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O Seu Blog Precisa Duma Política De Comentários?

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O Seu Blog Precisa Duma Política De Comentários?

Natureza Normativa Da Política De Comentários

O nosso blog não tinha uma política de comentários. Acho que a perfeição é uma bela desculpa para não agirmos. Por isso, não esperamos pela perfeição para lançarmos o blog, há cerca de 6 meses.

Mas, o blog nasceu bébe. E cresceu. Ainda não é adulto. Mas, já começou a gatinhar. Já deu os primeiros passos. Já disse as primeiras palavras.

bébe

Hoje, adicionamos uma política de comentários. Acreditamos que todos os blogues precisam de publicar as regras aplicáveis à moderação dos comentários, de modo a gerir as expectativas, os interesses e os direitos dos leitores do blog duma forma transparente.

Já tivemos que censurar comentários. Especialmente SPAM, incluindo a publicidade a programas de afiliados, sem qualquer nexo de relevância com o artigo comentado. Mas, não tínhamos um conjunto de regras para orientar essa moderação. E, quando isso acontece, corremos o risco de não tratar todas as situações de igual modo.

Também quem comenta pode reclamar. Afinal, prometemos um espírito comunitário e isso tem que necessariamente incluir a participação dos nossos leitores. Se censuramos alguns comentários, temos que explicar muito bem quais são as circunstâncias em que apagamos ou editamos um comentário. É uma questão básica de respeito em relação aos nossos leitores.

Não somos ditadores. Não queremos controlar a conversa no nosso blogue. Apenas estabelecer algumas regras básicas, que são regras de bom senso. E que a maioria dos blogueiros já aplicam, mas sem qualquer enquadramento normativo. Uma política de comentário é isso mesmo, um conjunto de normas publicadas, que garantem transparência na moderação dos comentários.

Fizemos o nosso trabalho de casa. Estudamos a política de comentários doutros blogueiros. E reflectimos sobre os vários temas que essas políticas abordam.

Também já temos alguns meses de experiência a moderar comentários neste blogue. Por causa dessa experiência, estamos hoje mais bem preparados para criar uma política de comentários do que quando lançamos o blogue.

Reflexão Com Os Leitores Sobre A Nossa Política De Comentários

reflexao

Decidimos partilhar com vocês as nossas ideias sobre o tema. Afinal, é um assunto que interessa a qualquer webmaster.

Não somos todos iguais. Ainda bem. Já imaginaram um mundo de clones, sempre a partilhar a mesma opinião? Eu morria de tédio… A diferença enriquece a nossa experiência, permite a inovação e contribui para o nosso processo evolutivo.

É normal que você não concorde com todas as ideias que vou apresentar sobre moderação de comentários. Se quiser comentar, por favor partilhe connosco as suas ideias.

Eu acredito que o debate de ideias contribui para a evolução dessas ideias. Os vossos comentários, o tempo futuro a moderar comentários e a experiência daí resultante, vão contribuir para que a nossa política de comentários seja atualizada com novas versões, melhores que as anteriores.

Também escrevo para incentivar os blogueiros a refletirem sobre a política de comentários nos vossos blogues e a publicarem as vossas políticas de comentários.

Quem estiver de acordo com as nossas ideias, pode copiar livremente a nossa política de comentários.

Apresentação Da Política De Comentários

blog

Eu acho que qualquer política de comentários deve apresentar de inicio a posição da blogueiro em relação aos comentários dos seus leitores.

Como todos sabemos, o Seth Godin não permite comentários no blogue dele. E cada blogueiro é patrão do seu blog. Um blog é, em primeiro lugar, um espaço de liberdade do respetivo autor.

Compete exclusivamente ao blogueiro determinar a sua política de comentários. E, se a posição for no sentido de não aceitar comentários ou de ter uma política restritiva, é um direito desse blogueiro.

A nossa apresentação é simples, mas clara:

Convidamos todos os leitores a participarem no nosso blog através de comentários, no fim de cada artigo ou tutorial.

Assumimos a obrigação de

  • incentivar a participação dos leitores nos comentários,
  • promover o debate de ideias,
  • valorizar a partilha de conhecimentos
  • e a evolução das consciências.

Para garantir a todos os leitores o direito de participação nos comentários, precisamos de estabelecer regras básicas de moderação, para que haja discussão, mas também respeito.

Princípio da Igualdade

igualdade

É importante que quem comenta num blog saiba que existe uma política de comentários publicada, que tem uma aplicação geral. Ou seja, todos os comentadores são tratados com igualdade. A moderação não é arbitrária.

Analisamos sumariamente os textos constitucionais de Portugal e do Brasil a propósito do princípio da igualdade e a norma da nossa politica de comentários não é mais do que uma concretização desses princípios constitucionais.

Todos os comentadores são iguais perante a nossa política de comentários, sem distinção de qualquer natureza, incluindo ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas, culturais ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Moderação Dos Comentários

É preciso escrever preto no branco que há uma moderação dos comentários. Essa moderação pode ser mais permissiva ou restritiva. No nosso caso, moderamos TODOS os comentários.

Todos os comentários submetidos no nosso blog são moderados pelo editor. Essa moderação está sujeita às normais publicadas nesta política de comentários.

Reservamos o direito, na aplicação das regras aqui publicadas, de apagar e editar comentários.

Assumimos a obrigação de defender os valores da igualdade e da liberdade, exercendo a censura na medida estritamente necessária para garantir essa igualdade e essa liberdade para todos.

Difamações, Calúnias, Injúrias E Ataques Pessoais

ataques pessoais

Qualquer blogueiro é responsável pelos conteúdos publicados no seu blogue. E, como faz a moderação dos comentários dos seus leitores, não pode alegar que não conhecia esses comentários. Logo, pode ser responsabilizado legalmente no caso de difamações e calúnias.

No Brasil, temos os conceitos legais de calúnia, imputação falsa a alguém de fato definido como crime, e de difamação, imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação. Em Portugal, temos o conceito legal de difamação, divulgar factos susceptíveis de causar um dano na honra, no bom nome ou no crédito de alguém. O conceito legal de injúrias é similar nos dois países e ocorre quando se ofende a dignidade ou decoro ou ainda a honra e consideração de alguém.

Ora, para prevenir problemas legais e para manter um ambiente positivo nos comentários, a política de comentários deve proibir qualquer comentário que seja difamatório, calunioso ou injurioso.

É verdade que uma discussão mais acesa pode criar um clima favorável à promoção do blogue. Mas, devem existir limites, para defender o direito de todos os comentadores a participarem nessa discussão.

Acredito fortemente que qualquer debate de ideias é mais produtivo e mais interessante, se não for permitido o ataque pessoal. O debate deve focar nas ideias e não nos egos dos comentadores.

Qualquer comentário negativo relativamente à personalidade de qualquer pessoa individual ou susceptível de causar dano à reputação de alguém será apagado ou editado na parte que viola esta norma.

Palavrões

palavroes

Eu não fico chocado quando ouço ou leio palavrões e percebo que o respectivo autor usa habitualmente palavrões ou que o uso desses palavrões é habitual na região geográfica onde o respectivo autor vive. Nesses casos, não há uma intenção de agredir ou obscenidade.

Mas, no contexto dum blogue, nem sempre conhecemos o autor dos comentários. Logo, não podemos fazer qualquer juízo de valor sobre a intenção do autor quando usou palavrões. E, mesmo quando conhecemos o autor dos comentários e sabemos que não existe qualquer intenção agressiva ou obscenidade associadas ao uso dos palavrões, não podemos permitir o uso de palavrões aos comentadores que conhecemos e proibir aos comentadores que não conhecemos. As regras devem ser iguais para todos.

Cabe a cada blogueiro decidir se deve permitir ou proibir o uso de palavrões. Mas, qualquer política permissiva será restritiva nas consequências. E o inverso também é verdadeiro. Um blogue que proíbe palavrões não vai chocar ou ofender uma criança, nem uma pessoa mais sensível a palavras de baixo calão. E também não vai ofender quem usa palavrões. Mas, um blogue que permite o uso de palavrões pode ofender uma percentagem relevante de visitantes e leitores.

A audiência do nosso blog inclui pessoas com perspectivas religiosas, morais, culturais e sociais diferentes e, consequentemente, com sensibilidades também diversas perante palavras de baixo calão.

Para respeitar essa diferença, qualquer comentário que use palavrões será apagado ou editado na parte que viola esta norma.

Spam, Publicidade E Link Nos Comentários

spam

Comentar nos blogues é uma ferramenta essencial para promover o blog ou site do comentador. Na rede social da informação, era do Twitter, do Facebook e doutras redes sociais, criar relações com outros usuários dessas redes sociais, outros blogueiros, outros comentadores é uma necessidade.

Mas, deve ser também um acto que enriquece todas as partes. Uma relação não é unilateral. O equilíbrio na relação não está no verbo receber ou dar. Está no verbo partilhar.

Comentar nos blogues é também uma técnica de SEO para obter backlinks, dofollow e nofollow. A diversidade do perfil de backlinks do seu site ou blog é muito importante.

E, neste contexto, aparecem com frequência comentários que são SPAM, Black Hat SEO e publicidade descarada sem qualquer relação com o tema tratado nos comentários, com ou sem link ou links no texto dos comentários.

Presumo que merece consenso a ideia que o SPAM não merece qualquer tolerância: ZERO.

Mas, incentivamos links para conteúdo útil e relevante, do site ou blog do comentador ou de terceiros, no contexto do tema comentado, no próprio texto dum comentário que adicione valor à conversa.

Qualquer comentário que

  • não adicione valor à conversa,
  • não seja sobre o tema tratado no artigo comentado,
  • inclua uma oferta, informação ou publicidade de natureza comercial,
  • seja SPAM, o que também inclui comentários sobre warez ou malware,
  • seja Black Hat SEO, não respeitando as diretrizes de qualidade do Google

será apagado ou editado na parte que viola esta norma.

Incentivamos links para conteúdo útil e relevante, sobre o tema do artigo comentado, nos textos dos comentários que adicionam valor à conversa, desde que não haja uma prática reiterada de inclusão de links, da parte do mesmo comentador ou para o mesmo site ou blog.

Reservamos o direito de apagar ou editar, na parte que viole esta norma, qualquer comentário que abuse da permissão concedida na norma anterior.

Qualquer comentário que inclua um link para sites com má reputação, sites de jogos de fortuna ou azar ou sites para adultos será apagado ou editado, na parte que viole esta norma.

Nome Do Comentador E Anchor Text

Há muitos blogueiros que não gostam de anchor text otimizado para SEO no nome do comentador. Eu compreendo essa posição. Mas, eu acho que o nome que o comentador coloca no comentário é uma questão secundária. O meu interesse é o debate de ideias e, se o comentador contribuir positivamente para essa debate, compreendo a necessidade de alguns comentadores usarem anchor text otimizado para SEO no nome.

Também penso que a melhor forma de criar relações com novos visitantes, outros comentadores e blogueiros não é através do nome “Ganhar Dinheiro Online” ou “Outra Palavra Chave”. É mais fácil estabelecer relações sociais, profissionais e até de amizade, quando usamos o nosso nome verdadeiro. A confiança entre as pessoas é essencial para o desenvolvimento de laços de afetividade. E o anonimato não contribui para que haja confiança.

Há muitos blogueiros e webmasters que são iniciantes na otimização dos sites para SEO e no respectivo marketing. Ficam entusiasmados quando aprendem a importância de usar anchor text otimizado para SEO e da comentarem noutros blogues. E cometem esse erro.

Ou dominam e usam técnicas de Black Hat SEO e não comentam para criar relações com outros blogueiros e comentadores, mas única e exclusivamente para adicionar mais um link ao perfil de backlinks do site ou blog.

Eu valorizo quem adiciona valor à conversa. Não julgo intenções.

Há blogueiros que adoptam uma posição permissiva e outros blogueiros preferem proibir o uso de anchor text otimizado para SEO. Ponto final. Parágrafo. Seja qual for a vossa decisão, o blog é vosso.

É possível adoptar uma perspectiva intermédia. Há blogueiros que permitem o uso do nome do domínio ou do nome do site no achor text do nome ou até o nome do comentador mais o nome do domínio ou nome do site. Por exemplo: Rui @ WebMaster.pt. E é legítimo que um comentador queira comentar desta forma. No caso do exemplo que dei, eu posso estar a passar a mensagem que estou a comentar na qualidade de editor do WebMaster.pt e não a título pessoal.

Temos uma restrição. Não queremos anchor text, nem quaisquer links, otimizado para nichos com má reputação ou para nichos de fortuna e azar ou para nichos para adultos. Mas, não precisamos de adicionar qualquer norma a esse propósito, dado que já regulamentamos essa possibilidade na norma anterior:

Qualquer comentário que inclua um link para sites com má reputação, sites de jogos de fortuna ou azar ou sites para adultos será apagado ou editado, na parte que viole esta norma.

Dados Pessoais E Privacidade

dados pessoais

Cada país tem legislação que protege a privacidade das pessoas e os respectivos dados pessoais. Não vejo interesse em abordar a legislação em concreto de qualquer um dos países dos visitantes do WebMaster.pt. O nosso blog recebe visitas de 80 países, incluindo todos os países onde a língua oficial é o português.

O que importa ressalvar é que qualquer blogueiro, em qualquer um destes países, tem obrigações legais, para além de éticas, de processar os dados pessoais dos seus leitores e comentadores, com a salvaguarda da privacidade dos mesmos e abstendo-se de usar esses dados para o envio de SPAM ou de transmitir a terceiros essa informação para o mesmo efeito. Em termos concretos, estou a pensar no email que o comentador submete, cada vez que comenta em qualquer blog.

Quem é quer quer comentar noutros blogues, sabendo que o seu email vai ser usado para o envio de SPAM?

Existem comentadores que assinam os respectivos comentários. É preciso, até para salvaguarda do próprio blogueiro, restringir a informação pessoal que o comentador pode incluir nessa assinatura. É normal que coloque o respectivo nome, eventualmente também a respectiva profissão e o nome do site. Mas, não deve incluir a respectiva morada ou número de telefone.

Quem vai moderar o comentário, não sabe, nem tem tempo para investigar, se a morada é a morada dum escritório ou loja ou se é uma morada duma casa particular, da família do comentador. Não sabe se o número de telefone é um telefone de trabalho ou pessoal. Não sabe se o comentador adicionou os seus próprios dados pessoais ou os dados pessoais de terceiros, que não autorizaram essa divulgação pública.

Os dados pessoais do comentador, usados para submeter o respectivo comentário, não serão usados para qualquer outro fim que não seja a publicação do comentário, no contexto do artigo comentado.

O email não será publicado, não será usado para o envio de SPAM, nem será transmitido a terceiros.

Reservamos o direito de contactar o comentador para qualquer assunto referente ao comentário submetido.

Qualquer comentário que inclua dados pessoais do comentador, no texto do comentário, para além do nome, profissão e nome do site, será apagado ou editado, na parte que viole esta norma.

Direitos De Autor

Finalmente, a questão de direitos de autor. Não me parece razoável que quem comente num blog que não é seu venha depois reivindicar direitos patrimoniais relacionados com os direitos de autor dos comentários submetidos. Por isso, deixamos preto no branco na nossa politica de comentários que quem submete um comentário num blog aceita sem reservas ceder todos os direitos transmissíveis dos direitos de autor referentes aos comentários submetidos.

Quem submete um comentário no nosso blog, ao submeter esse comentário, aceita sem reservas a política de comentários deste blog e transmite sem reservas todos os direitos transmissíveis dos direitos de autor do comentário submetido.

O vosso blogue já tem uma política de comentários? O que você pensa sobre a nossa política de comentários?

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Deixe o seu comentário, participe!

7 Responses

  1. Quem submete um comentário no nosso blog, ao submeter esse comentário, aceita sem reservas a política de comentários deste blog e transmite sem reservas todos os direitos transmissíveis dos direitos de autor do comentário submetido.

    Isso quer dizer que se eu difamar alguém e a pessoa vier me processar, a culpa é sua e não minha. Meio perigosa essa regra.

    No SPFC.Net recebo 2 a 3mil comentários por dia, e por ser um site de futebol, muitos contém ofensas.. regra é simples: não se xinguem. podem xingar a todos menos uns aos outros.

    E não podem torcer p outro time.

    1. Olá Thiago! Não. Se você publicar um livro, você transmite direitos de autor para a editora, mas isso não tem qualquer relação com calúnias e difamações. À luz da lei portuguesa (existe uma Diretiva da União Europeia sobre este tema), eu não conheço a lei brasileira, eu geria os comentários num site como o seu, sem moderar a priori os comentários. Não deixava incluir links no texto dos comentários. Usava um filtro eficaz de SPAM. Mas, só analisava queixas a posteriori. Desse modo, você só precisa de agira se alguém se queixar. Se não existir uma queixa, você não pode ser responsabilizado, porque você apenas fornece a plataforma de hospedagem dos comentários. Se você moderar TODOS os comentários, aí você assume uma co-responsabilização com quem comenta. E se você aprovar um comentário calunioso ou difamatório, você pode ser responabilizado. Precisa de ter uma política de comentários a informar que NÃO MODERA os comentários e com um contacto para qualquer queixa relativamente a qualquer abuso publicado. Não sei se as regras no Brasil são semelhantes, mas esta parece-me a melhor solução no caso do seu site. A transmissão dos direitos do autor não tem qualquer relação com isso. Não se esqueça que no caso da nossa política de comentários, nós MODERAMOS TODOS os comentários. O que significa que assumimos responsabilidade por TUDO o que é publicado nos comentários. Por essa razão, não permitimos ataques pessoais, nem palavrões. Entendeu o meu ponto de vista? Posso te contar uma coisa Thiago? Você tem um trabalho complicado na moderação de comentários… Não invejo esse seu trabalho de moderação. Futebol é um jogo de paixões e as coisas aquecem rapidamente… Um Abraço! Rui Soares

    2. Queria só adicionar mais 1 ideia. Imagina que daqui a 1 ano você vende o site. Você pode incluir na venda os comentários? Entende a questão dos direitos de autor? Agora, a responsabilidade, com excepções, está associada à ideia de culpa. E esse elemento subjetivo não é transmissível. Você não pode vender a sua culpa a outro blogueiro. Um Abraço! Rui Soares

  2. Amigo, estou usando partes da sua política de comentários… espero que não se incomode. Qualquer coisa é só avisar

  3. Gostei muito do artigo! Realmente não havia pensado em uma Política tão completa assim! Vou pegar umas partes da sua política! Se não se importar…

    Obrigada pela dica!! Muito útil!

    Sempre venho ao seu blog, me ajuda muito!!

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