webmaster

WordPress – Adicionar Posts 4 Mídias

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

WordPress – Adicionar Posts 4 Mídias

Chegamos a mais uma etapa da grande corrida rumo ao podium do WordPress, com direito a um merecido banho de Champagne semelhante aos grandes atletas da corrida. Parabéns a você que está vencendo mais essa etapa.

Nesse artigo irei tratar sobre as mídias do WordPress, mostrando como inseri-las no seu post, os tipos disponíveis e outras informações vitais para a produção de um belo post.

Para quem ainda não sabe, o WordPress considera mídia as imagens, vídeos, áudios e outros arquivos que foram carregados no seu blog, geralmente na escrita de um post ou página. É possível gerenciar as mídias em outro local do WordPress, porém não iremos tratar sobre esse assunto nesse artigo, deixando para um outro momento. Não se preocupe, você o encontrará nessa série “WordPress a Fundo!”.

Para inserir uma mídia no seu post existe uma barra específica para isso, conforme está em destaque na [figura 1]:

Upload Midia

Quando o bloco de edição está em modo tela cheia, essa barra muda de lugar. Veja onde está localizada na [figura 2], destacado de vermelho:

Modo Tela Cheia

Essa pequena barra possui somente quatro botões, que são [figura 3]:

Opções Barra Midia

  1. Adicionar uma imagem;
  2. Adicionar vídeo;
  3. Adicionar áudio;
  4. Adicionar mídia;

Para operar esses botões é bem simples: escolha um lugar no post onde deseja que a mídia apareça (deixando o cursor piscando ou selecionando o texto) e clique no botão desejado. A operação é feita semelhante a qualquer editor de texto. Quando você clica em qualquer um dos quatro botões, irá ser aberta uma janela conforme a [figura 4]:

Janela Midia

  1. Título do botão: muda de acordo com o tipo de botão;
  2. Fechar: fecha a janela sem salvar / sair da janela;
  3. Do computador: aba para adicionar uma mídia do seu computador;
  4. De um URL: aba para adicionar mídia a partir de um endereço da internet;
  5. Galeria: aba para gerencias as mídias anexadas ao post;
  6. Arquivos de Mídia: aba que dá acesso a todas as mídias do WordPress;
  7. Área de configuração: é nessa área que você irá manipular todas as ações, de acordo com a aba que clicar;

Todas as quatro abas serão explicadas em detalhes, pois são essenciais para você manipular bem essa questão de adicionar / gerenciar as mídias dos posts. Vou explicar sobre as abas ‘Do Computador’ e ‘De um URL’ nesse artigo e o restante no próximo. Vamos lá?

Adicionar Mídia Do Computador

É nessa parte que você irá carregar, fazer o upload da mídia do seu computador para o WordPress. Dois tipos de “uploaders/carregadores” são apresentados: o ‘Flash uploader’ e o ‘Browser uploader’. O primeiro é bem mais fácil de usar, permite múltiplos uploads, além defacilitar a visão de carregamento do arquivo. Use o segundo apenas quando não foi possível usar o primeiro. Para mudar entre os modos, basta clicar nos links que aparecem na tela com os respectivos nomes. Bem fácil!

  • Para fazer upload no modo ‘Flash uploader’ basta clicar no botão ‘Selecionar arquivos’, escolher o arquivo do seu computador e clicar em ‘Abrir’ [figura 5]. Você poderá selecionar mais de um arquivo, segurando a tecla ‘Ctrl’. O upload será automático. Uma barra de percentagem irá aparecer mostrando o progresso de carregamento do arquivo; Upload Midia
  • Já no modo ‘Browser uploader’ você deve clicar no botão ‘Enviar arquivo’ [destaque 1 da figura 6], escolher o arquivo do seu computador, clicar em ‘Abrir’ [figura 5] e depois no botão ‘Fazer Upload’ [destaque 2 da figura 6]: Browser UploadNesse modo não há barra de porcentagem ou qualquer outro meio que indique o carregamento do arquivo. Você terá a certeza que o arquivo foi completamente carregado quando no final abrir uma caixa com opções da mídia;

As opções da mídia aparecem no final do upload de ambos os modos e sua configuração muda de acordo com o tipo de mídia carregada. Para salvar as alterações que você fez nas opções, basta clicar no botão ‘Salvar todas as mudanças’ que está no final da área de configuração. Quando a mídia for uma imagem, também aparecerá o botão ‘Editar imagem’. As opções de mídias e edição de imagens serão um dos assuntos do nosso próximo artigo.

Caso deseje cancelar o upload, em ambos os modos existe o botão ‘Cancelar Upload’. Vale lembrar que, se o download for concluído ele vai ser adicionado à galeria do post, mesmo não sendo inserido nele.

Adicionar Mídia De Um URL

Com essa opção você adiciona mídias que estão em outros servidores da internet, mas seu uso é perigoso e eu não aconselho. Vamos supor que endereço mude, por exemplo. A mídia, além de não ser mais exibida no seu post, vai irritar seus visitantes e você terá que refazer todo o processo de configuração. Além disso, as mídias adicionadas dessa forma não são guardadas na galeria do WordPress.

As opções dessa guia só mudam quando for adicionada uma imagem. O restante (vídeo, áudio e mídia) tem somente dois campos: [figura 7]

URL e Título

  • URL: endereço da mídia na internet;
  • Título: o texto do link;

As mídias geralmente aparecem como links para download. Existem plug-ins e outros recursos que mudam esse padrão do WordPress (arquivos PDF, áudio, etc.), assunto para outros artigos. O único tipo de mídia que é exibido normalmente no post são as imagens. Suas opções são:

  • URL da imagem: endereço da imagem. Quando houver um erro no endereço, irá aparecer um ‘X’ informando;
  • Título da imagem: o texto do link;
  • Texto alternativo: um pequeno texto sobre a imagem;
  • Descrição da imagem: uma pequena descrição que será exibida no post;
  • Alinhamento: posicionamento no post;
  • Link da imagem para: cria um hiperlink na imagem para endereço inserido. O botão ‘Nenhuma’ limpa o campo e o ‘Link para imagem’ cria um hiperlink para a própria imagem;

Não se esqueça de clicar no botão ‘Inserir no post’ depois de preencher todos os campos, pois caso contrário nada ocorrerá. Se você deseja cancelar a adição ao post, basta fechar a janela.

No próximo artigo iremos continuar a tratar desse assunto. Qualquer dúvida, elogio ou crítica pode ser feito nos comentários. Estarei disposto a te ouvir.

Referências e Links:

  • http://codex.wordpress.org/Media_Library_SubPanel
  • http://codex.wordpress.org/Using_Image_and_File_Attachments
  • http://codex.wordpress.org/User:Lolrus/Using_Attachments
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

One Response

  1. Muito bom os seus tutoriais. Seguindo-os passo a passo não tem como errar! Agradeço a grande ajuda que ele tem oferecido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.