webmaster

Joomla – Hierarquia de Arquivos

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Joomla – Hierarquia de Arquivos

Artigo Da Série > Nataneal Fornel Ensina Joomla

Joomla é um CMS bastante flexível e potente que pode ser utilizado na verdade para uma enorme variedade de sites tais quais: e-commerce, blogs, portais, sites corporativos enfim uma grande variedade. O Joomla nasceu do projeto chamado Mambo, depois que líderes do projeto Mambo dividiram-se para desenvolver um novo CMS no qual nomearam de Joomla.

Joomla Front

Por ser bastante flexível o Joomla é mais difícil de utilizar do que um blog como o WordPress. Mas, desvendando alguns segredos e conhecendo a estrutura utilizada tudo fica muito mais fácil.

Para entender como o Joomla funciona, primeiro vamos falar do conteúdo. Um conteúdo no Joomla significa um artigo, uma postagem de blog (se for isso que você pretende) ou qualquer outro texto/conteúdo escrito que vai ser publicado.

O conteúdo do Joomla é organizado em uma hierarquia de três níveis: Seção, Categorias e Conteúdos.

hierarquia

Lembre-se bem disso quando for planejar seu site com Joomla, é altamente recomendado que você planeje bem isso antes de começar seu site para que assim não tenha que passar por futuros problemas de reorganização. Fora esses três níveis há também o conteúdo estático que serve como documentação se você tiver um texto com “política de privacidade”, “Sobre a Empresa” ou outro texto que não precisa ser modificado ou gerenciado.

Que tal fazermos um planejamento de um site FICTICIO apenas com intuito de aprendizado? No exemplo abaixo, estarei criando parte da organização de um Portal de Noticias.

Organização

Podemos considerar a seção como tema abrangente. Dependendo do conteúdo geral do seu site você pode criar uma seção para Blogs, ou ser mais específico e criar uma seção de Tecnologia. Dentro deste tema abrangente você terá alguns assuntos específicos e isto pode ser representado pela categoria. Vamos utilizar o exemplo da seção de Tecnologia, abaixo dela poderíamos criar uma categoria de Notebooks, Sites e Celulares. Serão três categorias dentro de uma seção. Por último, o conteúdo será o texto a ser escrito e publicado.

Organização

Esta é a forma que você vai gerenciar os textos escritos no Joomla. Esta divisão é utilizada para uma boa navegação do site e também para definir parâmetros de acesso ou estilo específico para cada seção.

Organizando esta hierarquia você vai poder utilizar bem os recursos disponíveis do Joomla definindo:

  1. Políticas de acesso;
  2. Estilos de visualização;
  3. Recursos extras disponíveis;
  4. Feeds individuais ou agregados;

Além de vários outros parâmetros.
Acesse o site www.hostingportugal.pt e veja como foi realizada a estrutura do site utilizando seções e categorias. Bem pessoal nosso artigo explicando um pouco mais sobre o Joomla termina por aqui. Em nosso próximo artigo estaremos aprendendo um pouco sobre o esquema de menús do Joomla. Não deixem de conferir. Caso tenham algum problema estejam verificando novamente os itens aqui descritos e caso tenham alguma dúvida favor entrar em contato através dos comentários ou se preferir envie-nos um email que estaremos entrando em contato o mais rápido possível.

Até a próxima.

Artigo Da Série > Nataneal Fornel Ensina Joomla

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

5 Responses

  1. Legal este post. Tenho estudado bastante sobre joomla. Na minha opinião, o melhor CMS.

    1. Obrigado. O Natanel Fornel é o autor dessa série sobre Joomla. Em Portugal, o Joomla é o CMS mais utilizado para sites. O WordPress é rei dos blogs. Mas, internacionalmente, o Drupal também ganha muitos prémios. Eu acho que é fantástico ter todas essas opções. Obrigado pela tua participação no blog.

  2. Sou Brasileiro aqui existem vários tutoriais para joomla, comecei a ler o seu tutu agora, mas pelo que deu para perceber até o momento é bem claro e muito bem explicado, irei contunuar lendo, parabens pela iniciativa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.