webmaster

Dicas Para Criação De Newsletter

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Dicas Para Criação De Newsletter

Manter um relacionamento com os clientes e usuários é muito importante tendo em vista a constante concorrência. Ajuda o outro lado a lembrar que você existe e gera oportunidades para futuros negócios.

Uma forma eficaz para manter contato é através de newsletters. Veremos neste artigo considerações sobre a utilização desta, digamos, ferramenta. Dicas na criação do layout e envio.

A Captação Do Email Do Leitor

O ponto inicial da criação de uma newsletter é ter uma lista de leitores. Eles podem ser buscados em sua lista de contatos ou captados através do site. Quando esta última é utilizada, facilite ao máximo o trabalho do visitante. Solicite apenas e-mail e nome. Nada de formulário detalhado. Para garantir que é um usuário real, você pode enviar um e-mail solicitando a confirmação da inscrição.

O Design Da Newsletter

Esqueça layouts elaborados. Os que funcionam para o e-mail são os simples. E se você leu sobre design minimalista sabe que a simplicidade sempre é uma aliada. Quanto menos imagens você precisar para definir a aparência do e-mail maior a garantia de que ele chegue inteiro até o destinatário.

Como é apenas uma página, você pode fugir das convenções, mas se você preferir seguir nos padrões tome como guia o design dos sites. Logotipo na lateral superior esquerda, se tiver menu na horizontal superior, estilização dos links comum em azul e sublinhado.

A Estrutura Da Newsletter

Sabe o layout sem tabelas que criamos seguindo os padrões de melhores práticas? Esqueça. Em se tratando de estruturar um e-mail voltamos aos anos 90. Tudo utilizando tabela. Isso não significa que você pode aninhar uma tabela dentro da outra. Trabalhe apenas com uma e evite problemas na visualização.

Ao contrario da criação de um website, para uma newsletter você não precisa se preocupar com as variantes de largura devido à resolução. Basta ficar no limite dos 600 pixels e você estará seguro. Este é o valor que os clientes de e-mail normalmente definem para a leitura do e-mail.

Estilização E Script Da Newsletter

Continuando nos anos 90, a definição do estilo dos elementos deve ser feito dentro da tag de cada um. A chamada estilização inline.

Texto

Incluir javascript esta fora de cogitação. O e-mail será tratado como ameaça e deletado automaticamente.

Utilização De Imagens Na Newsletter

Como as imagens contidas no e-mail precisam ficar hospedadas no servidor, alguns programas bloqueiam a tentativa de acesso com o fim de evitar ameaças. E se o layout depende delas para funcionar, você pode ter um fracasso. Por isso é importante garantir que o e-mail fique legível mesmo sem as imagens.

Se por outro lado as imagens fazem parte do texto, configure o atributo alt para que o leitor ao menos tenha idéia do que deveria aparecer ali.

E já que pode acontecer da imagem não ser mostrada, não defina altura e largura para ela, pois isso pode resultar em espaços em branco desnecessários.

Ofereça Opções

Tenha uma versão online da newsletter. Pois, se apesar dos cuidados seu e-mail não for mostrado para o leitor, ele vai ter acesso através de um link “Se você não pode ver este e-mail clique aqui”.

Um link para o usuário pedir a retirada do nome da lista de envio é obrigatório se você esta desenvolvendo um trabalho ético.

O Conteúdo

Na hora de criar o título da newsletter, pense como um usuário. Ele, assim como você, recebe diariamente e-mails fantásticos com promoções imperdíveis e resultados inacreditáveis. Em suma, muito lixo. Ao escrever o que ira aparecer na coluna ‘título’ do e-mail, evite palavras como grátis, promoção. Os filtros de spam já atingiram um nível em que sabem identificar estas táticas baratas.

E muitas vezes a única chance que você tem de cativar o leitor a clicar para ver o seu e-mail é através de um título instigante.

Adicionar a data depois do cabeçalho mantém o leitor informado sobre a validade da newsletter, já que nem sempre a mensagem é lida no mesmo dia em que for enviada. E pode evitar que o e-mail vá diretamente para a pasta de spams, pois adiciona um caráter informativo à newsletter.

Tratar o leitor de maneira pessoal, pelo nome, aumenta as chances de sucesso do informativo. Por mais que ele saiba que outros milhares receberam o mesmo texto, a palavrinha mágica depois do “Olá” faz uma grande diferença.

Codificar os acentos é uma medida preventiva bem-vinda.

Quando E Como Enviar

Mantenha a regularidade no envio. De preferência com intervalo de duas semanas entre uma e outra newsletter. Tanto para não saturar o leitor quanto para facilitar o seu trabalho em desenvolver um e-mail interessante. Outra vantagem é que os provedores que monitoram o envio de e-mails captam este padrão e entendem como envios legítimos.

O dia em que é feito o envio também influencia. Estudos apontam a terça e quarta-feira como os melhores dias e se possível, à tarde. E qual a lógica utilizada? Na segunda você tem os e-mails acumulados do final de semana para ler e ainda se programar para o restante da semana. Já na quinta e sexta a idéia do descanso semanal vai se avolumando e se for possível deixar algo para a semana seguinte isso é feito.

Configure o envio dos e-mails de maneira que não sejam enviados todos de uma só vez, pois isso aumenta as chances de serem tratados como spams.

Teste A Newsletter

Tenha o máximo possível de navegadores e clientes de e-mail para realizar os testes. Apesar de não haver tanta inconsistência de interpretação entre eles, já que a estrutura é bastante simples e utiliza tabelas é imprescindível que sejam feitos testes.

Para saber quais estilizações os clientes de e-mail suportam acesse o Guia de suporte CSS dos clientes de email (http://www.campaignmonitor.com/css/)

Além do código, teste a linkagem das imagens e textos e garanta que não haja erros de português.

Incentivando A Ação Do Usuário

O propósito de uma newsletter não é simplesmente informar, mas incentivar o leitor a visitar o site, agir. Por isso, os links devem sobressair do restante dos textos e imagens. Além da estilização diferenciada, o texto do link deve ter um verbo de ação e não cair no lugar comum “clique aqui”.

Conclusão

Trabalhar com newsletter não é uma tarefa fácil. Muito precisa ser aprendido ou desaprendido (no caso das tabelas para o layout). E todo o esforço vale a pena, pois você esta criando uma comunidade que pode ser a responsável por ganhos substanciais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

3 Responses

  1. Gostei muito da matéria!
    Mas eu gostaria de tirar uma dúvida que tenho a tempos… Já vi algumas newsletters com nomes diferentes da empresa, ou seja, a empresa se chama "ABC" o nome da newsletter pode ser "ABC news" ou outro que tenha a ver com o serviço da empresa. Isso é importante? Ou ainda, seria alguma estratégia de marketing para ter uma aproximação com o usuário?
    Não consegui achar nenhuma resposta para essa minha dúvida na web.
    Grata!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.

Dicas Para Criação De Newsletter

Uma forma eficaz para manter contato é através de newsletters. Veremos neste artigo considerações sobre a utilização desta, digamos, ferramenta. Dicas na criação do layout e envio.