Como Criar Um Site Em Joomla Para A Sua Empresa – Super Manual – Parte 2

Olá pessoal!

Prosseguindo com o nosso projeto de criar um site para uma empresa totalmente voltado para o usuário leigo estaremos entrando hoje numa parte muito importante, que é a instalação do Joomla num servidor de hospedagem contratado pela sua empresa.

Não é recomendável o uso de servidores gratuitos para hospedar sites empresariais, pois além de não ter garantia de um bom serviço, suporte, backup e disponibilidade dos dados, ainda existe o risco da segurança não ser suficiente e assim ter seu site invadido.

Além disso, a maioria dos servidores gratuitos obriga a exibição de propaganda no seu site e isso pode acabar com a imagem da sua empresa ou pior que isso, abrir portas para os seus concorrentes. Os requisitos essenciais para o uso do Joomla, incluindo aí o servidor, foram informados no último artigo.

Sua instalação pode ser feita de maneira manual ou automática.

Na primeira opção será necessário passar por diversas etapas, tais como o download dos arquivos do Joomla, sua transferência para o servidor de hospedagem, a criação do banco de dados e por fim executar a interface web de instalação.

Já para o modo automático, existe o Fantástico de Luxe, que é um pequeno sistema que automatiza toda a instalação de diversos outros sistemas web, incluindo aí o Joomla, sem precisar passar por cada etapa. Desse modo é possível concluir tudo em menos de 5 minutos.

Nessa minissérie iremos abordar os dois métodos, pois no caso do Fantástico de Luxe não estar disponível no seu servidor, você pode instalar tudo manualmente. E o primeiro passo é o download do Joomla.

Download Do Joomla

Essa talvez seja a etapa mais simples, pois consiste apenas em baixar o pacote mais atual e estável do Joomla. Esse é um passo importante, pois você deverá escolher a versão correta, conforme explicado no último artigo.

Depois do download, descompacte todos os arquivos para dentro de qualquer pasta, mas não se esquecendo de sua localização. Em nosso caso será o ‘C:\Joomla’. Esses arquivos é que precisam ser transferidos para o servidor de hospedagem.

Transferindo Os Arquivos

Para transferir os arquivos você irá aprender dois métodos: via FTP e via gerenciador de arquivos do servidor de hospedagem.

No primeiro caso será utilizado um programa chamado FileZilla Client , que é um cliente de FTP. Faça o download do aplicativo e instale-o no seu computador.

Já no segundo caso será necessário acessar o sistema gerenciador de hospedagem do seu domínio, que pode variar de um servidor para outro. O mais usado atualmente é o cPanel, por isso iremos trabalhar com ele nesse tutorial.

Caso no seu plano não tenha o cPanel fique tranquilo, pois esses tipos de sistemas são bem fáceis de se usar e tem o mesmo princípio de funcionamento. Por isso aprendendo cPanel você estará apto a usar os demais.

Vale dizer que o cPanel não precisa ser instalado. Serão necessários apenas os dados de acesso, como o nome de usuário e senha, e o endereço de acesso. Essas informações geralmente são enviadas ao seu e-mail.

Qual Método De Transferência Eu Posso Utilizar?

Eu recomendo fortemente aprender os dois, não somente para a instalação, mas sim para transferir qualquer tipo de arquivo no futuro. E tenha a certeza de que você sempre estará utilizando ambos, pois vamos supor que você esteja num computador que não tenha e que ainda não permita a instalação do FileZilla. O que fazer? Basta então acessar o cPanel e então resolver o problema sem maiores complicações.

Domínio / Subdomínio / Raiz Do Domínio / Subpasta

Outra coisa que precisa ficar bem clara é a diferença entre alguns termos que iremos utilizar nessa minissérie. São eles:

  • Domínio: é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números;
  • Subdomínio: é uma subdivisão de um domínio. É como se fosse um domínio dentro de um domínio, identificado por um prefixo adicionado ao nome do domínio principal, sendo muito útil para criar novas seções / funcionalidades para o seu site. Exemplo de subdomínios: http://blog.meudominio.com ou http://lojavirtual.meudominio.com.br. Nesse caso blog e lojavirtual são prefixos de meudominio.com;
  • Raiz do Domínio: é a pasta onde ficam todos os arquivos do domínio principal. Na maioria dos servidores de hospedagem é a pasta chamada de ‘public_html’, podendo ainda vir com um atalho, a pasta ‘www’. Pode ainda vir com o nome ‘htdocs’. Em caso de dúvida, peça ao suporte técnico do seu servidor de hospedagem para informar qual é o nome correto da pasta;
  • Subpasta: são as pastas criadas dentro da raiz do domínio. Os arquivos transferidos para subpastas são acessadas de modo diferente no seu navegador. Vamos supor que você tenha criado a subpasta ‘procedimentos’ dentro de ‘public_html’. No navegador os arquivos serão acessados quando você digitar: ‘http://meudomínio.com/procedimentos’. Vale lembrar que os arquivos do subdomínio também ficam em subpastas, porém tem um redirecionamento configurado dentro do cPanel;

Para que fique mais fácil visualizar tudo o que acabei de dizer, veja a figura abaixo, feita especialmente para você:

Assim ficou bem fácil não é verdade? É importante você manter a organização da infra estrutura do site da empresa de modo que fique bem apresentável desde o início.

Não fica muito mais fácil você informar o endereço direto da loja virtual utilizando subdomínio do que falar ao seu cliente para entrar no site da empresa, localizar o menu superior esquerda, seção serviços e então clicar em loja virtual? Fica muito mais profissional!

E assim, após definir o local da instalação do site, podemos partir para a transferência e isso será detalhado no próximo artigo. Caso você tenha fica com alguma dúvida, tais como contratação de servidores, registro de subdomínios e qualquer outra, basta utilizar os comentários abaixo, pois com certeza nós vamos te ajudar. Aproveite e deixe a sua sugestão, crítica ou elogio.

Um abraço e até a próxima.

Be Sociable, Share!

5 Comentários

  1. Thiago

    Você recomenda o servidor da Locaweb para ultilização do Joomla?

    • Olá thiago! Não tenho a experiência de usar servidores da Locaweb. Por isso, não posso dar uma opinião baseada na minha própria experiência. Recomendo uma hospedagem com linux, mysql e cpanel. É uma solução que pode ser muito estável. Mas, não posso recomendar uma empresa. Se algum dos nossos leitores quiser fazê-lo… Um Abraço! Rui Soares

  2. Thiago

    Parabéns pela iniciativa.

  3. Júnior Lira

    Olá tudo bem, estou pretendendo estudar o Joomla, pois é uma ferramenta bem rápida no desenvolvimento de sites. Contudo como gosto de desenvolver em PHP, utilizo o servidor local, para iniciar meus projetos gostaria de saber se é possível usar o joomla em servidor local também e somente após tudo pronto, fazer o contrato da hospedagem?

  4. Ademir

    Meu nome é Ademir e estou com a mesma duvida do Junior Lira, é possível desenvolver tudo local e depois de testado aprovado, publicar?

Participa! Comenta...