Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 8

Olá Pessoal!

Começamos agora a segunda parte do nosso projeto, que consiste em personalizar completamente o Joomla. Mas antes de entrarmos na parte prática, vamos com um pouco de teoria, já que é necessário você conhecer profundamente a ferramenta que irá manipular.

É muito importante você entender todos os conceitos, nomenclaturas, ferramentas, divisões e tudo mais que cerca esse CMS, pois assim o site ficará mais organizado, a administração mais ágil e em caso de problemas você saberá exatamente aonde ir para resolver o problema. E pode ter certeza de que alguns surgirão. Portanto respire fundo, se concentre e vamos lá!

joomla

Como O Joomla É Dividido?

Para começar efetivamente a trabalhar com o Joomla precisamos conhecer a forma como ele é dividido.

Em primeiro lugar é preciso entender que o CMS gera um conteúdo dinâmico para o seu site. Isso quer dizer que todas as informações são armazenadas num banco de dados, incluindo aí o conteúdo, a personalização e os usuários cadastrados. Já os arquivos de imagens, de vídeos e de código (*.php, *.html, *.css) são guardados em pastas.

Detalhe: como tudo é armazenado no seu servidor de hospedagem, existe um grande problema que é a disponibilidade e segurança desses dados e informações. Por isso recomendo fortemente o backup diário de tudo referente ao seu site, incluindo o banco de dados e todos os arquivos. Mas não se preocupe, pois ainda nessa minissérie trataremos desse assunto.

Com essas informações em mente, podemos partir para o CMS. O Joomla é dividido em duas partes principais: o Front-End e o Back-End.

O Front-end é a parte principal ou “fachada” do site. O lugar onde os visitantes e usuários registrados poderão ver as páginas, fotos, vídeos e as informações lançadas. Também é parte de “interação” desses usuários, usando formulários, enquetes, pesquisas e outras ferramentas, como o envio de artigos. Para acessa-la, basta digitar o endereço completo do site, algo como

http://www.meusite.com.br

Já o Back-end é a área administrativa, ou seja, o lugar onde será feito o gerenciamento e organização do conteúdo e layout do site, tais como menus, usuários, seções, categorias, complementos, templates e muito mais. Para acessa-la será necessário adicionar o ‘/administrator’ no final do endereço do site, tal como em

http://www.meusite.com.br/administrator

inserindo o nome de usuário e senha logo em seguida.

As informações do Front-end poderão ser acessadas por qualquer usuário da internet, (desde que seja configurado assim) ao contrário do Back-end, que somente será acessado por usuários já cadastrados.

Mas também é possível “restringir” informações e ações dos usuários cadastrados, pois existe uma eficiente hierarquia no Joomla que “limita” certos usuários, ou seja, nem todos os usuários terão o “direito de fazer o que quiser” no site. Isso se aplica tanto ao Front-end quanto ao Back-end.

Hierarquia Dos Usuários

Todos os usuários cadastrados no Joomla são inseridos em algum grupo, que possui “poderes específicos” sobe o CMS, exceto o visitante, que é considerado público e só tem acesso ao conteúdo liberado para ele.

Os grupos do Joomla garantem a segurança de todo o site, pois sua classificação é feita de acordo com uma hierarquia, assim como acontece numa empresa. Quem está no “nível mais baixo” tem menos poderes do que “aqueles que estão no topo”.

Os “poderes” ao qual me refiro são funções que cada grupo pode executar. E como existe uma hierarquia, as funções são cumulativas, ou seja, nos níveis mais altos são adicionados todas as funções dos níveis anteriores.

Os grupos ainda estão dentro de outra classificação, o Front-end e o Back-end. O próximo passo é conhecer todos os grupos e seus “poderes”.

Grupos do Front-end

Os usuários desses grupos não conseguem acessar o Back-end. São eles:

  • Registrado: pode logar no site e ter acesso a conteúdos restritos a um visitante não cadastrado;
  • Autor: pode criar, editar e excluir somente seus próprios artigos;
  • Redator: pode editar artigos enviados por outros usuários;
  • Editor (Publicador): tem poder de decidir se um artigo pode ser ou não publicado no site;

Grupos do Back-end

Além de ter todas as funções dos grupos do front-end, ainda podem acessar a área administrativa do site.

  • Gerente: pode criar, alterar, publicar, artigos e ver algumas informações sobre sistema. A ele não é permitido: administrar usuários, instalar extensões, editar as configurações do sistema, modificar ou instalar templates e idiomas;
  • Administrador: tem permissão para instalar extensões e administrar usuários, mas não pode modificar ou instalar templates e nem fazer alterações nas configurações globais;
  • Super Administrador: tem acesso total e completo ao CMS e somente ele pode criar outro usuário Super Administrador;

Templates

De uma maneira bem resumida, podemos dizer que template é a “cara” do site. É um conjunto de arquivos que controla como o conteúdo do site será apresentado, onde os elementos (menus, módulos, etc) serão apresentados. Ou seja, template diz respeito ao visual do site.

Os templates podem ser baixados gratuitamente da internet, mas existem ainda as versões pagas, mais sofisticadas. Ele pode ser aplicado no site independente do conteúdo, apesar de dos dois terem uma pequena relação (não é bom aplicar certos templates que deixam o texto aparecer somente pela metade).

No Joomla existem templates tanto para o front-end quanto para o back-end. Só é preciso fazer o download do arquivo, carrega-lo no Joomla e aplicar. Todos os passos necessários serão mostrados nos próximos artigos. Nessa minissérie também vamos dar muitas opções de templates gratuitos e profissionais, perfeito para um site empresarial.

No próximo artigo vamos abordar mais detalhes importantes e assim deixar seu site totalmente organizado. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio podem ser feitos nos comentários.

Fiquem na paz e até a próxima.

Be Sociable, Share!

2 Comentários

  1. Lincoln de Jesus Bustamante

    Caro amigo, Gostei muito de seu artigo “Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual” Gostaria que o amigo me enviasse o manual completo (PDF ou DOC) para que eu pudesse estuda-lo e iniciar minhas criações com o joomla.

    Estou estudando o Joomla para poder criar o site de uma ong para ajudar vitimas de furto e roubo de veiculos no brasil.

    Obrigado

  2. Simiao Kaita

    Boas caro amigo, eu sou mai um interessado em começar a criar site, primeiro porque gosto segundo porque
    sou mesmo fã de criações de sites em joomla. podias me enviar o manual completo se faz favor.

Participa! Comenta...