webmaster

Guia WordPress 3 Parte12 – Plugins Posts Personalizados E Novas Taxonomias 4

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Guia WordPress 3 Parte12 – Plugins Posts Personalizados E Novas Taxonomias 4

Olá caros leitores!

Nesse artigo iremos continuar a tratar sobre o plug-in Custom Post Type UI, mas não de forma direta, pois os assuntos aqui tratados poderão ser aplicados em outros e também na programação dos Posts Personalizados e Novas Taxonomias.

As Melhores Práticas E Orientações Úteis Para Definir Os Nomes

O novo recurso disponível no WordPress 3 pode ser bem útil, mas isso vai depender da necessidade do site ou blog, pois a sua implantação vai demandar planejamento e organização, inclusive na escolha dos nomes para os posts personalizados e novas taxonomias.

E estou me referindo a pelo menos dois nomes para cada item: o próprio nome do post personalizado ou taxonomia, que será referenciada no banco de dados e o nome que será exibido ao público do site.

Para o nome que será exibido para o público procure defini-lo de forma que não haja “confusão” aos leitores ou mesmo administradores do site. Vou mostrar um pequeno exemplo disso, através da seguinte estrutura:

  • Post Personalizado: Anúncio;
  • Taxonomias para Anúncio: Classificados, Carros, Imóveis, Empregos;

Nesse caso, onde estaria a taxonomia para os ‘Classificados’? Não seria melhor criar outro post personalizado chamado ‘Classificados’ e então atribuir as taxonomias corretas a ele? Será que essa é realmente a melhor forma de classificação para o site?

Essa estrutura poderia até ser utilizada, mas deveria ficar de forma clara para os leitores e usuários e não deixa-los como “cego num tiroteio”. Procure entender, organizar, rabiscar e definir toda a estrutura da melhor forma possível e assim você, seus leitores e usuários terão uma vida mais feliz. 😀

Outro item importante é o nome do próprio post personalizado ou nova taxonomia, aquele de preenchimento obrigatório:

O próprio WordPress sugere que seja utilizado um prefixo para esse nome, pois assim sua identificação será melhor e ainda evita conflitos com outros nomes que poderão ser utilizados em temas e plug-ins.

Procure criar um prefixo exclusivo, que seja usado e conhecido somente por você. Veja o exemplo:

  • lindomar_filmes: Filmes de Lindomar;
  • temax_filmes: Filmes do Tema X;
  • pluginx_filmes: Filmes do Plug-in X;

Assim, numa mesma instalação do WordPress, poderão ser adicionados utilizados sem que os três entrem em conflito.

Mas tenha cuidado com duas coisas:

  1. O nome total não pode passar de 20 caracteres devido à limitação do banco de dados por causa do tipo de campo;
  2. Não use o Prefixo das Tabelas, definido na instalação, que por padrão é o ‘wp_’:

Visualizar os Posts Personalizados e Novas Taxonomias no Tema

Se você já definiu seus posts personalizados e taxonomias, fez o cadastro de todos eles de forma correta, adicionou o conteúdo, mas eles simplesmente não aparecem no seu tema, chegou a hora de resolver esse problema.

Infelizmente o plug-in Custom Post Type UI não controla com eficácia e nem permite a personalização da exibição dos posts personalizados e das novas taxonomias no tema de forma automática, sendo necessário uma intervenção no código-fonte do WordPress.

Esse pode ser o preço que você terá de “pagar” ao utilizar esse recurso: conhecer um pouco de programação de temas do WordPress. Nesse guia irei apresentar apenas o básico sobre esse assunto, mas acredite, você pode muito mais! Procure por outros artigos no Webmaster.pt e veja do que estou falando.

Antes de entrar na parte da programação, será necessária uma pequena aulinha teórica. 😀

Como você já deve saber, toda a informação inserida no WordPress é armazenada no Banco de Dados definido na instalação. Podemos dizer que o nosso amado CMS faz uma espécie de ponte entre o usuário e o banco de dados e todas as informações são exibidas conforme definidas na programação de cada arquivo de tema.

Isso é uma coisa que precisa ficar bem clara antes de continuar. Qualquer dúvida, leia o artigo Temas do WordPress para tirar suas dúvidas. Se ainda restar alguma, pode utilizar os comentários que iremos te ajudar.

Sendo os posts personalizados e as novas taxonomias uma “coisa desconhecida” para o WordPress, vai ser necessário que você “mostre” ao CMS e informe o local onde eles serão exibidos.

É claro que, antes de tudo, você deverá analisar muito bem a situação e o que é cada item. Vamos aproveitar e fazer isso então utilizando o tema padrão com a seguinte estrutura:

  1. Post Personalizado ‘Classificados’;

  1. Taxonomia ‘Carros’ do tipo sem hierarquia atribuída à ‘Classificados’ e ‘Posts’;

  1. Widget Nuvem de tags com a Taxonomia ‘Carros’ adicionada ao tema;

Vale lembrar que ‘Carros’ só está sendo visualizada na Nuvem de tags porque foi atribuída aos ‘Posts’ do WordPress;

  1. Foram criadas quatro entradas, duas para cada tipo de conteúdo:
  • Novo Carro Ford é Lançado, do tipo ‘Post’, Taxonomia ‘Carros’ com a tag ‘Ford’ e Categoria ‘Notícias’;
  • Vendo Carro Novo, do tipo ‘Classificados’ e Taxonomia ‘Carros’ com a tag ‘Fiat’;
  • Vendo Carro Ford Novo, do tipo ‘Classificados’ e Taxonomia ‘Carros’ com a tag ‘Ford’;
  • Feirão de Carros Começa Amanhã, do tipo ‘Post’, Categoria ‘Notícias’ e Nenhuma tag de post;
  1. Agora podemos ver o que acontece de acordo com o tipo de visualização solicitada pelo visitante.

No primeiro caso quando a tag ‘Ford’ for clicada, nós temas a URL ‘http://meusite.com/?carros=ford’ como link permanente e a seguinte informação na tela:

Daí nós podemos concluir que:

  1. É uma página com o arquivo do blog da taxonomia ‘Carros’;
  2. A primeira entrada é o ‘Classificados’, porém isso não é informado de forma explícita, como na segunda entrada, que é o ‘Post’, pois está publicada na categoria ‘Notícias’.

Nesse caso será necessário editar o arquivo de tema responsável em mostrar o arquivo do blog para assim exibir as informações completas para as entradas de ‘Classificados’.

Analisando cada entrada de forma individual, ainda temos:

Repare que os ‘Classificados’ não “enxergam’ os ‘Posts’ e vice-versa na paginação:

Além disso, a informação é exibida de maneira completa apenas nos ‘Posts’. Nesse caso, a alteração deverá ser feita no arquivo do tema responsável em exibir as informações de cada entrada individualmente.

E por último vamos analisar a página principal do blog:

Repare que somente os ‘Posts’ são visualizados. Aqui já será necessário fazer a modificação em outro arquivo do tema, responsável em mostrar as informações na página principal.

Com esse exemplo você aprendeu duas coisas:

  1. É necessário saber exatamente o local onde serão exibidos os posts personalizados e as novas taxonomias, sendo necessário conhecer um pouco de programação de temas do WordPress;
  2. É possível exibir as informações dos posts personalizados sem a necessidade de programação, dependendo claro, de como toda a estrutura do blog/site está organizada;

Ciente das dificuldades e da análise que deverá ser feita, podemos partir para o próximo passo, mas somente no próximo artigo.

Antes de terminar quero pedir para aqueles que chegaram aqui e nada entenderam: antes de fazer perguntas nos comentários, tenha a certeza de ter feito a leitura do artigo com bastante atenção, pois são muitas informações que precisam ser assimiladas.

E se caso ainda persistam dúvidas, esteja a vontade nos comentários. Aproveite e deixe sua sugestão, elogio ou crítica.

Fiquem na paz e até a próxima.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.