webmaster

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 17

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 17

Olá Pessoal!

O site está ficando bonito, não acham? Gostaria realmente de saber como está ficando o de vocês! Hoje será o dia de aprender duas coisas: atribuição de módulos a menus e a administração de mídias do Joomla. Vamos começar a exploração?

Atribuir Módulos a Menus

Esse recurso é bem fácil de ser compreendido e mais fácil ainda de se configurado. O Joomla permite que possamos definir em qual menu o módulo irá aparecer. E como exemplo prático, iremos utilizar o módulo ‘Footer’. Ele irá aparecer apenas na página de contatos.

Esse módulo mostra as informações dos direito autorais do Joomla e, portanto não podemos removê-lo completamente do site, assim como fizemos com o módulo ‘Main Menu’ na parte 14 desse super manual.

Acesse então ‘Extensões -> Administrar Módulo’, localize o Footer e abra sua tela de edição (mostrado no último artigo). Agora localize o bloco ‘Atribuir Menu’ e vamos mudar a configuração:

Repare que na parte ‘Seleção de Menu’ estão adicionados todos os menus (mesmo aqueles que não estão habilitados) e seus itens.

Você tem a opção de atribuir o módulo a ‘Todos’ os menus, ‘Nenhum’ ou escolher algum específico.

Como nós queremos que esse módulo apareça somente em ‘Contato’ do topmenu, clicamos em ‘Selecione um módulo na lista’ e depois no menu escolhido:

Você poderá selecionar mais de um item segurando a tecla ‘Ctrl’ do teclado.

Depois de selecionado clique no botão ‘Salvar’ e confira o resultado no front-end:

Veja que no menu “Empresa” o Footer não aparece, ao contrário de “Contato”. Mais um ponto para o Joomla!

Administração de Mídia

As mídias para o Joomla são todos os arquivos “extras” adicionados aos artigos e outras áreas do CMS. As imagens, vídeos, sons, documentos de texto e pdf são apenas alguns exemplos.

No Back-End existe uma área exclusiva para o gerenciamento de todos os arquivos de mídia inseridos no Joomla, separados por pastas e subpastas. O gerenciamento desses arquivos também pode ser feito por um cliente de FTP ou pelo cPanel.

É possível modificar as opções de mídia acessando ‘Site -> Configuração Global’, clicar na aba ‘sistema’ e localizar o bloco ‘Configurações de Mídia’:

Iremos tratar dessas configurações na parte mais avançado do manual. Por hora vamos explorar a área de gerenciamento, que se encontra em ‘Site -> Administrar Mídia’ e é dividida da seguinte forma:

  1. Botões de Ação;
  2. Opções de visualização dos arquivos;
  3. Navegação por pastas;
  4. Criar nova pasta;
  5. Visualizar arquivos e subpastas;
  6. Enviar novos arquivos;

Essa área é bem simples e intuitiva e não apresenta grandes mistérios, pois é bem semelhante ao Windows Explorer ou qualquer manipulador de arquivos, incluindo aí os clientes de FTP.

Basta clicar nas pastas que todos os arquivos e subpastas que estão nela irão aparecer na área de visualização, com duas opções: em miniatura, conforme mostrado na figura acima e com detalhes:

Os arquivos que tem seu nome em formato de hiperlink permitem sua pré-visualização. Clicando em cima da miniatura a visualização será numa janela modal e em cima do nome, na própria página.

Para excluir algum arquivo basta clicar no pequeno ‘X’ vermelho ou você pode seleciona-lo e clicar no botão ‘Remover’:

Cuidado, o Joomla não tem lixeira de mídia, portanto a exclusão será direta. É até engraçado como uma imagem tão pequena tem tanto poder! 😀

O botão ‘Criar pasta’ realmente cumpre o que promete e deve ser usado com cautela, sendo muito útil para separar os tipos de mídia do seu site, quer seja por departamento ou outra classificação que você escolher. A pasta será criada na atual que estiver sendo exibida na área de visualização.

A pasta principal de mídia é a ‘stories’. Seria interessante criar tudo dentro dela. Ainda existe a pasta ‘banners’ que é usado exclusivamente pelo componente de mesmo nome. As pastas ‘M_images’ e ‘smilies’ são usadas pelo sistema e não devem ser excluídas.

É possível enviar os arquivos por meio dessa área ou na tela de criação/edição dos artigos, como mostrado na parte 13 desse super manual.

A diferença é que aqui você pode enviar para qualquer pasta da mídia e na criação/edição de artigos somente para a pasta ‘stories’ ou algumas de suas subpastas.

Para enviar basta clicar no botão ‘Selecionar arquivo…’, localiza-lo no seu computador e depois clicar em ‘Iniciar Envio’. Na criação/edição de artigo você ainda tem disponível outras opções, com o título, descrição, URL e outras informações:

Outro detalhe importante: o Joomla não permite renomear os arquivos já enviados, por questões de segurança. Por isso é importante colocar um nome e extensão corretamente antes do envio.

Aliás, mesmo que a extensão do arquivo seja mudada, ele conseguirá reconhecer o tipo de arquivo e dependendo das opções em ‘Configuração Global’ não permitirá o envio. Caso você queira renomear algum arquivo será necessário apaga-lo e enviar novamente.

E assim você aprendeu mais um pouco sobre como deixar o seu site totalmente organizado. Como você já sabe como enviar imagens e outros arquivos, que tal dar uma “repaginada” nos seus artigos, deixando-os bem mais atraente para os seus visitantes.

No próximo artigo, mais coisas novas e importantes serão abordado referente ao site empresarial que você está montando.

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio podem ser feitos nos comentários.

Fiquem na paz e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

One Response

  1. Oi execelente post, gostaria de modificar as figuras mais o joomlla esta dando erro na parte de administração de midia "Fatal error: Call to a member function authorize() on a non-object in /home/becnermed2/public_html/administrator/components/com_media/views/media/tmpl/default.php on line 64"

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.