Dicas Sobre Extensões Para Joomla

Sem dúvida, uma das razões da popularidade do Joomla é o considerável número de extensões disponíveis. São milhares delas para os mais variados fins e necessidades de um site. Há por trás disso toda uma comunidade envolvida e empenhada do desenvolvimento e aperfeiçoamento de funcionalidades para serem incorporadas aos projetos. A maioria, cerca de 90%, são distribuídas gratuitamente, enquanto outras são comerciais.

joomla

Tipo De Extensões Disponíveis

São cinco os tipos de extensões disponíveis:

  • Plugin: são os tipos mais avançados de extensão. Um exemplo de plugin são os editores de texto.
  • Componentes e Módulos: Os componentes são miniaplicativos, enquanto os módulos são utilizados principalmente para exibição. Um exemplo seria o componente Banners, onde você pode criar e administrar uma campanha de banner, e o módulo Banners, que vai exibir o banner. Em uma página você poderá ter vários módulos distribuídos, mas apenas um componente.
  • Idiomas: é possível instalar pacotes de idiomas no Joomla.
  • Modelos (Templates ou Temas): configuram a parte visual do site, como cores, gráficos e fontes.

Ao se interessar pela instalação de alguma extensão, sempre faça primeiro testes num ambiente simulado, utilizando servidor local. Desta forma você poderá experimentar todas as configurações, implicações e funcionalidades, sem comprometer um projeto. É sempre importante testar também o comportamento da extensão quando desinstalada. Não é incomum casos de extensões que nos testes funcionam perfeitamente, mas ao botá-las fora carregam consigo todo o site.

Verifique também se não há ocorrências relatadas para a extensão. Neste link você encontra uma lista de extensões que apresentam ou apresentaram algum tipo de vulnerabilidade. Além disso, jogue o nome também nos mecanismos de busca e pesquise por relatos ou opiniões sobre ela. Anote tudo, crie seu próprio banco de dados com textos, vídeos ou imagens que encontrar sobre as ferramentas que pretende instalar ou que já instalou. Anote também as configurações e parâmetros que precisam ser modificados após a instalação, o resultado de possíveis experiências e desempenho. É sempre interessante manter esse tipo de controle, até para não confiar muito na memória ou ter de ficar refazendo sempre os mesmos testes em todas as instalações.

Abaixo, algumas indicações de extensões que você pode instalar em seu site. Você encontrará outras com outros nomes, mas com a mesma função – aqui são somente exemplos:

Componentes Recomendados Para Joomla

JoomlaPack – Para realizar backup manual do seu site Joomla. Os backups, em arquivo zip, são organizados por data. Simples e prático, preserva desde extensões, até banco de dados e o próprio Joomla.

JCE – JCE é um editor WYSIWIG (O que você vê é o que você tem). Ele adiciona um conjunto de ferramentas ao seu Joomla que lhe dão o poder de criar o tipo de conteúdo que quiser, sem a necessidade de conhecer ou aprender HTML, XHTML, CSS.

Xmap – com este componente instalado, o mapa do site é gerado e atualizado automaticamente possibilitando que mecanismos de busca conheçam seu site por inteiro e em tempo real.

Artio JoomSEF e sh404SEF – componentes para Joomla que tornam as URLs amigáveis.

Módulos Recomendados Para Joomla

FlashMod – para inserir mídias flash em seu site.

J!Analytics – módulo que insere um código do Google Analytics nas páginas de um site.

Finalizo este artigo reiterando que o conteúdo é o fator mais importante de um projeto de site. As extensões acrescentam funcionalidades, mas devem ser usadas com moderação. E lembre-se:

  • Sempre teste as extensões antes de instalá-las. Instalar e desinstalar muitas extensões prejudica a performance do site.
  • Desinstale extensões que não estão sendo utilizadas.
  • Muitas extensões em uma página afetam o tempo de carregamento do site.
  • Mantenha-as sempre atualizadas.

Até a próxima

@Ednucci

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...