Autoridade Dum Website – Dicas Matt Cutts 2010

White Hat vs Black Hat

Neste vídeo, o Matt Cutts responde à seguinte pergunta:

Como é que um website pode competir por bons posicionamentos no Google, usando apenas técnicas White Hat, em indústrias dominadas por spammers, se o Google demora meses a reagir a uma denuncia de SPAM e, quando reage, já existem outros SPAM websites, com novas técnicas Black Hat, nas primeiras posições do Google?

Vamos analisar a resposta do Matt Cutts, depois do vídeo:

SEO é a comunicação e a relação que um website estabelece com os motores de busca. O objectivo é posicionar um website nos primeiros resultados orgânicos dos motores de busca para a pesquisa de palavras chave que são relevantes para esse website, de modo a obter tráfego qualificado e gratuito desses motores de busca.

Existem técnicas para essa comunicação e essa relação com os motores de busca e o próprio Google estabelece um conjunto de diretrizes para webmasters. As técnicas de SEO que cumprem essas diretrizes são White Hat. E as técnicas de SEO que violam essas recomendações são Black Hat. Acresce que algumas técnicas Black Hat são eticamente reprováveis e outras são actos ilícitos e até actos ilícitos com relevância criminal.

Diferença No Tempo De Vida Dos Websites White Hat vs Websites Black Hat

Um website que usa uma determinada técnica de SEO Black Hat, vamos chamar SPAM website, é criado para durar semanas ou meses. O Google descobre a técnica, altera o seu algoritmo para anulá-la e penaliza todos os websites que usam essa técnica Black Hat. Essa descoberta pode demorar dias, semanas ou meses. Mas, é inevitável.

Assim, quem explora SPAM websites já sabe que cada website tem um ciclo de vida relativamente curto. Quando o spammer tem um website bem posicionado, já está a trabalhar no seu sucessor, que irá utilizar uma técnica Black Hat diferente e inovadora. Todos os SPAM websites nascem já condenados a uma morte súbita.

Um website que usa técnicas de SEO White Hat é um projecto que não está condenado a essa morte súbita. Assim, um website que cumpre as diretrizes do Google tem um tempo de vida potencial muito superior a um SPAM website.

É essa a vantagem que um webmaster deve explorar, para vencer os spammers que usam técnicas Black Hat.

A Autoridade Dum Website

Um website, que publica conteúdo de qualidade e relevante para os seus visitantes e que consegue promover esse conteúdo, ganha visibilidade na internet. E vai obter o reconhecimento do Google de que é uma autoridade na respectiva área temática. À medida que esse reconhecimento de autoridade cresce junto do Google, o website vai conseguir mais e melhores posicionamentos nos resultados orgânicos do Google, na sua área temática.

Como o website não tem um ciclo de vida curto, a médio prazo, vai conseguir uma autoridade que um SPAM website jamais será capaz de alcançar. O SPAM website não tem tempo de vida suficiente para alcançar essa autoridade. Até porque essa autoridade implica percorrer um caminho natural, sem atalhos…

A reputação de que somos uma autoridade sobre determinada matéria é como a progressão nos estudos. Você vai obtendo sucesso nos vários anos na escola. E tira uma Graduação ou uma Licenciatura. E, depois, uma Pós-Graduação. E, se continuar a estudar, ainda pode conseguir um Mestrado e um Doutoramento. E a sua progressão aumenta a sua autoridade nas matérias que você está estudando. Um website que usa técnicas Black Hat não vive tempo suficiente para tirar uma graduação ou licenciatura.

O conceito de autoridade dum website (domain authority) é um conceito conexo com o conceito de confiança dum website (domain trust). No caso da confiança, a análise é mais qualitativa. É importante saber quem é que está a linkar para o website e para quem está a linkar o website. No caso da autoridade, há uma análise mais quantitativa, baseada em informação estatística e que olha para a quantidade e diversidade dos backlinks que apontam para um website, para a evolução no tempo desses backlinks e para a diversidade de páginas no website que recebem backlinks.

Estes 2 conceitos não vivem separados. Você precisa da confiança do Google e precisa de conquistar autoridade, que a visibilidade do seu conteúdo permite alcançar.

E acontece algo tão simples com isto. Um website com autoridade pode publicar uma página sobre uma determinada matéria e obter a curto prazo um bom posicionamento no Google, sem qualquer backlink externo para essa página. E um website sem autoridade pode publicar uma página sobre a mesma matéria, obter dezenas de backlinks para essa página e ficar posicionado abaixo do website com autoridade. É a tal questão da autoridade. Por vezes, um licenciado publica dezenas de artigos sobre uma determinada matéria, mas a sua opinião não tem peso, não tem seguidores, não altera a evolução das ideias sobre essa matéria. Aparece um Professor Doutor que publica 1 único artigo sobre a mesma matéria e essa opinião passa a ser a opinião dominante. O Professor Doutor é uma autoridade na matéria. O licenciado não é uma autoridade na matéria.

Se é verdade que, no curto prazo, um website que usa técnicas de White Hat pode não ser capaz de competir com websites que usam técnicas de Black Hat, no médio e longo prazo, tem todas as condições para vencer qualquer SPAM website.

Denúncia Dos SPAM Websites Que Usam Técnicas Black Hat

O Google incentiva os webmasters, no Webmaster Tools, a denunciarem SPAM.

Se, num determinado mercado, existirem demasiados websites a usarem técnicas Black Hat, é legítimo que um webmaster informe o Google. Quem usa técnicas Black Hat não está a concorrer com lealdade, logo não merece respeito ou reserva.

A denúncia de SPAM é IMPORTANTE. O que é que acontece quando você pesquisa uma determinada palavra chave e não consegue encontrar um único website de qualidade? Apenas encontra lixo. Fica frustrado e perde alguma confiança no Google. Se existir muito SPAM nos resultados orgânicos do Google, os usuários do Google vão baixar as suas expectativas de encontrarem a informação que pesquisam quando usam o Google e vão procurar essa informação offline ou no Twitter ou no Facebook. Se você aposta no Google para obter tráfego para o seu website, você tem todo o interesse em manter os resultados orgânicos limpos de SPAM. Você quer que os usuários do Google confiem na pesquisa no Google e que usem o Google, porque se não usarem, quem vai receber menos tráfego do Google é você…

E, se você denunciar SPAM websites que concorrem com o seu website, você está a livrar-se duma concorrência desleal. É justo. Quem faz batota, merece ser expulso do jogo.

SEO É Marketing

Escrevi um artigo sobre esta matéria: SEO Material vs SEO Formal.

O SEO também é marketing. Se você publicar conteúdo de qualidade e não for capaz de promover esse conteúdo, ninguém vai linkar para o seu conteúdo. Ninguém vai ler o seu conteúdo. O seu website não vai conseguir a visibilidade necessário para que o Google saiba que você existe.

Uma ideia recorrente sobre SEO é: Content is KING. O conteúdo é Rei. Em parte, é verdade, Se você escrever conteúdo de qualidade, que seja relevante, que seja procurado, o seu website tem condições para conseguir autoridade junto do Google. Porque quem lê conteúdo de qualidade, partilha essa informação, referencia o seu website, escreve um tweet ou um artigo sobre o seu conteúdo com um link para o seu website. E essa conversa social, os links para o seu website, tornam o seu website visível junto do Google.

Mas, se você não for capaz de promover o seu conteúdo, quem é que vai ler? Quem é que vai partilhar e referenciar?

A Técnica Katamari

Uma estratégia que o Matt Cutts abordou para competir com SPAM websites é conquistar autoridade, sem competir directamente com os SPAM websites. Por exemplo, num mercado comercial, muito competitivo e com demasiados SPAM websites, é boa ideia encontrar um mercado relacionado, mas menos competitivo e sem esses SPAM websites. Esta estratégia é válida para qualquer mercado competitivo, até aqueles que não gozam da companhia de SPAM websites. Depois, percorrer o caminho necessário para conquistar a reputação junto do Google de website autoritário nessa área temática. Finalmente, avançar para a competição no mercado mais competitivo.

O Matt Cutts deu o exemplo do mercado de Viagra. Mas, eu vou dar outro exemplo diferente. Por exemplo, o mercado dos serviços de psicologia. Um website pode ganhar autoridade a publicar conteúdo de qualidade e grátis sobre psicologia. O psicólogo pode começar por escrever um blogue. O mercado da informação sobre psicologia não é tão competitivo como o mercado dos serviços de psicologia. Até porque, se o psicólogo escrever com alguma frequência, vai obter tráfego relevante de palavras chave compostas por 3 ou 4 palavras, que são muito menos competitivas que palavras chave de uma ou duas palavras. E, depois do seu website ganhar autoridade, pode entrar no mercado dos serviços de psicologia, com outra capacidade competitiva, por causa dessa autoridade conquistada no blogue.

Escolhi o exemplo para ilustrar a ideia. Não avaliei se a concorrência no Google para serviços de psicologia é muito feroz ou não. Tem alguns anúncios Google AdWords. Tem resultado locais. Para um psicólogo que também pretende ser webmaster, estou certo que as palavras chave mais importantes, em termos de tráfego, não são fáceis e justificam o uso desta técnica. A ideia é competir no posicionamento dos resultados orgânicos de palavras chave menos competitivas até que o website conquiste autoridade na sua área temática.. Depois, avançar para palavras chave relacionadas e mais competitivas.

A técnica Katamari vale para um mercado dominado por spammers ou para qualquer mercado muito competitivo. E exige tempo e trabalho. Mas, o SEO não é magia. Se você quer magia, passe para o lado negro da força… Use técnicas de Black Hat. Mas, não se esqueça que, quando morrer, vai encontrar o Matt Cutts a trabalhar como porteiro do Paraíso…

Outras Dicas do Matt Cutts:

História Dum Domínio – Dicas Matt Cutts 2010

matt cutts

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