ou, por falta de algum conhecimento na área. É importante sempre, especialmente quando se trabalha com servidores, saber um pouco mais como tal funciona e todas as formas de segurança. Não é preciso saber tudo de trás para a frente, mas, o básico, de forma a que se houver algum malware, cada usuário possa tomar as devidas medidas.

    Os presentes tutoriais explicam quais são os tipos de malware que mais afectam um site WordPress, bem como, prevenir a sua expansão e a correcta forma de agir perante um ataque de malware.

    Tutorial: Malware Comum
    Tutorial II: Malware Comum II

    Consulte o artigo Top 5 Plugins WordPress de Segurança para ficar a conhecer 5 plugins que darão uma maior segurança ao seu site WordPress.

SEO (Search Engine Optimization)

  1. Guia Completo Sobre SEO Para WordPress
  2. Este é um ponto bastante importante, o qual deve ser muito bem estudado e percebido, pois, provavelmente, é a chave de sucesso de um site, seja ele na plataforma WordPress, ou não. É preciso neste ponto, aprender com os melhores e não só, esgotar todos os tutoriais possíveis acerca do tema e testar várias formas de SEO antes de se colocarem definitivamente em prática.

    O presente guia é o mais completo que existe na internet. Tem o objectivo de explicar como funciona o SEO e o que é possível fazer com o site WordPress para que este obtenha altas cotações no ranking de sites.

    Guia: Guia Completo Sobre SEO Para WordPress

    Deixamos ainda alguns dos melhores plugins WordPress para SEO: Top 5 Plugins WordPress Para SEO.

HABILIDADES AVANÇADAS

  1. Loops
  2. A WordPress Codex (criadores dos loops), define os loops como:

    “The Loop is used by WordPress to display each of your posts. Using the Loop, WordPress processes each of the posts to be displayed on the current page and formats them according to how they match specified criteria within the Loop tags. Any HTML or PHP code placed in the Loop will be repeated on each post.”

    Ou seja, basicamente se não existissem os loops em WordPress não haveria conteúdo dinâmico na plataforma. O presente tutorial mostra o que são loops, o que fazem e como usá-los.

    Tutorial: Loops

  3. Meta Boxes
  4. O que são Meta Boxes? Pode-se definir meta box como uma secção personalizável adicionada a uma página de criação de um artigo ou de uma página. Podem ser adicionados todos os elmentos possíveis à meta box, desde radio buttons, checkboxes, textarea, entre outros elementos.

    O tutorial mostra como adicionar metadata a um artigo através da criação de meta boxes.

    Tutorial: Meta Boxes

  5. Imagens Responsive
  6. As imagens responsive são bastante importantes na medida que facilmente se adaptam a diferentes tamanhos de ecrãn e dispositivos. O presente tutorial mostra como tornar as imagens de um site WordPress ajustáveis para diferentes tamanhos de ecrãn e dispositivos.

    Tutorial: Imagens Responsive

  7. Dispor Widgets Através de Shortcodes
  8. Os widgets são fundamentais e bastante úteis. É possível através de um shortcode dispor um widget no local que o usuário pretender, sem grandes complicações.

    Tutorial: Dispor Widgets Através de Shortcodes

  9. WP_Query
  10. A classe WP_Query é uma das partes de código mais utilizada e importante da base de código do WordPress. É responsável por várias funções, das quais se destaca, a consulta de dados de uma forma segura, simples e modular.

    Tutorial: WP_Query

RECOMENDAÇÕES

  • WP Beginner é um site com mais de 200 tutoriais (passo-a-passo);
  • Tutorials WordPress é um canal do Youtube que tem centenas de tutoriais WordPress em vídeo. Uma ótima forma de aprender WordPress;
  • Manual de utilização do WordPress é óptimo para qualquer usuário entender os processos básicos do WordPress.
  • Site Para Empresas disponibiliza mais de 150 tutoriais WordPress;
  • WP Tuts+ é um site dedicado apenas à plataforma WordPress. Neste site encontra informação de como utilizar o WordPress, desenvolver plugins, widgets, temas, etc;
  • WordPress Codex.

CONCLUSÃO

Resumindo e concluindo, será a plataforma WordPress a escolha certa para si? Só você o poderá saber. O WordPress é um dos melhores e mais utilizados CMS, actualmente (oferece milhares de soluções pagas e gratuitas), existindo outros também no mesmo nível do WordPress, cada um com os seus prós e contras. No entanto, o essencial é o usuário sentir-se à vontade com a interface do CMS que optar, e só experimentando, é que se encontra a ferramenta ideal.

NOTA: não deixe de consultar os seguintes endereços, onde poderá encontrar soluções e esclarecer quaisquer dúvidas existenciais:

Be Sociable, Share!

4 Comentários

  1. Primeiramente obrigado pois fazia tempo que estava querendo encontrar o post da yoast sobre o guia definitivo de seo para wordpress, no entanto não lembrava onde eu o tinha visto, nem tão pouco lembrava que era da yoast, parabéns pelo excelente conteudo e pelo site tbm, muito conteúdo bom e interessante.

  2. Danilo

    Obrigado pelas dicas, você está indicando um conteúdo de altíssimo valor, algo que, se não for completo para aprendizagem wordpress, certamente é o mais completo que vi disponível em apenas um site, pois muitos apenas explicam muito que "superficial" e não da forma detalhada,compartilhando e indicando outros sites de extremo valor para aprendizagem contínua como os que você indicou, é isso mesmo, conhecimento compartilhado tem muito mais valor, mesmo assim nem todos farão o que foi explicado,mas com certeza a pessoa que se empenhar em aprender tudo o que você indicou, será um ótimo desenvolvedor de sites wordpress…parabéns!!!

  3. Sugiki

    parabéns pelo post, boas dicas!

  4. jfernandes2016

    Obrigado pelas dicas!

Participa! Comenta...