All In One SEO Pack – WordPress Plugins Parte17

Olá caros leitores!

Continuando a caminhada, estamos com esse novo artigo ainda abordando sobre plugins do WordPress para iniciantes. Cada novo artigo representa uma nova etapa rumo ao lugar mais alto do podium dessa maravilhosa plataforma. Estarei abordando hoje sobre o plugin All in One SEO Pack que faz parte da categoria otimização para mecanismos de busca ou simplesmente SEO.

Antes gostaria de enfatizar que é muito importante você dominar as técnicas e o conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento nos sites de busca, como o Google, por exemplo, pois isso pode trazer mais visitantes e clientes para o seu blog / web site. Inclusive o Webmaster.pt tem uma categoria SEO voltada exclusivamente à esse assunto.

Contudo conhecer essas técnicas mais profundamente pode levar a vários meses de estudos e muita leitura e com o All in One SEO Pack instalado boa parte do trabalho é realizado automaticamente. É claro que para utiliza-lo com máximo desempenho você deverá ler os outros artigos, já que a configuração técnica do plugin é muito fácil, porém isso é apenas uma parte a ser considerada.

Mas não precisa ficar assustado já que lendo esse artigo você já estará encaminhado, ou iniciado no assunto, como quiser definir. A instalação de plugins você confere em Como Instalar Plugins No WordPress Parte4 e por isso não será abordado aqui.

O plugin é encontrado no repositório oficial do WordPress, onde é indicado o Semper Fi Web Design como página oficial, entretanto esse site é da empresa do plugin. Então o que fazer em caso de precisar do suporte?

A primeira ação é verificar no repositório pelo fórum do plugin ou ainda procurar por outros artigos aqui mesmo no Webmaster.pt ou na internet.

Outra opção é fazer uma pesquisa mais a fundo no citado site oficial. Com isso encontramos no portfólio da empresa mais informações sobre o plugin, incluindo aí um fórum com muitas informações preciosas.

Como uma pessoa que deseja o seu crescimento nesse CMS, quero deixar uma informação muito valiosa, principalmente aos novatos: PESQUISE! Isso realmente é muito importante, pois nem tudo “está na cara” e é preciso olhar tudo com muito cuidado, como se estivesse procurando um tesouro!

Versões Do All In One Seo Pack

Assim como muitos outros plugins, o All in One SEO Pack possui a versão gratuita e a versão comprada, chamada de ‘PRO’. Essa versão adiciona novos recursos, funcionalidades, e está livre de propagandas.

Por isso outra dica fundamental para os novatos é verificar sempre essa informação, pois em muitos casos não é interessante instalar um plugin que não irá ajudar em nada, além de trazer diversos problemas, como encher seu WordPress de anúncios indesejados ou pedidos incessantes para comprar a versão mais avançada ou ainda não cumprir o que se propõe a fazer.

É claro que você deve analisar a possibilidade de comprar o plugin, pois com isso algumas opções ficam mais simplificadas, o suporte é mais abrangente e rápido ou ainda é fornecido o acesso a treinamentos e tutoriais exclusivos.

No caso do All in One SEO Pack vale a pena usar a versão gratuita, pois ele realmente cumpre o que diz e segundo o repositório já foi baixado mais de 5 milhões de vezes, além de ser indicado pela maioria dos sites que tratam de SEO.

Configurações Iniciais

Assim que instalado, o próprio plugin informa que é necessário configura-lo fornecendo inclusive o link para isso [figura 1], que abre a área localizada em ‘Configurações > All in One SEO’.

configuração all in one seo pack

Nessa área inicialmente você verá alguns links, pedidos de doação (se possível ajude o autor) e ainda recomendações para usar temas profissionais. É aqui que aparece o link ‘UPGRADE TO PRO VERSION’ no caso de querer comprar a versão PRO.

Mas eu gostaria de chamar a sua atenção para a opção ‘Plugin Status’, localizado logo abaixo [figura 2]:

Plugin Status

É nessa opção, quando clicado em ‘Enabled’ é que o plugin é efetivamente ativado e todas as configurações aplicadas.

E assim acontece com outros plugins, pois mesmo ativando-o em ‘Plugins > Instalados’ será necessário outra ativação na área de configuração do plugin para ele se torne totalmente funcional.

E aproveitando que estamos falando em área de configuração de plugins, quero te convidar (ou intimar :D ) a ler a continuação desse artigo, onde iremos entrar nos detalhes específicos do All in One SEO Pack.

E fico esperando seus comentários com suas dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Até a próxima etapa!

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...