webmaster

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 13

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 13

Olá Pessoal!

No último artigo você conheceu por completo todos os menus e atalhos do Joomla e já está totalmente apto a gerenciar de forma rápida e clara os itens que irão dar uma forma mais definida ao site empresarial. Por isso hoje você irá praticar muito mais do que nunca. Respire fundo e vamos lá!

Configurações Iniciais, Ajuda do Back-End  e Modo Manutenção

A primeira coisa a ser feita é modificar algumas opções do site. Para isso você deverá ir para ‘Site -> Configuração Global’ do Joomla e na aba ‘Site’ procurar o bloco ‘Configurações do Site’:

Todas as opções são bem fáceis de serem compreendidas e caso ainda tenha alguma dúvida, não se preocupe, pois o Joomla tem um recurso muito legal que irá te ajudar a entender cada opção:

Repare na figura o pequeno “balão explicativo” que apareceu quando passei o mouse em cima da opção ‘Tamanho da Lista’. Esse recurso está presente em todo back-end do Joomla, explicando detalhadamente cada opção. Por isso Não vou entrar em detalhes sobre cada um deles, exceto aqueles mais importantes para o nosso projeto.

E são duas as opções mais importantes na “configuração do site”: o nome e o modo manutenção.

O nome do site é definido ainda na instalação. Por isso utilize essa opção apenas se você quiser altera-lo. Lembre-se de inserir o nome correto, para que os visitantes possam lembrar com carinho do seu site.

Outra coisa: o nome do site não é slogan, por isso não escolha um nome grande que irá lembrar uma propaganda. Depois podemos trabalhar nisso! 😀

Já o modo manutenção é um recurso que você poderá utilizar toda vez que for fazer alguma alteração no site e não quer deixar seus visitantes passando raiva com páginas que não existem, menus que mudaram de lugar no meio na navegação e outros problemas menores que podem “arrasar” a imagem da empresa.

Para ativar o modo manutenção, basta selecionar ‘Sim’ na opção ‘Site em Manutenção’ e definir uma mensagem na caixa de texto logo abaixo. Com isso seus visitantes irão ver a seguinte tela quando forem acessar o site:

Repare que a mensagem cadastrada irá aparecer nessa tela. Por isso seja criativo! 😀

Depois voltaremos a falar do modo manutenção e outros detalhes envolvidos.

Organizando e Inserindo Conteúdo

O próximo passo é cadastrar o conteúdo do site e por isso é necessário ter em mãos o mapa do site, comentado na parte 10 e 11 desse super manual.

Como já foi dito, a organização desse conteúdo é uma parte fundamental para o site seja bem estruturado. Para fins didáticos, iremos construir um site empresarial mais simples e outro mais completo e depois você poderá decidir qual linha seguir.

Para o site mais simples iremos seguir o seguinte sitemap:

É o mesmo apresentado na parte 11 desse super manual. Iremos apenas criar 5 artigos como “Sem seção” e “Sem categoria” e esses artigos serão as páginas do nosso site. Por enquanto deixaremos o Formulário de contato de fora, pois teremos um artigo tratando especialmente dele.

Dentro do Back-end você deve ir em ‘Conteúdo -> Administrar Artigos’ e a seguinte tela será apresentada:

Veja que existem diversos artigos já cadastrados. Na verdade eles são o conteúdo de exemplo que nós optamos por instalar na parte 6 desse super manual. Precisamos excluir tudo!

Para isso você deve selecionar os artigos e clicar no botão ‘Lixeira’:

Para selecionar os arquivos você tem duas opções:

  • Poderá selecionar todos os artigos da lista de uma vez clicando no botão de seleção localizado no cabeçalho da lista;
  • Ou selecionar um por um, clicando em cada caixa de seleção do artigo correspondente.

A seleção também será usada para qualquer outra ação dos botões. Por isso é importante que você aprenda a utilizar esse recurso.

Lembrando ainda que a seleção de todos os artigos só funciona para os que estão sendo exibidos naquele momento na tela. Para controlar a quantidade de itens da lista que serão exibidos, você deverá utilizar a paginação:

Escolha a quantidade na opção ‘Exibir’.

Depois de excluir tudo, clique no botão ‘Novo’:

Na tela de criação do artigo você terá algumas partes:

1.       Botões de Ação: bastante intuitivos e essenciais. Você pode pré-visualizar o artigo numa janela modal, salvar, aplicar (salva as alterações sem sair dessa tela), cancelar a criação de um novo artigo ou ainda solicitar ajuda, trazendo tudo bem explicado, porém em inglês;

2.       Opções do Artigo: importantes para definir o que fazer com o artigo. São elas:

  • Título: aqui você deve preencher com o título do artigo;
  • Apelido: insira com o mesmo nome do artigo, porém em minúscula,  separada por hífen e sem acentuação e caracteres especiais. Se por exemplo o título do artigo for ‘Produtos e Serviços’, o apelido deve ser ‘produtos-e-sevicos’;
  • Publicado: escolha sim para já deixar o artigo publicado, ou seja, visível no front-end;
  • Exibir na página principal: selecione sim se você deseja que o artigo seja exibido na página principal do site;
  • Seção: defina a seção do artigo. Por enquanto escolha como ‘Sem Categoria’;
  • Categoria: defina as categorias que irão aparecer de acordo com a seção selecionada. Por enquanto escolha ‘Sem Categoria’ para os artigos cadastrados;

3.       Informações: sobre o artigo que está sendo criado;

4.       Editor TinyMCE: o Joomla permite que você utilize editores com interface “wysiwyg”, ou seja, semelhante a qualquer software de processamento de texto. Do jeito que você fizer na tela, será exibido para o usuário;

5.       Parâmetros: com diversas opções avançadas que por enquanto não serão detalhadas. Por isso deixe como está mesmo;

6.       Botões Extras: alguns botões que agem na parte do editor. São eles:

  • Imagem: inserir uma imagem utilizando a interface de gerenciamento de mídia do próprio Joomla;
  • Quebra de Página: cria diversas páginas num único artigo, muito utilizando quando o texto fica muito grande;
  • Leia Mais: o mesmo utilizando em blogs. Ele cria uma divisão no artigo, apresentando o texto anterior ao “leia mais” na página principal e um hiperlink para ler o restante do conteúdo;
  • Trocar Editor: muda para modo HTML;

Eu sei que diante da quantidade de itens apresentados você pode estar ponto de desistir. Mas não faça isso, pois realmente vai valer a pena. Você também não irá precisar utilizar todas as opções apresentadas na página de criação do artigo.

Por isso é importante você reler esse artigo quantas vezes for necessária para entender completamente tudo.

A tarefa de hoje é criar todos os artigos do seu mapa de site. Em nosso caso, serão criados:

  1. Empresa;
  2. Serviços;
  3. Produtos;
  4. Clientes;
  5. Contato;

Por enquanto não precisa inserir imagens, modificar os parâmetros ou utilizar os botões extras, pois iremos tratar disso nos próximos artigos. E não se esqueça que, por enquanto, todos estão “sem seção” e “sem categoria”.

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode ser feito nos comentários.

Fiquem na paz e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.