Dicas SEO Para Resultados Locais Do Google

Queres Que a Tua Empresa Apareça Nos Resultados Locais Do Google?

Fizemos um estudo comparativo de várias resultados locais do Google, para várias palavras chave e localidades. Publicamos um artigo sobre os Resultados Locais Da Pesquisa [Advogados Lisboa]. Agora, apresentamos algumas dicas SEO que consideramos importantes caso querias optimizar a listagem da tua empresa no Google Maps para os resultados locais do Google (resultados que aparecem no Google, quando pesquisamos uma palavra chave + localidade).

Resultados Locais do Google

Dicas SEO Para Os Resultados Locais Do Google

  • Adiciona a listagem da tua empresa ao Google Maps e valida a propriedade dessa listagem. É um passo importante e que ajuda a aumentar a confiança do Google na informação constante dessa listagem. É fundamental perceber que não há 1 único fator decisivo. Todos os fatores contribuem para o resultado final. Escrevemos um tutorial a explicar como é que se faz: Como Colocar A Tua Empresa No Google Maps
  • Adiciona o teu site a Diretórios do tipo páginas amarelas. Nos resultados locais, O Google baseia uma parte importante das citações neste tipo de Diretório. Não se trata dum Diretório de Sites. Trata-se dum Diretório onde podes incluir o nome, como título da listagem, a morada e o telefone da tua empresa. Escrevemos 2 artigos com listas de Diretórios Portugueses e Brasileiros: 25 Diretórios Portugueses Para Resultados Locais, 26 Diretórios Brasileiros Para Resultados Locais (a publicar no dia 28 de Abril de 2010).
  • Nos Diretórios do tipo páginas amarelas e na listagem no Google Maps, escolhe a categoria mais relevante ou, caso permitam mais do que 1 listagem, as categorias mais relevantes, tendo em conta as palavras chave que pretendes otimizar.
  • Adiciona a palavra chave principal no título dessas listagens. Se utilizares a tua firma para o título dessas listagens, será mais difícil. Utiliza o nome comercial da tua empresa, caso inclua essa palavra chave. Há quem considere também importante adicionar o local na listagem.
  • Adiciona as palavras chave secundárias na descrição das listagens dos diretórios do tipo páginas amarelas.
  • É importante que conste a cidade para a qual pretendemos optimizar os resultados locais, na morada da empresa, na listagem do Google Maps e na listagem nos Diretórios do tipo páginas amarelas. Vejo algumas moradas com o nome do bairro e não da cidade. E poderá ser vantajoso incluir a cidade na descrição da listagem.
  • O número de telefone é um fator importante na indexação e posicionamento nos resultados locais do Google. E, neste caso, um número de telefone que permita retirar informação sobre a localização geográfica do telefone. Todos sabemos da existência de indicativos de área geográfica. Uma empresa que pretende otimizar a sua listagem no Google Maps para uma determinada cidade deve incluir, quer na informação da listagem no Google Maps, quer na listagem dos diretórios do tipo páginas amarelas, um telefone com o indicativo dessa cidade.
  • É importante que não haja discrepâncias na informação que consta das várias listagens da tua empresa. A consistência dessa informação contribui para que o Google confie na exactidão dessa informação. O Google utiliza múltiplas citações diferentes e, no caso de fontes credíveis, o facto da informação ser a mesma, em relação ao nome da empresa, morada e telefone, assim como em relação aos produtos e / ou serviços, é um dos fatores que considero mais importantes para a indexação e posicionamento nos resultados locais do Google.
  • Já vimos nos vários artigos onde analisamos dados concretos que não é preciso ter website para aparecer nos resultados locais do Google. Mas, também verificamos casos de empresas posicionados no primeiro lugar com base apenas em citações do próprio website. A minha recomendação é que haja pelo menos uma página de contatos, onde deve constar o nome, morada e telefone da empresa, conforme adicionado nas várias listagens, quer no Google Maps, quer nos Diretórios do tipo páginas amarelas.
  • A citação do nome, morada e telefone da empresa em websites locais, que sejam autoritários para o Google, é um fator muito importante para obter um melhor posicionamento. Na análise que fizemos a casos concretos, vimos isso no caso das empresas citadas em Associações locais (e locais aqui identificamos com a localidade para a qual pretendemos optimizar a listagem). Para além de websites de Associações, destacamos websites de notícias e portais sobre uma determinada região geográfica.
  • A citação do nome, morada e telefone da empresa em Diretórios de Nicho e websites autoritários, cuja temática seja a mesma ou conexa às palavras chave que pretendes optimizar, é também um fator relevante.
  • Estas citações em websites locais ou de nicho não precisam de incluir um link para o website da tua empresa. Não sei até que ponto é que esse link poderá ajudar o posicionamento nos resultados locais do Google, mas não podemos esquecer os resultados orgânicos do Google e esse link será sempre bem vindo em termos de optimização para esses resultados orgânicos. Mas, se os links para o website da empresa tiverem qualquer impacto nos resultados locais do Google, presta especial atenção aos links de websites locais e de websites de nicho, que sejam autoritários. Penso que a relevância desses links será mais no sentido de credibilizar a informação sobre o nome, morada e telefone da tua empresa que consta no website da tua empresa.
  • O Google dá importância às críticas, revisões ou resenhas dos visitantes sobre a tua empresa, quer na listagem da tua empresa no Google Maps, quer nos Diretórios que permitem esses comentários. E isso inclui o rating atribuído pelos visitantes. É mais um fator a ter em conta. Parece que a quantidade de comentários é mais importante do que o rating, seja positivo ou negativo.

Série de artigos sobre os Resultados Locais Do Google:

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11 Responses

  1. Andava há que tempos à procura disto muito obrigado, apenas uma dúvida que se calhar pertencia melhor ao artigo sobre como listar a empresa no gmaps mas de qualquer forma aqui vai. Imaginando que uma empresa criada com o nome X deixa de existir e que um novo registo com o mesmo nome é efectuado, alguma maneira de removar do gmaps a empresa anterior sendo que não tenho dados alguns sobre a mesma? Alguma sugestão?

    Parabéns pelo artigo 

  2. Para se obter um bom ranking nos buscadores, precisa-se ser analizado vários itens no site, entre eles:
    – Título
    – Descrição
    – Palavras Chaves
    – Textos em H1 e H2
    – Imagens com alt=NOME DA IMAGEM
    – Frequência de atualização de conteúdo
    – Volume de conteúdo
    – Links externos
    – Nomes dados às páginas
    – Quantidade de lugares que seu site encontra-se cadastrado

    Por isso a demora para se começar a ter resultados positivos, é um trabalho constante que tem que ser acompanhado quase que diariamente.

    Se precisar da contratação deste tipo de serviço entre em contato conosco pelo nosso site:
    http://www.leandrotoricelli.com.br

  3. Excelente artigo; nunca tinha considerado a importância de incluir um número de telefone correspondente aos resultados locais em que se procura aparecer. Faz todo o sentido! A lista de directórios locais também será útil; bem haja!

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