webmaster

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 11

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 11

Olá Pessoal

Já estamos bastante avançados em nosso super manual sobre como construir um site em Joomla para a sua empresa. Até agora abordamos de maneira prática a instalação e de maneira teórica as divisões do joomla, grupos de usuários, extensões, menus e conteúdo.

E antes de entrarmos novamente na parte prática e assim “montar” o site, realmente é necessário ter as informações solicitadas no último artigo, ou seja, o planejamento sobre como o conteúdo será organizado.

São essas as informações que iremos utilizar para gerar os menus e as “páginas” do site. Você poderá utilizar o serviço do site Writemaps ou similares e assim gerar o mapa do site conforme na figura abaixo:

Com base nas informações da figura acima, poderíamos distribuir o conteúdo de duas formas, lembrando que ‘HOME’ é a página principal do Joomla:

  1. Adicionar 5 artigos como “Sem seção” e “Sem categoria”;
  2. Criar uma seção chamada ‘Site’ e dentro dela as 5 categorias principais. Depois ainda será necessário criar 5 artigos e atribuir cada um para sua categoria específica;

O formulário poderá ser feito utilizando um componente, que será instalado a parte e adicionado como um subitem de ‘Contato’.

  • O primeiro caso poderá ser utilizando para aqueles sites que não tem muita perspectiva de crescimento, sendo utilizado apenas de caráter informativo.
  • Já no segundo caso é obrigatório para os sites empresariais que desejam agregar mais conteúdo futuramente. Lembre-se de que não é vantagem começar algo de forma “torta” e tentar acertar depois, pois vai dar muito mais trabalho. Pense de maneira focada no crescimento!

Com essas informações já anotadas a parte no seu caderno ou em algum arquivo digital podemos partir para a área administrativa do Joomla, o back-end. Para isso, basta adicionar

/administrator

no final do seu domínio, ficando algo parecido com

http://dominiodasuaempresa.com/administrator

A seguinte tela será apresentada:

Você deverá entrar com o usuário ‘admin’ e a senha cadastrada na instalação. O back-end do Joomla tem o seguinte aspecto, divido em algumas áreas:

  1. Menus: apresenta todos os menus necessários para administração;
  2. Acesso: apresenta alguns botões práticos:
    • Preview: visualizar o front-end;
    • Mensagens privadas: apresenta a quantidade de mensagens privadas enviadas para o seu usuário. Se clicado leva à tela de gerenciamento dessas mensagens;
    • Usuários logados: mostra a quantidade de usuários que estão logados no Joomla;
    • Logout: sair;
  3. Atalhos: apresenta diversos botões dos recursos mais usados;
  4. Informações: exibe diversas informações sobre o Joomla, além de uma mensagem de boas vindas e um pequeno guia inicial;

Traduzindo O Joomla

Reparou como tudo está em inglês? Não seria bom se tudo estivesse em nosso velho e bom idioma português? Pois é isso que faremos a seguir.

O primeiro passo é fazer download do arquivo de tradução do Joomla, que se encontram hospedados no JoomlaCode e existem versões tanto para o Português do Brasil quanto para o Português de Portugal.

No momento em que estou escrevendo esse artigo, a versão de Portugal está acompanhando a versão mais recente do Joomla, a 1.5.22, ao contrário da versão do Brasil, que ainda está na 1.5.17. Porém mesmo com o arquivo de tradução “atrasado” é possível deixar o seu Joomla em português sem problemas.

Para o Brasil baixe a versão “full”, enquanto que na versão de Portugal “site_admin”:

Disponibilizei o link da página e não do arquivo por motivos, pois assim você poderá verificar se já existem versões mais recentes.

Depois de ter feito o download, vá até o menu em clique em ‘Extensions à Install / Uninstall’ para efetuar o upload e instalação no seu Joomla:

Na tela que for abrir, clique em ‘Selecionar arquivo…’, localize o arquivo no seu computador e depois clique em ‘Upload File & Install’. Com o sucesso da operação, a seguinte mensagem será exibida:

É claro que, para que tudo possa ocorrer 100% e sem problemas, foi necessário cadastrar a conta de FTP na instalação do Joomla. No caso disso não ter sido feito, faça-o indo em ‘Site à Global Configuration’, clicando na aba ‘Server’ e localizando a parte ‘FTP Settings’:

Clique em ‘Yes’ na opção ‘Enable FTP’ e cadastre todas as outras informações necessárias. Qualquer dúvida consulte a parte 6 desse super manual, pois esse assunto foi abordado na instalação.

Com o arquivo carregado com sucesso, vá em ‘Extensions à Language Manager’ para ativarmos a tradução:

A primeira coisa é clicar na aba ‘Administrator’, selecionar a tradução instalada e clicar no botão ‘Default’, que tem um formato de estrela. Pronto, a área administrativa está totalmente em português e isso vai facilitar muito o seu trabalho:

Para finalizar vou te dar novamente uma atividade: comece a explorar toda a área administrativa. Clique nos menus, atalhos e botões existentes para poder familiariza-se com ambiente.

Continuamos no próximo artigo. Se restou alguma dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode utilizar os comentários sem receios.

Fiquem na paz e até a próxima.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

5 Responses

    1. Olá Robson! A parte 12 será publicada nas próximas horas. Um Abraço! Rui Soares

  1. Eu comecei com o Joomla, mas está na versão 2.5x, gostaria de saber se tem alguma particularidade entre as versões que tenho e a qual foi desenvolvido este manual (tutorial).

  2. Ola vi o Joomla uma vez num cliente e achei muito interessante, só não lembro se consigo montar um e-comerce com ele. Existe esta possibilidade ?.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.