6 Erros Que Você Deve Evitar Na Sua Loja Virtual

“Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros”.

A ideia da frase acima deve sempre ser levada em conta na hora de começar seu negócio na web. Todo mundo quer vender algo na internet, são muitos os atrativos para um comércio assim: não exige espaço físico nem estoques, é rápido, parece fácil, menor número de funcionários, é seguro, menos despesas, etc., etc.

As diferenças entre um negócio com portas abertas e uma loja virtual são muitas. Começa pela abordagem ao cliente, passando pelas constantes atualizações na loja virtual (a velocidade dos avanços tecnológicos sempre surpreende) e tipo de marketing.

Esse é um dos principais problemas dos iniciantes: geralmente eles conhecem bem o seu ramo de negócios, mas pouco sobre e-commerce e ferramentas web e acabam criando algo amador ou deixando seu projeto nas mãos de curiosos. O resultado é desilusão e decepção – seguido de prejuízos. Invariavelmente.

loja virtual

Veja aqui alguns dos erros mais comuns:

  • Registrar o domínio com nome, sobrenome ou algo difícil de memorizar. Ao definir qual será o nome do seu domínio, procure por algo relacionado com seu tipo de negócio, com seu ramo de atuação.
  • Contratar uma hospedagem para o site levando em conta apenas o valor. Se você não tem intimidade com assuntos relacionados a servidores, saiba que não são todos iguais. Há muita diferença na qualidade do serviço prestado de uma empresa para outra. Da mesma forma que um valor baixo ou uma empresa desconhecida não significa necessariamente baixa qualidade, um valor alto ou empresa de renome não assegura tranquilidade no serviço contratado. A melhor forma de escolha ainda é a pesquisa, além de indicações de pessoas conhecidas. Busque na web por informações e opiniões sobre as empresas de hospedagem e veja se elas mantêm um bom sistema de atendimento ao cliente; no caso de reclamações, observe se responderam e resolveram rapidamente as questões. Cerque-se de todas as informações possíveis antes de fechar algum contrato. Para você ter uma ideia da importância de um bom servidor, lembre-se de que nada adiantará investir na qualidade do site em termos de otimização, design, conteúdo, segurança e marketing se ele não estiver no ar ou se a conexão apresentar lentidão. O cliente foge mesmo.
  • Só o fato de você registrar seu domínio, criar o site e jogá-lo na web não irá lhe trazer visitas. Você até terá algumas visitas se utilizar uma ou outra forma de anúncio, mas o que precisa mesmo é de estratégias SEO. Aqui no Webmaster você encontrará algumas dicas sobre o assunto ou então contrate um especialista.
  • Não elaborar plano de marketing (SEM). Tudo deve ser determinado desde o começo do projeto do site. Qual seu público alvo, como será feito o atendimento, entregas, garantias, etc. Quais as formas de divulgação, penetração nas redes sociais, estudo da concorrência. Se for pra fazer, faça bem feito. Busque pelo profissionalismo.
  • Não dar atenção à manutenção do site. Acompanhamento constante das visitas, das campanhas, das atualizações. Investigue e corrija falhas, pontos negativos, mau aproveitamento, etc.
  • Encher o site de geringonças visuais. Procure ser objetivo, claro, demonstre seriedade e tente arrebanhar confiança. Só um layout cheio de gadgets “da moda” não convencerá ninguém.

A maioria das pequenas e médias empresas não dá a devida importância ao comércio virtual. Ainda não se deram conta do potencial dos clientes online e dos resultados que um bom site pode lhes trazer além do lucro nas vendas.

O site irá representar sua empresa – cuide bem dele. Ele trará, além do resultado financeiro das vendas, uma imagem de maior confiança e respeito para o seu trabalho. Manter uma boa qualidade na sua página virtual refletirá na consciência das pessoas sobre sua marca.

Se você já deu inicio ao projeto, mas esbarrou em algumas das enunciações acima, não perca seu tempo procurando justificativas. Vá atrás das soluções.

Até a próxima.

@Ednucci

Be Sociable, Share!

1 Comentários

  1. Muito bom!
    Estou montando minha loja online.
    Seguindo essas dicas seus riscos serão menores.

Participa! Comenta...