webmaster

Como Postar No WordPress Via Email Parte1

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Como Postar No WordPress Via Email Parte1

Olá Pessoal!

Nesse artigo você aprenderá mais um excelente forma de postagem no seu WordPress utilizando um recurso indispensável em nosso dia-a-dia, o e-mail. Utilizando esse método você poderá utilizar qualquer programa de correio eletrônico, incluindo seu celular para escrever no seu blog.

email wordpress

O conceito utilizado pelo WordPress é muito simples: você cadastra um endereço de e-mail e todos as mensagens enviadas para essa conta serão automaticamente postadas no blog. Mas toda essa simplicidade pode gerar muitos problemas, caso os cuidados necessários não sejam tomados e pode acabar virando um problemão para sua vida.

Para começar você precisa ir ao Painel do seu WordPress, acessar a área localizada em ‘Configurações > Escrita’ e localizar a parte ‘Publicar via email’:

publicar via email

Faça o preenchimento de todos os dados do servidor e da conta do e-mail que será responsável pela “postagem” no seu blog. Em outras palavras, todas as mensagens enviadas para este e-mail serão “automaticamente” publicados no WordPress como posts, na categoria definida em ‘Categoria de Email Padrão’.

Depois de preencher todos os dados solicitados nas opções, ainda é necessário outro comando/configuração que a postagem possa ocorrer. E o arquivo responsável por isso é o ‘wp-mail.php’ que está na raiz da instalação do WordPress.

Para executá-lo manualmente digite o caminho completo do arquivo no seu navegador. No meu caso ficaria


http://lindomargoking.com/wp-mail.php

já que o meu blog está hospedado na raiz do domínio. Esse comando deve ser executado toda vez que você enviar um novo post para o e-mail.

Agora se você não quer ter todo esse trabalho a cada nova postagem, basta inserir o seguinte código no rodapé (footer.php) do seu tema:



Substitua o ‘lindomargoking.com’ pelo caminho completo do arquivo ‘wp-mail.php’. Procure inserir o código antes da tag de forma que não faça de nenhuma formatação HTML:

inserir o código

Agora sim! A postagem realmente ficou automática, pois basta alguém atualizar (visitar) a página do blog que a postagem é feita. E não importa se é o visitante ou alguém registrado, pois o resultado é o mesmo.

O status atribuído ao post vai depender do remetente da mensagem. Caso seja de alguém já cadastrado no WordPress, o post recebe o status de ‘Publicado’ e pode ser visto por todos, caso contrário, receberá ‘Revisão pendente’ e será necessário acessar o Painel e ir a ‘Posts > Editar’ para confirmar a publicação, desde que o usuário tenha privilégios para isso.

Regras e Dicas

Antes de começar a postar via e-mail e configurar essa opção no seu WordPress saiba que existem algumas limitações, regras e procedimentos que precisam ser seguidas para que esse recurso funcione sem ressalvas.

A primeira coisa que você deve saber é que o assunto do e-mail acaba virando o título do post e o corpo da mensagem, o conteúdo. A publicação é feita em xHTML, mas a formatação enviada na mensagem não é “capturada”. Portanto é estritamente necessário que o e-mail enviado esteja no formato de “texto puro”.

Para os leigos ou que estão “viajando”: quando utilizamos clientes de e-mail ou mesmo o webmail, temos a opção de enviar textos formatados de modo visual, utilizando o conceito do WYSIWYG ou ainda textos sem formatação, também conhecido como texto puro.

Outra limitação é que não é aceito qualquer tipo de anexo, ou seja, não pense que anexando algum arquivo é feito o seu upload automático.

Quando a mensagem é enviada não respeitando essas duas “regras”, ou seja, quando é enviado um e-mail com anexo ou que não seja texto puro, o resultado é desastroso, pois somente o título do post é publicado e seu conteúdo fica “em branco”:

e-mail com anexo

e-mail com anexo

Repare que o WordPress não reconheceu a formatação feita no Gmail e por isso deixou todo o conteúdo do post vazio.

Mas não fique desesperado, pois é possível enviar texto formatado. Para isso você deve inserir as tags xHTML diretamente no corpo do e-mail, que ainda deve estar como “texto simples”:

tags xHTML

tags xHTML

A mensagem pode ser enviada a partir de qualquer cliente de e-mail, webmail e ainda celular, desde que as tags xHTML esteja inseridas de forma correta.

E antes de terminar, ainda quero deixar uma orientação muito importante, vinda do próprio WordPress: procure criar um e-mail secreto, que será usado exclusivamente para fazer as postagens do seu blog. Uma dica valiosa para esse e-mail é cria-lo com um sequencia aleatório de letras/números, lembrando que alguns servidores não aceitam os números no endereço de e-mail;

E assim finalizamos as configurações essenciais desse recurso, lembrando que tem mais artigos que irão tratar de mais coisas envolvendo esse assunto.

Qualquer dúvida vocês podem deixar nos comentários. Aproveite e conte sua experiência ao utilizar esse recurso.

Fiquem na paz e até a próxima!

Referências:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/WYSIWYG
  • http://codex.wordpress.org/pt-br:Postando_por_E-mail
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

7 Responses

  1. Ola eu fiz tudo conforme essa especificado nos seus artigos, mas não consegui a seguinte mensagem de erro aparece:

    POP3 connect: Error [0] [Unable to find the socket transport "http" – did you forget to enable it when you configured PHP?]

    Tem que ser feita alguma modificação na minha conta de e-mail atravez do cpanel? Qual servidor de e-mail funciona melhor?

  2. Ola é o Daniel novamente, consigui resolver o problema do ERRO do POP, agora estou com o seguinte problema, os post não são publicados automaticamente, eles ficam com status PENDENTE, sou administrador e mando os post pelo e-mail do administrador, fiz outro cadastro como usuário EDITOR com outro endereço de e-mail no cadastro e mesmo assim as mensagens ficam PENDENTES.

    Como fazer para as mensagens do e-mail entrar direto na pagina sem precisar ficar autorizando????

  3. Eu fiz todos os passos e nada! Segui o passo a passo. Configurei o Gmail direitim, o WordPress conforme ensinou o site e baixei o plugin wp-cron-Ativei pus o código no arquivo footer.php para carregar o wp-mail.php automáticamente e NADA!

  4. Segui direitinho o tutorial e deu tudo certo. Eu só gostaria de saber como faço para as mensagens do e-mail entrar direto na pagina sem precisar ficar autorizando?  Obrigado. Ótimo tutorial!!!

  5. Você sabe como fazer para não deixar quebrar a linha automaticamente.
    o wordpress está pegando o email em HTML e automaticamente cortanto o texto em linhas de 50 caracteres aproximadamente e eu queria que ele respeitase o texto, até o título ele está cortando

  6. Deu certo, para quem está com status PENDENTE nos posts, faz o seguinte, vai na admin do wordpress e cria um novo usuario com perfil de EDITOR e cadastra para esse novo usuario justamente o endereco de email que utilizado para enviar os POSTs. 

    Como o email remetente  já está cadastrado como um usuario EDITOR do blog, ele vai publicar automaticamente o POST.

    Abraços

  7. Gostaria de saber o que acontece se eu enviar um e-mail com "imagens" que não estão anexadas mas aparecem no corpo do e-mail, se o WordPress ignora e publica só a parte de texto digitado ou gera algum erro? Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.