webmaster

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 9

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 9

Olá Pessoal!

Ainda estamos na fase de “estudo” desse super manual, para que a parte prática seja feita com 100% de sucesso garantido. Nesse artigo iremos tratar mais sobre as extensões e menus do Joomla.

Extensões são alguns recursos disponíveis para modificar, ampliar ou configurar funções no CMS em favor do seu website. Elas são divididas em cinco categorias diferentes: componentes, módulos, plug-ins, idiomas e templates. Esse último recurso você já conheceu no último artigo e por isso iremos detalhar somente os demais.

Já sobre menu você deve estar pensando: poxa, mas eu já sei o que é um menu de um site, o que vou aprender aqui? Eu respondo que você irá aprender as particularidades dos menus do Joomla. Por isso muito importante a leitura desse artigo!

Componentes

Pense nos componentes como pequenos aplicativos que são incluídos no corpo da página e ampliam as funcionalidades do Joomla. Na maioria dos casos, os componentes possuem sua própria área de administração dentro do back-end.

Dentre alguns exemplos poderíamos citar uma loja virtual, gerenciamento de contatos, enquetes, gerenciamento de banner e outros. No template padrão, temos a enquete (do lado direito) e o banner no rodapé.

Módulos

Para que fique um pouco mais didática a explicação, vamos pegar como exemplo o template padrão mesmo. Levando em consideração que você instalou o conteúdo de exemplo, o seguinte “site” será apresentado:

Veja que lá estão os menus (no topo e no lado esquerdo), recursos de interação e informação (do lado direito), banner e informações de licença (na parte inferior). Cada uma dessas partes citadas é conhecida como módulo, um pedaço de código que irá compor a estrutura da página.

Para ficar mais bem ilustrado pense no website como um quebra-cabeça e cada módulo como uma peça dele. Existem diversos tipos de módulos, cada um com uma funcionalidade específica.

Alguns módulos pertencem a outros recursos do Joomla, tais como os menus, componentes e plug-ins. Sua posição no site é determinada no código fonte do template aplicado atualmente e por isso é extremamente necessário escolhe-lo com critério em caso de download gratuito. E acredite, existem muitas opções!

E sempre existe a possiblidade de você querer contratar um profissional especializado em desenvolvimento de templates e assim determinar a posição e função de cada módulo.

Plug-ins

Os plug-ins são scripts que rodam em resposta a determinados eventos do Joomla. Esses eventos podem ser de usuários, do sistema, do conteúdo e outros. Eles são uma poderosa ferramenta para ampliar as funcionalidades básicas do CMS.

Como exemplo podemos adicionar um plug-in que abra todas as fotos do site numa janela modal, efeito conhecido como Lightbox. Outro exemplo que plug-in, que já vem nativamente instalado é o TinyMCE, um editor de texto que na verdade é uma “aplicação” feita por terceiros e “embutida” dentro do Joomla.

E assim existem diversos outros disponíveis pela internet de forma gratuita e paga. Existem aind alguns plug-ins que “trabalham” junto com os componentes, ampliando ainda mais as funcionalidades do seu site empresaria.

Idiomas

Os idiomas dizem respeito à tradução de templates do Joomla e outras extensões, tanto do front-end quanto do back-end. A sua instalação é bem simples, rápida e fácil.

Menus

Os menus são parte fundamental de um site, pois além do “mostrar o caminho” para o conteúdo, faz parte do layout. Por isso no Joomla os menus são tratados com muito carinho, pois possuem uma relação bem íntima com as extensões e o conteúdo. 😀

É necessário você entender muito bem esse recurso, pois os menus vão fazer toda a diferença no seu site empresarial. Eles serão os responsáveis em levar o visitante para as páginas internas do seu site empresarial, apresentando assim toda a informação necessária.

E a primeira coisa que você deve ter em mente que as páginas do Joomla são “construídas” de maneira diferente. E isso também irá influenciar na elaboração dos menus. Vamos entender um pouco mais sobre isso.

Você deve lembrar que no último artigo eu disse que todo o conteúdo do Joomla é dinâmico, ou seja, toda a informação é armazenada no banco de dados e enviada à tela do navegador quando solicitada pelo usuário.

Isso é totalmente diferente de página estática, onde a informação é armazenada no próprio código-fonte. Ainda iremos tratar sobre como o conteúdo do Joomla é classificado no próximo artigo. Por hora, você deve ter apenas em mente que essa informação armazenada no banco de dados é que irá gerar uma “página” do Joomla através de um menu. Existem ainda as extensões que também geram o conteúdo, mas isso é outra história.

Cada menu é “criado” dentro de um módulo de menus, que por sua vez são adicionados ao site nas posições definidas no código fonte do template. Explicando de maneira mais simples poderíamos dizer que cada módulo de menu é um “agrupamento” de vários menus, que irão direcionar ao diversos tipos de conteúdo armazenado no banco de dados do CMS.

Vamos pegar como exemplo o template padrão:

Repare que na posição esquerda (left) do template existem três módulos de menus (Main Menu, Resources e Key Concepts), sendo que cada um possui diversos menus (hiperlinks) para as páginas do site (conteúdo do banco de dados).

Pode parecer complicado, mas lendo e relendo todo o conceito e praticando os exemplos nos próximos artigos você irá dominar de forma fantástica esse recurso.

E antes de finalizar o artigo, uma última informação: todas as extensões e menus podem ser configurados de maneira que somente “o pessoal autorizado” possa “ver a informação” destinada a eles.

Você pode, por exemplo, criar um menu que somente usuários registrados possam “enxergar”. Muito útil para criar áreas exclusivas para os funcionários da sua empresa.

Assim finalizo por hoje, mas no próximo continuaremos a detalhar sobre o conteúdo do Joomla e como é feita sua classificação. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio podem ser feitos nos comentários.

Fiquem na paz a até la!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

4 Responses

  1. Salve Lindomar!
    Ontem fiz a instalação local do Joomla, tudo correu muito bem. Agora estou estudando a forma que vou estruturar meu site e justo esta questão de menus vai me ajudar a fazer a diferença em certos recursos que quero colocar. Um deles é poder mostrar certos conteúdos somente para usuários registrados, o que me pareceu possível. Ainda aguardo a dica sobre como transmutar meu site de um CMS proprietário para o Joomla. Se não for possível, partirei do zero. Só tenho de avaliar a forma de fazer não perdendo pagerank, páginas em cache, etc.
    Isto então. Grato pelas informações até aqui. Estou devorando os artigos.
    Abraços

  2. eu instalei mas acima da página e no body tbm aparece um erro de php: Strict Standards: Accessing static property JCache::$_handler as non static in C:Program Filesxampphtdocscutelariajaulibrariesjoomlacachecache.php on line 396
    trilhões de vezes me ajuda por favor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.