Joomla – Menu – Favoritos Web – Parte3

Olá, sejam bem vindos a mais um artigo sobre Joomla.

Hoje estaremos encerrando a serie de 3 artigos sobre Itens de Menu – Favoritos Web. Em nossos artigos passados estivemos aprendendo um pouco mais sobre a funcionalidade, criação e configuração de tal item.

Apenas para relembrar, já vimos como criar uma Categoria de Favorito Web, Um site de Favorito Web, Exibição de Categorias e também a exibição de uma determinada categoria. Hoje estaremos finalizando tal item ensinando como inserir  um formulário para que todos os membros de seu site possam lhe enviar sugestões de sites que julgam importantes para exibição do site !!

Algo que é muito importante deixar claro desde já é que tal item funciona apenas para usuários registrados (veremos sobre isso mais abaixo).

Então vamos ao que realmente nos interessa,

1.- Executamos o WampServer

2.- Abrimos o browser (o de sua preferência) e digitamos http://localhost/nomedapasta/administrator , no caso do nosso artigo nós atribuímos a pasta o nome de Joomla ficando então http://localhost/joomla/administrator.  Faça o login normalmente, chegando até o painel administrativo.

3.- Em nosso Painel de Controlo iremos fazer tal qual já vimos em nossos  artigos anteriores,  iremos fazer o seguinte, clicar sobre Menus -> Itens de Menú -> Novo e selecionaremos a opção Hiperligação Interna -> Favoritos Web  -> Favorito Web -> Disposição de envio de Favoritos conforme na imagem abaixo.

4.- Chegaremos até o item de menu que é igual aos outros que já vimos anteriormente. Apenas para nosso exemplo , estarei  inserindo o Titulo de Disposição de envio de Favoritos e Alternativo de dispocicao-de-envio-de-favoritos conforme imagem abaixo:

OBSERVAÇÃOAqui há algo muito importante que se não realizarmos teremos problemas na execução de tal item de menu. Tal item de Disposição de envio de favoritos apenas funcionará corretamente se ele estiver disponível apenas para usuários registrados.
Mas porque isso ? Bem, todos sabemos que pela internet rondam milhões de “sistemas” que espalham SPANS, Publicidade, etc.. e obviamente isso não é nada bom para o seu site/blog ou para o site de seus clientes. Pensando nisso a equipe de desenvolvimento do Joomla inseriu essa obrigação para o funcionamento.

Assim que antes de passarmos para as configurações dos parâmetros teremos que configurar o  Nivel de acesso  marcando a opção Registrado conforme vemos na imagem abaixo:

Terminando as configurações dos detalhes, passaremos para as configurações de Parâmetros. Tal item de menu não possui configuração de Parâmetros Básicos então iremos passar diretamente para as configurações de Parâmetros de Componente.

5.- Dentro das configurações de Parâmetros de Componente encontraremos os seguintes itens:

Descrição:  Se será exibida a descrição ou não do Favorito Web.

Texto em Favoritos Web: Texto que será exibido na página principal do Favorito Web. Costuma-se inserir uma descrição sobre o que o membro / visitante poderá encontrar entre as categorias.

Acessos: Se será exibido um “contador” de acessos

Descrição das hiperligações: Se deseja exibir as descrições das hiperligações (configuradas no momento do cadastro dos sites )

Outras Categorias: Se deseja exibir outras categorias além da selecionada

Cabeçalho da Tabela: Se será exibido um cabeçalho contendo os títulos das colunas em exibição

Alvo:  Selecione onde deseja que a hiperligação seja aberta ao clicar sobre ela.

Ícone: Icone para definir tal item de menu.

Após inseridas todas as informações conforme nossa necessidade iremos salvar nosso novo item de Menu  clicando no botão Salvar que se encontra no canto Superior Direito (como já vimos inúmeras vezes).

Vejamos como ficou ?  Para isso iremos até nosso Front End e realizaremos o login para termos acesso ao nosso item de menu. Lembrando que o login é necessário já que selecionamos a opção registrado nas configurações dos detalhes de tal item de menu.

Tendo realizado o login você terá um formulário exatamente igual ao abaixo:

Nome:  Nome de exibição de tal favorito (tal nome será o exibido na listagem de favoritos web)

Categoria: Selecione uma das categorias já cadastradas no site (Em Componentes -> Favoritos Web -> Categoria)

URL: Endereço (com http://)

Publicado: Se o mesmo já será publicado ou não.

Descrição: Uma breve descrição sobre tal favorito web.

Pois bem é é isso ai pessoal hoje encerramos nossa serie de itens de menu Favoritos Web, espero que estejam gostando de nossa serie de artigos. Os lembro que o que passamos aqui são noções gerais para a utilização das ferramentas.

Continuem nos visitando e continuem mandando suas sugestões, comentários, críticas que estarei atendendo a todos vocês na medida do possível.

Para sempre serem informados de todos nossos artigos (não só de Joomla) você pode estar assinando nosso Feed e assim ser avisado sempre que houver uma atualização e também pode estar seguindo a um dos colunistas em seus respectivos Twitters para isso selecione o perfil ao lado direito e prontinho, terás acesso a alguns dados do mesmo para contato !!

Em nosso próximo artigo estaremos aprendendo os últimos 3 itens de menus que nos faltam, Hiperligação Externa, Separador e Alternativo. Assim que continuem nos prestigiando com suas visitas.

Nos encontramos em nosso próximo artigo.

Meus Cumprimentos.

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...