Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 16

Olá Pessoal!

O nosso site empresarial simples está quase pronto. Hoje iremos tratar sobre o posicionamento dos módulos no template do Joomla. Para isso iremos mudar o banner para o topo do nosso site. Lembrando que estamos trabalhando com o tema padrão do Joomla chamado de “rhuk_milkyway”.

Até agora o site configurado está dessa forma:

O banner nesse caso ainda está configurado para aparecer no rodapé do site. Mas o nosso objetivo é muda-lo de posição, deixando-o no cabeçalho do site, ao lado do logotipo, tal como mostra a figura:

Para isso será necessário acessar “dizer” ao módulo do banner que ele irá aparecer nesse novo local. E como isso é feito? Na verdade é bem simples e iremos aprender agora. :D

Posição dos Módulos no Front-End Do Joomla

Quando eu disse que o Joomla é comparado a um quebra-cabeça e que cada módulo é uma peça, não estava brincando! :D Para mim é a melhor comparação que pode existir. E agora vamos entender isso um pouco melhor.

A primeira coisa que você precisa entender é que cada template do Joomla é programado de tal maneira que os módulos ocupem uma posição definida na tela. Alguns exemplos dessas posições são:

  • Top: a parte de cima do site;
  • Footer: o rodapé do site;
  • Right: lado direito;
  • Left: lado esquerdo:

Nesse caso os nomes são bem sugestivos e podemos ter uma ideia de onde eles estão posicionados. Mas e no caso das posições ‘user1’, ‘user2, ‘user3’, ‘user4’ e outros. Como vou descobrir o seu posicionamento?

Nesse caso existem duas opções: na documentação do tema que você fez download ou adicionando o parâmetro ‘?tp=1’ no final do seu domínio, ficando assim ‘hhtp://minhaempresa.com.br/?tp=1. Com isso, o site ficará com o seguinte aspecto:

Repare que surgiram vários nomes em vermelho espalhados pela tela dentro de pequenos quadrados. Esses quadrados indicam o início do posicionamento do módulo que será adicionado ali.

Se olhar com mais atenção você irá perceber o nome do módulo:

Todas as posições da figura estão sem módulos, exceto a posição ‘user3’, que está com o módulo ‘Top Menu’.

Se você não conseguir da forma que foi apresentando, existe ainda um terceiro método para descobrir a posição correta: na base do acerto/erro. Para esse método basta atribuir um módulo a todas as posições e então verificar onde irá aparecer no site. Não se esqueça de anotar isso num caderno para não precisar repetir o processo.

Ainda nesse artigo você irá aprender como mudar os módulos de posição. Não se preocupe! :D

Mas antes, vamos aprender mais um pouquinho olhando a posição ‘footer’:

Repare que na mesma posição estão cadastrados dois módulos. Também podemos ver isso na lista em ‘Extensões -> Administrar Módulo’:

Veja que os módulos estão cadastrados na mesma posição e ordenado de maneira que o módulo Banner apareça primeiro e depois o módulo Footer.

Aqui um pequeno detalhe: enfatizei que era o módulo Footer, pois ele tem o mesmo nome da posição. Portanto não confunda caso ocorra em situações com você! :D

Essa ordem em que os módulos aparecem também poderá ser alterada. Para isso você tem dois caminhos.

O mais fácil é clicar nas setinhas na coluna ordem. É só clicar na “setinha para baixo” da linha Banners para ver o resultado:

No front-end a mudança já foi aplicada:

O outro método é abrir a tela de edição de cada módulo e definir essa ordem na opção ‘Ordem’, dentro do bloco ‘Detalhes’:

Parece um pouco complicado devido à quantidade de opções existentes. Mas seguindo todo o passo a passo proposto aqui, você entenderá tudo rapidinho. :D

Tamanho do Conteúdo dos Módulos

Existe ainda outro detalhe que devemos ficar bem atentos na hora de mudar a posição dos módulos: o seu tamanho.

Para explicar melhor, vou utilizar novamente o banner como exemplo:

Repare que aquele pequeno quadrado do qual falamos anteriormente mostra somente o início do posicionamento do módulo (em preto) e não seu tamanho máximo (em vermelho).

No caso do banner, que já tem uma largura fixa, não é bom que seja aplicado na posição ‘right’, por exemplo, senão o resultado será desastroso:

Veja que ele ficou fora da área do site, pois isso a melhor opção seria mesmo o topo ou o rodapé.

A dica aqui é sempre aplicar os módulos com nos lugares certos. Por exemplo, se o banner tivesse a metade da largura atual poderia ser deixado nessa posição.

Mudando a Posição dos Módulos

Agora sim podemos terminar o que propomos no início: transferir o banner para o topo!

Você deve acessar ‘Extensões -> Administrar Módulo’ e então abrir a tela de gerenciamento do módulo “Banners”. Para isso você pode clicar em cima do nome em formato de hiperlink ou seleciona-lo e clicar no botão ‘Editar’:

O próximo passo é localizar o bloco ‘Detalhes’ e na opção ‘Posição’ escolher ‘top’:

Agora basta salvar e conferir o resultado:

Ufa! Quantos detalhes você aprendeu hoje. E são nos detalhes que moram as diferenças. Por isso mesmo é necessário que você aprenda tudo o que foi informado hoje para não sair nada do seu controle.

Continuaremos no próximo artigo. Em caso de dúvidas, sugestão, crítica ou elogio, pode utilizar os comentários a vontade. Não vou brigar com você! :D

Um grande abraço e até a próxima!

Be Sociable, Share!

1 Comentários

  1. Amigo, obrigado pelas dicas. Montei um site em Joomla porque me garantiram que era uma ótima ferramenta. Mas, para quem tem pouco conhecimento do assunto, sempre tem alguns detalhes que acabam te tomando bastante tempo. Estou enroscando quanto à posição dos banners

Participa! Comenta...