Joomla Menus – Agregador De Noticias – 1 Categoria

Olá a todos, bem vindos a mais um artigo, hoje veremos a segunda  de três partes sobre o item de Menu Agregador de Noticias. Mas para que serve esse agregador de noticias ? Pois bem, imagine que em seu site você quer disponibilizar diversos conteúdos (externos) como por exemplo, noticias de portais como Uol, terra, Microsoft, etc sem ter que ir ao site e copiar o conteúdo e postar em seu site/blog todo santo dia. Pensando nisso a equipe de desenvolvedores do Joomla criou o Agregador de Noticias, mas  como ele funciona ? Conhecem os famosos RSS (Feeds) correto ? Pois bem, nada mais são alguns item que controlam RSS Externos de maneira prática e eficiente.

Em nosso artigo anterior vimos como é o funcionamento e cadastramento de  diversas categorias. Hoje veremos apenas como cadastrar para a exibição de apenas 1 categoria determinada. Partindo da base que já vimos como criar e inserir uma  categoria e um Feed.

Obs: Caso não tenha visto como proceder, favor clique aqui para poder aprender ou simplesmente rever os procedimentos.

Chega de conversa e vamos ao que nos interessa.

1.- Executamos o WampServer

2.- Abrimos o browser (o de sua preferência) e digitamos http://localhost/nomedapasta/administrator , no caso do nosso artigo nós atribuímos a pasta o nome de Joomla ficando então http://localhost/joomla/administrator.  Faça o login normalmente, chegando até o painel administrativo.

3.- Agora que já estamos no Painel Administrativo e seguiremos o seguinte caminho Menus -> Itens de Menú -> Novo e selecionaremos a opção Hiperligação Interna -> Agregador de Noticias -> Categoria -> apresentação de categoria conforme na imagem abaixo

4.- Chegaremos até o item de menu. Ele se parece muito aos cadastros de Secções e Categorias  que já vimos anteriormente. Para nosso estudo apenas , estaremos inserindo o Titulo de Apresentação de Categoria e Alternativo de apresentação-de-categoria conforme a  imagem abaixo

5.- Tal item de menu possui algumas configurações bem básicas, por se tratar de um item relativamente simples. Vejamos logo em seguida tais itens:

Categoria:  Selecionamos a categoria previamente cadastrada (caso não tenha nenhuma categoria cadastrada revise nosso artigo anterior para saber como realizar o cadastro)

Exibir caixa de limite: se deseja Ocultar ou Exibir uma caixa contendo o limite de itens a ser exibidos. Tal caixa será exibida no canto superior direito da página.

6.- Agora que já vimos os Parâmetros Básicos, iremos checar os Parâmetros de Componente, como todos os parâmetros que já vimos anteriormente esse não foge muito dos demais.

Cabeçalho da tabela: Se deseja exibir ou ocultar o cabeçalho contendo os títulos de cada coluna ( Nº do conteúdo, Titulo do Conteúdo,  etc..)
Coluna Nome: Se Deseja que seja exibido uma coluna onde conterá os nomes dos itens cadastrados
Nº Colunas de artigos: Se deseja que seja exibido uma coluna contendo a quantidade de artigos naquela determinada categoria
Coluna Hiperligação: Se deseja que seja exibida uma coluna onde terá hiperligação.

Descrição de Categoria: Se deseja exibir a descrição de categorias
Nº itens por Categoria: Se deseja exibir a quantidade de itens por categoria

Imagem para Sinal Web: Se deseja exibir uma imagem que identifique os sinais web
Descrição do Sinal: Se deseja exibir a descrição dada ao sinal web
Descrição do Item: Se deseja exibir a descrição do ITEM
Contagem de Palavras:  Quantidade de palavras que deseja que seja exibida nos textos descritivos

Vejamos algumas das possibilidades que podemos obter com as configurações acima ?

Sempre venho falando que o que lhes passamos aqui são apenas as noções básicas de configuração e funcionamento de cada item. Para você selecionar o que melhor se enquadra em seu projeto é sempre bom estar verificando todas as possibilidades que os itens lhes oferece e assim poder escolher o que melhor lhe agrada. Bem, chegamos ao fim de mais um item de menu. Espero que estejam gostando de toda nossa linha de artigos sobre Joomla, estamos pensando em todos as pessoas, as iniciantes, as intermediárias e as que já possuem um conhecimento avançado sobre esse maravilhoso CMS.

Continuem nos visitando e continuem mandando suas sugestões, comentários, críticas que estarei atendendo a todos vocês na medida do possível.

Para sempre serem informados de todos nossos artigos (não só de Joomla) você pode estar assinando nosso Feed e assim ser avisado sempre que houver uma atualização.

Nos vemos em nosso próximo artigo.

Meus Cumprimentos.

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...