Gerenciar Banners Com O OpenX (phpAdsNew)

Na matéria de hoje estaremos falando sobre o popular sistema de gerenciamento de banners: phpAdsNew (já foi conhecido como Openads, hoje seu nome mudou para OpenX).

Quem trabalha gerenciando e administrando web sites, sabe que existe uma diferença muito grande entre um sistema básico (o que mais encontramos pro aí) e um sistema robusto.

Hoje apresentaremos algumas particularidades deste sistema e falaremos um pouco sobre sua estrutura.

Até para facilitar e aumentar seus conhecimentos sobre esta poderosa ferramenta, dividiremos a matéria em 2 partes, ok?

openx

História Sobre As Antigas Versões

Como dizíamos anteriormente, nas suas primeiras gerações o OpenX se chamou phpAdsNews e OpenAds.

Nesta época eles ganharam muita popularidade, pois com alguns cliques pessoas com conhecimento mínimo de internet pudessem administrar campanhas de publicitárias com bastante facilidade.

O que marcou nos Projetos é que eles simplesmente podiam gerenciar um ou mais sites com diversos formatos de anúncios (o que atraiu bastante empresas).

Acredito que o que mais impressionou os internautas, foi a capacidade de modificar banners em Flash, de forma a inserir no próprio SWF o código de rastreamento de impressões e de cliques.

Ele também trabalhou com rastreamento de cliques em banners de terceiros (ex.: Google AdSense).

E Sobre A Nova Versão? O OpenX

A terceira e atual geração do programa vem com o nome de OpenX, mantendo as características da versão anterior, sem esquecer de apresentar ao Usuário melhorias no gerenciamento dos anúncios e no desempenho do programa como um todo.

Foram feitas diversas implementações (entre elas o sistema de cache e a criação do conceito de agências).

Apesar de ter uma estrutura poderosa, a interface é um pouco lenta, mas não chega a atrapalhar o uso do Sistema.

O OpenX trabalha com todos os formatos padronizados de banner (tipos de mídia, tamanhos, etc), e permite a criação e personalização de novos tipos.

Ele possui recurso para emitir relatórios periódicos para os anunciantes acompanharem o desempenho de suas campanhas, e conta com estatísticas e relatórios bem completos, que poderão servir de base para decisões futuras acerca dos anúncios.

Conta também com um sistema de “contabilidade”, que calcula comissões a pagar para editores, bem como calcula custos de campanhas para os anunciantes, mas eu não cheguei a entrar nessas particularidades do sistema, nesses anos que já o utilizo.

Apesar de ser um programa extremamente poderoso e útil, o OpenX é gratuito, e não requer nenhum recurso absurdo do servidor de hospedagem. Definitivamente, vale a tentativa e o tempo inicialmente gasto no aprendizado do programa.

Download Do OpenX

Agora que você já conhece um pouco sobre esta solução, que tal conhecê-lo na prática?

Visite o site oficial e saiba mais sobre o OpenX a visitar o site oficial do OpenX.

Na próxima matéria falaremos mais sobre esta solução.

Falaremos sobre sua instalação e configurações a serem executadas no Servidor.

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...