webmaster

10 Dicas Essenciais para Aumentar a Segurança do Seu Site WordPress

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

10 Dicas Essenciais para Aumentar a Segurança do Seu Site WordPress

A segurança dos seus websites é uma preocupação constante, com o crescente número de ameaças e vulnerabilidades online, torna-se crucial e necessário adotar medidas proativas para proteger os seus websites, especialmente aqueles que usam o WordPress, neste artigo vamos abordar 10 dicas essenciais para reforçar a segurança do seu website WordPress, ajudando-o a mitigar riscos e garantir a integridade dos seus dados e informações.

Manter o WordPress Atualizado

Uma das primeiras linhas de defesa contra potenciais ameaças é manter o WordPress, os temas e os plugins sempre atualizados, as atualizações frequentemente incluem muitas correções de segurança que resolvem vulnerabilidades conhecidas, ignorar estas atualizações pode expor o seu site a ataques e comprometer a sua integridade.

Utilizar Palavras-passe Fortes

A utilização de palavras-passe fortes e únicas para todas as contas de utilizador é fundamental, uma palavra-passe segura deve incluir uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Procure também a utilização de um gestor de palavras-passe para gerar e guardar as palavras-passe complexas de forma segura.

Instalar um Plugin de Segurança

Há plugins de segurança, como o Wordfence, Sucuri ou iThemes Security, oferecem proteção em tempo real para o seu website WordPress, estes plugins fornecem recursos como a deteção de malware, proteção por firewall e prevenção contra ataques de força bruta, entre outros. Por norma, a opção gratuita é suficiente para um primeiro reforço de segurança.

Limitar Tentativas de Login

Prevenir ataques de “brute force” através da limitação do número de tentativas de login é uma medida muito importante, plugins como o Login LockDown ou o Limit Login Attempts Reloaded podem ajuda-lo nesta tarefa, bloqueando IPs após um determinado número de tentativas de login falhadas.

Implementar Autenticação de Dois Fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login, mesmo que alguém consiga roubar a sua palavra-passe, não conseguirá aceder à conta sem o segundo fator de autenticação, geralmente um código enviado para o seu dispositivo móvel.

Alterar o URL de Login Padrão

A página de login do WordPress é acessível através de /wp-login.php e /wp-admin. Alterar este URL de login pode reduzir o risco de ataques automatizados, tornando mais difícil a descoberta dessa página por parte de potenciais invasores.

Desativar a Edição de Ficheiros

Desativar o editor de ficheiros integrado no WordPress pode evitar que atacantes modifiquem os ficheiros do seu tema e plugins. Pode fazê-lo adicionando a linha define(‘DISALLOW_FILE_EDIT’, true); ao seu ficheiro wp-config.php.

Realizar Backups Regulares

Não esqueça de efetuar backups regulares do seu website WordPress e da base de dados, é fundamental. Em caso de violação de segurança, poderá ter a necessidade de restaurar o seu website a um estado anterior, minimizando assim os danos. Utilize plugins como o UpdraftPlus, BackupBuddy ou VaultPress para automatizar este processo. Faça sempre backups!

Utilizar HTTPS

Segure o seu website com um certificado SSL, o HTTPS encripta os dados transmitidos entre o browser do utilizador e o seu website, dificultando a interceptação por parte de atacantes. Atualmente muitos fornecedores de alojamento web oferecem certificados SSL gratuitos através do Let’s Encrypt.

Monitorizar e Limitar Permissões de Utilizadores

Conceda apenas as permissões necessárias aos utilizadores para desempenharem as suas tarefas. Reveja e atualize regularmente as funções dos utilizadores para garantir que não existem permissões desnecessárias atribuídas.

A segurança do seu website WordPress é fundamental para proteger o seu projecto, blog, website, negócio, clientes e reputação online. Ao implementar estas 10 dicas, estará proativamente a reforçar significativamente a segurança do seu website e a mitigar riscos de potenciais ameaças e violações. A segurança é um processo contínuo e deve ser uma prioridade constante na manutenção e gestão do seu site WordPress.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.