Desenvolvedor Web Parte2: Desenvolvimento Front-End E Back-End

Desenvolvimento web front-end e back-end

Olá, leitores do Webmaster.pt! Como vão? Hoje daremos prosseguimento à nossa série sobre o desenvolvedor web, mas, primeiro, vamos recapitular o que vimos anteriormente. No artigo anterior, “Desenvolvedor web (parte 1): áreas de atuação“, vimos o quão ampla é a área de desenvolvimento web e, em função disso, a extensa gama de atuações possíveis que se mostra ante o desenvolvedor web. Também vimos um dos vários modelos de classificação existentes das principais áreas do desenvolvimento web e, por fim, o dilema em que um desenvolvedor web pode se encontrar diante de tantas opções disponíveis.

Agora, veremos um pouco mais sobre as principais vertentes em que pode atuar um desenvolvedor web:  desenvolvimento front-end e desenvolvimento back-end. Cabem explicações muito importantes sobre isso, já que estes termos serão bastante usados no decorrer desta série. Pode ser que alguns já saibam seus significados, mas cabe, sim, uma explicação para os que ainda desconhecem tais termos. Aliás, você que já sabe, também pode recordar!  😉

“Front-end” e “back-end”

Cabe a ressalva de que , também, até estes conceitos podem ser apresentados de variadas formas e, em cada contexto, pode possuir, mesmo, significados diferentes. Por exemplo, na Wikipédia podemos encontrar a seguinte definição genérica:

Front-end e back-end são termos generalizados que referem-se às etapas inicial e final de um processo. O front-end é responsável por coletar a entrada em várias formas do usuário e processá-la para adequá-la a uma especificação útil para o back-end.

Mas, claro, estes não são os únicos e aplicáveis conceitos de front-end e back-end. De qualquer forma, na prática (e segundo precisamos para o entendimento) podemos considerar o seguinte (quando o assunto é desenvolvimento web):

  • Front-end é para os visitantes do site;
  • Back-end é para os administradores do site;

Talvez esse conceito aborreça alguns desenvolvedores mais “conservadores” ou não abranja a totalidade de “nuances” que um conceito como estes possa receber, entretanto, esta é a prática. Mas, obviamente, não é só porque aqui está escrito, é que é uma verdade absoluta. Os comentários estão abertos para sugestões.

Se alguém sugerir uma definição que seja mais facilmente inteligível e, de igual maneira, consiga passar o conceito prático de frontend e backend, as definições aqui apresentadas serão alteradas. Combinado?  😉

Exemplos de front-end e back-end

Depois destes conceitos bastante práticos sobre front e back end terem sido apresentados, talvez a exposição de alguns exemplos seja de boa valia. Pode ter certeza, você que está lendo este artigo já sabia, mesmo antes de ler , meio que “instintivamente”, meio que “sentindo” (se é que este termo é cabível), o que é um backend e o que é um frontend. Mas, como é de praxe se fazer e conveniente de se mostrar, bons exemplos ajudarão, ainda mais, a fixar estes conceitos.

Exemplo 1: seu site de notícias

Se você tem um pouco mais de tempo de prática em desenvolvimento web, provavelmente já deve ter feito ou participado, de uma forma ou de outra, algum web site com sistemas administrativo ou sistema online, independente do porte e finalidade a que tenha se proposto. Vamos supor que tenha sido um site para publicação de notícias e artigos.

Então, você, sozinho ou juntamente com uma equipe de desenvolvimento, pensou, repensou, planejou, usou alguma metodologia de desenvolvimento, validaram telas e protótipos, enfim, o que se faz em um desenvolvimento mais ou menos profissional. Nestas condições, você provavelmente pensou que o web site teriam um painel de administração, pelo qual as pessoas autorizadas, após receberem um login e uma senha (ou, se mais elaborado, poderia-se criar logins e senhas diretamente por este painel), poderiam acessar áreas privilegiadas que, como sugere o próprio nome, serviriam para administrar todo o conteúdo do site. Isso, meus caros, foi um exemplo de back-end, a área privada do projeto.

Mas não somente de uma área administrativa vive um site. A segunda “vertente” do projeto hipotético que você realizou serviria para os visitantes deste site aproveitarem. Afinal de contas, neste caso, sua equipe e você não tiveram a intenção de fazer um site privado. A intenção era atrair visitantes para acessarem as belas notícias, conteúdos e releases de ótima qualidade que lá poderiam ser encontrados.

Então, segue a execução, também, da área irrestrita do site, pela qual os visitantes, que chegariam através de mecanismos de busca, sites de referência, endereço divulgado em diversos tipos de mídia e acessos diretos. Esta área pública serviria para os  visitantes acessarem e lerem as notícias e releases do site, inteligentemente distribuídos em categorias e subcategorias, de modo a facilitar a categorização e organização de todo o conteúdo, que daria ensejo à construção de uma arquitetura da informação impecável.

Esse acesso público ao site seria o front-end.

Exemplo 2: Webmaster.pt

Como segundo exemplo, veremos uma situação em que, efetivamente, acabará com todas as eventuais dúvidas que, neste ponto, ainda possam existir.

Quando você entra no Webmaster.pt para fazer sua leitura diária de artigos sobre SEO, Redes Sociais, Blogging, Programação, Web Design e todos os bons assuntos que tratamos, está acessando o front-end do site, quer dizer, a área pública. Afinal, para ter acesso a estes conteúdos você precisa simplesmente acessar o site e começar a ler, não é?

Em contrapartida, eu e todos os outros editores do  Webmaster.pt, para escrevermos, salvarmos, editarmos e publicarmos os artigos, temos que acessar a área administrativa presente no site, quer dizer, acessamos o back-end. É uma área que somente pessoas autorizadas tem acesso, ou seja, é uma área privada, que constitui o back-end do site.

Conclusão sobre os “-ends”

Agora, com certeza, você já entendeu qual a diferença entre o back-end e o front-end. Lembra-se da classificação proposta no primeiro artigo da série? Como comentado por lá, uma área do desenvolvimento web pode “estar contida” dentro de outra(s), o que, aliás, é o caso.

Por exemplo, SEO (ou otimização para mecanismos de busca) deve ser bastante considerado para a construção de um front-end eficiente, concordam? Já arquitetura da informação, usabilidade e web design, são importante tanto para uma área administrativa, quanto para a área pública do site.

São conceitos relativamente simples, que, certamente, agora já estão devidamente explicados.

Fiquem atentos ao Webmaster.pt para conferir o próximo artigo da série: arquitetura da informação.

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6 Responses

  1. Gostei do post explicou direitinho o que era front-end e back-end  tirou minhas dúvidas(dúvidas de um iniciante)

  2. Trabalho com back-end todo dia e ainda tenho que ouvir os clientes absurdos reclamando dos próprios textos no front-end rs é osso.
    Mas eu gosto demais!

  3. Muito interessante =).

    A pouco tempo escrevi a respeito em meu blog pessoal. Toquei no ponto do front já que é uma área relativamente nova.

    Pode ser um bom complemento para quem está lendo esse post.

    leandrooriente.com/como-me-tornar-um-desenvolvedor-front-end/

  4. Alguém precisa avisar o RH sobre essas diferenças, pois toda vaga exige o conhecimento pleno de front e back ao mesmo tempo, e sabemos que isso é BEM difícil. Fora o programador que precisa saber programar em 300 linguagens para ganhar o mesmo que um porteiro de prédio.

    Cria site, plataforma de e-commerce, desenvolve aplicativos, faz integração para no final, ganhar míseros R$ 1.000.

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