webmaster

Free Software – Open Source Software

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Free Software – Open Source Software

Hoje, o Microsoft Hosting Days acontece em Lisboa. É um evento comercial da Microsoft, embora seja apresentado como um seminário, que pretende ajudar as empresas de hosting a desenvolver os seus negócios, com o Windows Server 2008 e restante tecnologia Microsoft. Recebi vários emails da Microsoft para comparecer no evento. E até um telefonema. Infelizmente, não vou poder estar presente. Vou perder a valiosa ajuda da Microsoft. Mas, prefiro ocupar o meu tempo a escrever sobre Free Software.

Free em inglês tem significados diferentes. Tanto significa livre como grátis. No caso do free software, não é software grátis. É software livre! E essa liberdade é a liberdade do utilizador de copiar, estudar, modificar e distribuir o software.

Free software e open source não são sinónimos. No primeiro caso, trata-se dum movimento social que defende determinados princípios e valores, especialmente a liberdade do utilizador do software. No segundo caso, trata-se dum modelo de desenvolvimento de software, baseado na abertura e partilha do código fonte e na colaboração ao nível da comunidade para o seu desenvolvimento. O software livre é open source. Mas, nem todo o software open source é software livre. Para o contexto deste artigo, não vou diferenciar entre free software e software open source.

Qual é a importância do free software ou open source software, para cada um de nós? Eu instalei o WordPress. Estudei o código fonte do software. Alterei-o. Criei um tema para este site. Adaptei o software às minhas necessidades. Instalei vários plugins criados por outros utilizadores. Estou a desenvolver um theme para WordPress que vamos distribuir aqui neste site. Esse theme vai poder ser modificado. Os respectivos utilizadores vão poder adaptá-lo às respectivas necessidades. Isto é liberdade. A liberdade de estudar o software. De alterá-lo. De distribui-lo. De criar obras derivadas. De distribuí-las.

Quantos de vocês utilizam WordPress? Quantas vezes é que já instalaram um plugin? Quem utiliza Joomla? Quantas vezes é que instalaram uma extensão? Eu utilizo Free Software. Consciente. E grato!

Sou uma pessoa realista e pragmática. Não advogo a eliminação dos monopólios temporários que protegem direitos de autores e propriedades intelectuais. Apenas defendo a liberdade das pessoas e das empresas de optarem por um modelo de negócio free software ou open source. E defendo essas empresas e pessoas dos ataques de que são vítimas da parte de alguns monopólios económicos, que limitam a liberdade de concorrência, criam obstáculos à inovação e à evolução tecnológica, prejudicam os interesses dos consumidores, contribuem para uma distribuição desigual da riqueza e consequentemente para uma degradação da paz social.

Quem é que quer ser rico num mundo violento? Quem é que quer ser rico na Venezuela? Quem é que quer ser rico num país africano, onde a esperança média de vida anda pelos 40 anos?

Quando toda a comunidade tem acesso ao código fonte e colabora na procura de soluções para os problemas que existem no desenvolvimento de determinado software, o número de caminhos que são percorridos para solucionar o problema é mais diversificado e maior do que quando esse desenvolvimento está circunscrito a um número reduzido de programadores. Também é mais fácil encontrar mais utilizações e aplicações para um determinado software, quando o desenvolvimento é efectuado ao nível duma comunidade diversificada, com ideias e interesses diferentes, do que ao nível de empregados-programadores, cuja atenção está focada numa determinada aplicação comercial do software. O modelo de desenvolvimento de software open source é mais poderoso, mais criativo, mais eficaz do que o modelo de desenvolvimento de software proprietário.

Várias empresas conhecidas utilizam o modelo do free software ou do open source para distribuir produtos (Red Hat, Canonical, entre outras). Ganham dinheiro na manutenção, personalização, suporte e formação. Podem ganhar menos dinheiro do que a Microsoft ou outras empresas que apostam no modelo de software proprietário. Mas, não podemos menosprezar a riqueza gerada por essas comunidades de free software ou de open source software.

A União Europeia mandou elaborar um estudo sobre o impacto económico do software open source, cujas conclusões gostaria de partilhar convosco:

O estudo chama-se “Economic impact of open source software on innovation and the competitiveness of the Information and Communication Technologies (ICT) sector in the EU”

Algumas Conclusões:

  • Para criar o software open source que está agora disponível, as empresas teriam que investir 12 bilhões de Eur. Este valor tem duplicado a cada 18-24 meses.
  • O software open source representa no mínimo 131000 anos de trabalho. Uma parte substancial deste trabalho é voluntário. Representa 800 milhões de Eur anuais.
  • Empresas, que investiram 1.2 bilhões de Euros no desenvolvimento de software open source, empregam 565000 empregados e facturam 263 bilhões de Eur anuais.
  • O software open source representa uma poupança de 36% de investimento em investigação e desenvolvimento de software, que pode ser aplicado em mais inovação.
  • O aumento do investimento em open source software comparativamente com software proprietário de 20% para 40% poderá aumentar o produto interno bruto da EU em 0.1%, sem incluir os benefícios para a própria indústria ICT (Information and Communication Technologies).

Não sou contra software proprietário. Não sou contra os direitos de autor e a propriedade industrial. Temos dezenas de marcas. Protegemos as nossas marcas. Mas, não tolero quem agride o software livre e o software open source. Porque sou grato. Porque o software open source é importante para a inovação e a evolução tecnológicas. Porque sou independente.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.

Free Software – Open Source Software

Fress software e software open source. Vantagens do modelo de desenvolvimento do software open source. Impacto económico do software open source na economia europeia. Defesa do free software e open source.