webmaster

Background Do Twitter Parte3 – Resolução De Tela

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Background Do Twitter Parte3 – Resolução De Tela

Olá caros Twitteiros de plantão!

Nessa terceira parte da minissérie que trata sobre background do Twitter, estaremos detalhando sobre resolução de tela e alguns problemas que envolvem essa questão. E bota problema nisso! 😀

O maior deles que pode vir a acontecer é aquele seu background perfeito, que demorou várias horas e até dias para ficar concluído, acabou sendo “coberto” pelo Twitter.

Mesmo que você teste na sua tela e tudo tenha ficado perfeito, você deve ter em mente que muitos usuários irão acessar seu perfil e podem não ter o mesmo resultado, justamente devido à resolução de tela. E aí todo o seu trabalho foi para o “buraco” e você ainda pode ser considerado um designer ruim, mesmo que a imagem tenha ficado maravilhosa.

Por isso na hora de produzir (ou mesmo escolher) uma imagem é necessário ficar atento à sua medida para que o efeito final seja bem legal e o carregamento, rápido.

Qual Medida Utilizar?

Se você fizer uma busca no Google irá encontrar dezenas de respostas diferentes.

Alguns dizem que a melhor opção é escolher imagens com tamanho de 1600px de largura por 1200px de altura, pois abrange todas as resoluções.

Outros chegam a afirmar que a melhor opção é a 2560px por 1600px, porém uma imagem tão grande assim com certeza deixaria o carregamento do seu perfil mais lento. E tentar achar a reposta na ajuda do Twitter é perca de tempo, pois lá só é informado quanto ao tamanho e tipo de imagem.

Por isso a resposta mais sensata é que não existe uma medida definida, uma ideal que não trouxesse tantos problemas. Aliás, a solução ideal seria o Twitter ter uma ferramenta que fizesse um auto redimensionamento da imagem de acordo com a resolução da tela do usuário ou ainda fizesse a escolha de uma imagem de acordo com a resolução. Mas como essa solução não existe ainda, temos que tomar outros caminhos.

Outra questão que atrapalha às vezes e não ficamos atentos, até como usuários, é o Zoom do navegador, pois quando aumentamos a tela, o fundo costuma “desaparecer”. Veja um exemplo disso, numa resolução 1440 x 900 com Zoom de 100% e 125%:

zoom

Repare que, além de ter ficado maior, parte do background ficou encobrido.

Resolução De Tela Mais Usada

Na verdade o problema principal não está em escolher a medida ideal, mas sim uma resolução que permita uma boa visualização do background pela maioria dos usuários.

Sabemos que o Twitter tem uma largura fixa de 763x de largura e fica centralizada na tela. Por isso, dependendo da resolução, o usuário irá conseguir ver o background com mais ou menos detalhes/informações do lado esquerdo e do lado direito.

Então é necessário primeiro conhecer as resoluções mais usadas para que se chegue a uma decisão acertada. Para isso você pode visitar a página do W3Counter que irá mostrar uma estatística das mais usadas no mundo.

A de Julho de 2010, baseada em 15.000 page views diz que:

resoluções mais usadas

Veja que a mais usada é a 1024×768, que não fica longe da 1280×800, em 2o lugar.

Eu, por exemplo, uso a resolução 1440×900 que está em 4o lugar, mas não posso criar um background que atenda somente a mim, pois segundo a estatística somente 8% o usam, contra os 23% do 1o lugar ou ainda 18% do segundo.

Também é muito importante conhecer a resolução de tela mais usada de seus visitantes. Instale em seu site/blog sistemas de estatísticas, como o Google Analytics, por exemplo. Se você utiliza o WordPress poderá instalar o plug-in Google Analytics for WordPress para facilitar o trabalho.

Tomando como base as informações colhidas você deve decidir-se sobre qual resolução utilizar e então arcar com as consequências. 😀

Consequências Da Escolha Da Resolução

Dependendo da resolução escolhida, você terá uma “área útil” para desenvolver o seu fundo no lado esquerdo e no lado direito do Twitter, isso sem contar os 66px do cabeçalho, conforme visto no último artigo.

Para ficar mais didático, vou apresentar três exemplos, mostrando a área livre em diferentes resoluções:

1024 x 768:

1024 x 768

1280 x 800:

1280 x 800

1440 x 900:

1440 x 900

Resoluções de tela com larguras maiores aproveitam melhor o espaço sendo possível visualizar todo o conteúdo inserido no background, como por exemplo, a árvore nas três figuras apresentadas. Repare que ela só aparece por completo na resolução 1440px de largura e nas outras fica encoberto pela área do Twitter. E isso também pode acontecer com a informação que você por acaso for adicionar ali.

Com essas duas informações em mãos (resolução e categoria), você será capaz de definir a medida da imagem do background para ter um resultado o mais satisfatório possível.

Fiquem na paz e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.