Guia WordPress 3 Parte 3 – Temas, Plugins E Ferramentas

Olá caros leitores!

O novo WordPress ficou mais bonito e mais fácil de ser gerenciado. Apesar de alguns recursos retirados, temos grandes novidades. E nesse artigo você conhecerá alguns desses novos recursos, além de ter toda a área de gerenciamento dos Temas, Plug-ins e Ferramentas bem detalhados.

Alguns dos recursos do WordPress 3.0 apenas serão apresentados aqui e detalhados mais a fundo em outros artigos desse série. Isso se deve à quantidade de itens e opções disponíveis e como o objetivo é você ter o total conhecimento do CMS, essa foi a melhor decisão.

Espero que você possa aproveitar cada detalhe revelado nesse novo e fantástico gerenciador de blogs e sites. :D

Aparência

Para começar, vamos analisar o bloco ‘Aparência’:

Levando em consideração em que ambas as versões o tema padrão está aplicado, temos alguns detalhes bem interessantes:

  • A opção ‘Personalizar cabeçalho’ da versão 2.9 apenas permitia mudar as cores no tema padrão. Na nova versão o ‘Cabeçalho’ é um recurso que permite configurar uma imagem ao cabeçalho do site;
  • A opção ‘Fundo’ permite adicionar um fundo personalizado ao WordPress, podendo ser uma imagem ou ainda alguma cor personalizada. Mas essa opção só terá efeito em temas que tenham sua programação voltada a isso;
  • Foi adicionado o recurso ‘Menus’ que permite adicionar/alterar menus sem a necessidade de plug-ins no seu WordPress, desde que o tema tenha o devido suporte. Ainda é possível adicionar o widget ‘Menu personalizado’ que adiciona um menu à qualquer barra lateral de forma rápida e fácil. Aliás esse é o único widget nativo é a única novidade nesse sentido;
  • A opção ‘Adicionar novos temas’ da versão 2.9 foi incorporada à opção ‘Temas’ como uma aba auxiliar na nova versão, conforme mostra a figura a seguir:

Para instalar os temas é o mesmo processo que a versão anterior. Mudou apenas o local da área de gerenciamento e um pouco mais de segurança, como você verá nos próximos artigos, onde também conheceremos mais sobre o recurso Cabeçalho e os Menus.

Plug-ins

Vamos fazer uma do bloco ‘Plugins’:

Ambos continuam a mesma coisa, exceto pela mudança do nome na opção ‘Instalados’ para ‘Plugins’, mas que se resume apenas ao nome mesmo, pois a área de gerenciamento continua a mesma coisa, exceto por outro nome:

Conseguiu identificar onde está a mudança no nome? Ela ajudou um pouco na estética não acha?

Somente a área de instalação dos plug-ins, localizada na opção ‘Adicionar novo’ sofreu algumas mudanças:

Repare que foi retirada a coluna ‘Ações’ que só tinha a opção ‘Instalar’ e foi adicionada uma espécie de ação rápida em baixo do nome do plug-in, que agora não é mais um hiperlink, com duas opções:

  • Detalhes: tem o mesmo comportamento que a ação ‘Instalar’ da versão 2.9, ou seja, abre uma caixa com informações sobre o plug-in, inclusive com opção de instalação;
  • Instalar agora: instala rapidamente o plug-in listado sem maiores enrolações. É solicitada uma confirmação antes:

Ferramentas

O bloco ‘Ferramentas’ foi bastante comentado no último artigo, pois provavelmente sofreu as maiores mudanças nessa nova versão:

  • Foi removida a opção ‘Turbo’ na versão 3.0;
  • O ‘Conversor de categorias e tags’ foi transferido da opção ‘Importar’ para Ferramentas;
  • A opção ‘Atualizar’ foi transferida para o bloco ‘Painel’;

Na verdade esses três pontos já foram mostrados na última parte. Mas ainda há mais novidades, como por exemplo, na opção ‘Importar’:

Nenhuma dessas ferramentas está efetivamente instalada. Há somente o nome em forma de hiperlink, que clicado irá abrir uma caixa do mesmo tipo é encontrado nos plug-ins. Na verdade os importadores agora se tornaram plug-ins. Nessa nova caixa basta clicar em ‘Instalar Agora’:

Depois de instalada basta clicar em ‘Ativar o plugin e importar’:

Agora sim você poder importar para o WordPress como antigamente:

Ainda dentro de ‘Ferramentas -> Importar’ existe um hiperlink que permite pesquisar mais opções de importadores para o seu WordPress. Para isso basta clicar em ‘pesquise no diretório de plugins’ e com isso será gerado automaticamente uma lista de plug-ins do tipo ‘importer’ dentro da área ‘Plugins -> Adicionar novo’:

Já em ‘Ferramentas -> Exportar’ são apresentadas muitas mais filtros para gerar os arquivos de exportação WXR do WordPress:

Agora você pode definir a data inicial ou final do conteúdo que deseja exportar, os autores específicos, as categorias, tipo de conteúdo e status.

Na versão anterior você apenas tinha a opção de escolher algum autor específico. Depois de escolher os filtros de sua preferencia basta fazer download do arquivo XML e importa-lo para dentro de outro blog, tal como era feito na versão anterior.

Editor

O editor, que é uma opção tanto para o bloco ‘Aparência’ quanto para o bloco ‘Plugins’, também sofreu um pequeno upgrade bem interessante: agora é possível você utilizar a tecla ‘TAB’ pra fazer a indentação/endentação do código.

Parece uma mudança sem sentido, mas para quem já usou o editor nas versões anteriores do WordPress sabe que isso faz uma grande diferença.

Capitulação

E para finalizar esse artigo vou falar de outra adição ao WordPress que realmente não faz sentido. Talvez para nós, mas para o autor isso é de suma importância, tanto que gerou até algumas polêmicas pela internet.

Estou falando da função capital_P_dangit(), que corrige a grafia de ‘WordPress’ com ‘p‘ minúsculo para ‘WordPress’ com o ‘P’ maiúsculo. Ou seja, não adiante tentar escrever errado que o WordPress te obriga a escrever corretamente. :D

Enfim, tem algumas coisas que foram adicionadas e que realmente não fazem sentido. :D

Assim chegou ao fim mais um artigo sobre esse fantástico CMS em sua nova versão.

Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio pode utilizar os comentários.

Fiquem na paz e até a próxima.

Be Sociable, Share!

2 Comentários

  1. Excelente artigo com muito pormenor como já nos tem habituado.
    Com estes artigos só não aprende quem não quer.
    Continuação do excelente trabalho

  2. Lindomar Goking

    Olá Bruno,

    obrigado pelo comentário. Esperamos melhorar a cada dia mais e esse feedback é muito importante para nós.

    Abraço

Participa! Comenta...