webmaster

301 .htaccess Redirect

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

301 .htaccess Redirect

Há relativamente pouco tempo, o maior fórum português de informática, mudou o domínio de techzonept.com para zwame.pt.

Nestas circunstâncias, é necessário resolver o problema de redireccionar os:

  • Utilizadores do fórum, do domínio antigo para o novo. Era necessário que quem acedesse a techzonept.com fosse redireccionado para zwame.pt. E ainda, por exemplo, quem tivesse feito bookmark do url duma thread, e acedesse à mesma, fosse redireccionado para o novo url dessa thread. Ou quem encontrasse o fórum nos resultados da pesquisa dos motores de busca, com as páginas do domínio antigo ainda indexadas, fosse também redireccionado para a página correspondente do domínio novo.
  • Motores de busca. Imagina todas as páginas indexadas no Google, que representavam milhares de visitas todos os meses, mas que apontavam para o domínio antigo. Era necessário que o Google indexasse as novas páginas do domínio novo. Ou imagina todos os links que também apontavam para o domínio antigo e cujo valor em termos de SEO era muito valioso. Era necessário transferir esse valor SEO do velho url para o novo url.

Há muitas outras circunstâncias onde é necessário proceder a este tipo de redireccionamento. Imagina que o teu site está programado em ASP e, por N razões, decides mudar o site para um script open source em PHP. Também tens aqui um exemplo onde é necessário redireccionar os visitantes dos url antigos para os url novos.

Algumas pessoas utilizam o Meta refresh, para redireccionar utilizadores dum url para outro. O problema aqui é que o spider dos motores de busca recebe um status code 200. E indexa as 2 páginas. O que poderá causar problemas de duplicação de conteúdo, com as penalizações consequentes. Também não é transferido o valor SEO dos links que apontam para o url antigo para o novo url.

A solução é um 301 redirect. O que é o status code 301?

Quando visitas um site, é estabelecida uma ligação TCP/IP entre o teu computador e o servidor onde está alojado o site e inicia-se uma conversa, através do protocolo HTTP, entre o teu browser e o servidor web. O teu browser pede os ficheiros da página a que estás a aceder. E o servidor web responde a esses pedidos. Estas respostas tem um Status Code. Quando o pedido é satisfeito com sucesso, o status code é 200. No caso do status code 301, o servidor informa que a informação pedida foi movida permanentemente para outro url e indica qual é esse novo url.

No caso dum motor de busca, essa conversa é efectuada entre o spider desse motor de busca e o servidor web. E a spider também recebe o status code 200 e 301, quando aplicável. Quando recebe o status code 301, fica a saber que o url mudou permanentemente para outro url e fica também a saber qual é o novo url.

Como é que se faz um 301 redirect?

Apresentamos algumas soluções:

.htaccess Redirect

Vou partir do pressuposto que utilizas um servidor Linux para o alojamento do teu site, com o servidor Web Apache. Verifica se tens um ficheiro .htaccess na pasta pública do teu alojamento. Abre no Notepad, caso não tenhas, cria um ficheiro .htaccess utilizando o Notepad com o código que segue.

Para redireccionares uma página para outra:

RedirectPermanent /pagina-antiga.html http://www.oteulindodominio.com/pagina-nova.html

ou

Redirect 301 /pagina-antiga.html http://www.oteulindodominio.com/pagina-nova.html

Para redireccionares um domínio para outro:

RedirectPermanent / http://www.htaccess301.com/

ou

Redirect 301 / http://www.htaccess301.com/

Implementamos neste domínio este 301 .htaccess redirect. Se tentares aceder a htacess301.org, vais ser redireccionado para htaccess301.com

ou


RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^(www.)?htaccess301.net [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://htaccess301.com/$1 [R=301,L]

Implementamos neste domínio este 301 .htaccess redirect. Se tentares aceder a htacess301.net, vais ser redireccionado para htaccess301.com

Já que estamos com a mão na massa, para redireccionares a página sem o www para a página com o www, para evitar duplicação de conteúdo:


Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^oteudominio.com [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www.oteudominio.com/$1 [R=301,NE,L]

Implementamos neste domínio este 301 .htaccess redirect. Se tentares aceder a htacess301.com, vais ser redireccionado para a versão www. htaccess301.com.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.

301 .htaccess Redirect

Mudastes de domínio. Já sabes redireccionar os visitantes do domínio antigo para o novo? E transferir o valor SEO?