Dicas Para Criar O Layout Do Website Com Grades

Muitos web designers e designers gráficos começam suas carreiras sem uma formação acadêmica. São criativos e criam seus trabalhos quase sempre baseados no instinto. A parte teórica do design é deixada de lado sobrepujada pela crença total na criatividade. Eu já fui assim, escrevo com conhecimento de causa.

Eu lia sobre criar layouts utilizando grades e não conseguia me convencer de que aquilo poderia criar um trabalho com o fator ‘uou!’. Apesar de organizados eram designs muito formais.

Com o amadurecimento da comunidade web e conseqüente maior utilização das grades no design surgiram layouts muito bons onde a estrutura de grades não eram tão visíveis. Designers talentosos mostraram o potencial desta forma de criar.

E eu também comecei a me convencer das qualidades do design com grades. E agora sou adepto incondicional delas. Tanto, que vou te apresentar as bases e ferramentas para, caso você ainda não use, passe para o lado organizado do design.

Sobre as grades / grids

É da natureza humana procurar ordem no caos, proporção nas formas. Na maioria das vezes isso é inconsciente apesar de sempre presente. Esta em nosso DNA. Tanto que uma das imagens mais conhecidas lista relações entre as partes do corpo humano. É o Homem Vitruviano feito por Da Vinci com anotações baseadas no trabalho de  Vitruvius.

Não que a natureza seja realmente proporcional. Na verdade ela é exatamente o oposto disso. Mas para nós ela precisa ter uma ordem. E nessa obsessão matemáticos encontraram um padrão matemático muito comum na natureza, a proporção áurea também chamada de divina proporção ou número de ouro. Expresso pelo número 1.618.

Dividir a largura da página por este número cria duas seções desproporcionais a primeira vista. Uma é duas vezes maior do que a outra. Mas quando preenchidas por elementos o resultado é esteticamente agradável.

O design baseado em grades traz para a criação gráfica toda essa história de proporção e organização. Tem como base a matemática, mas não como um controlador rígido e sim como um apoio para desenvolver soluções equilibradas.

E um efeito colateral interessante da utilização de grades no web design é que as páginas ganham em usabilidade. Os elementos passam a fazer mais sentido para nossa mente, já que eles compartilham uma relação de posicionamento.

As Ferramentas

Você próprio pode criar uma grade para basear o design ou utilizar as inúmeras ferramentas online que tratam deste aspecto. Vejamos algumas:

Hash grid é uma pequena ferramenta que permite mostrar as grades diretamente no navegador. Utiliza o jQuery mais um arquivo javascript, um CSS e uma imagem. Basta copiar e colar o código da página com as instruções. E no que isso é útil? Se você prefere criar o layout sem um programa gráfico, mas precisa como base as grades essa é uma ferramenta incrível. E mesmo que você tenha feito o layout utilizando o Photoshop ou Fireworks, a transposição para a realidade HTML fica mais fácil.

Gridmaker permite definir online as medidas das colunas e espaçamento entre elas e fazer o download da imagem. O interessante é que o site disponibiliza a opção de download de um plugin para a criação dessa grade. Mas somente para o Photoshop CS4.

Existem diversas outras ferramentas como o Grid Calculator, Gridr Buildrr. Um pouco de pesquisa vai te ajudar a encontrar a melhor opção.

Os frameworks CSS são outra possibilidade se você além de imagens-guia já quer as regras de estilo configuradas. O mais conhecido neste ramo é 960 Grid System que trabalha com a largura fixa de 960 pixels.

Ao passo que imagens de grade para construir o layout são sempre bem vindas, a utilização de framework é opcional. Depende do projeto, é mais útil em grandes soluções. Depende também da sua adaptação na utilização deles.

Aplicação

Cada mídia tem uma medida padrão. Para tela a única sensata é o pixel. A largura atual padrão fica em torno de 960 pixels já que precisamos descontar as bordas do navegador. Com estes dois dados podemos criar divisões e espaços proporcionais.

Criar 12 colunas com espaço de 20 pixels entre elas é uma opção muito boa. Com isso você pode dividir o layout em três colunas e aplicar a proporção áurea, utilizando duas colunas para conteúdo e uma para barra lateral.

A template com as guias já posicionadas eu costumo baixar do site do 960 Grid System que já foi listado acima.

Já que a largura é múltipla de 10, podemos utilizar o recurso do Photoshop para mover os elementos 10 pixels em qualquer direção. Com ele selecionado pressiona shift + setas de direção. Desta forma ajustar o espaçamento vertical fica mais fácil.

Nessa altura, você geek antenado, pergunta: Mas e se o visitante estiver utilizando dispositivos que não a tela do computador ou outras resoluções? As grades continuam valendo, aí é você que precisa criar o layout fluído. Ou criar layout diferentes que serão carregados conforme a resolução.

Surge também a questão de como alinhar os elementos verticalmente. Você pode baixar uma imagem que também tenha linhas na horizontal, utilizar o shif+setas ou o atalho ctrl+’ que mostra uma malha muito útil no trabalho com grades.

Para facilitar a transposição do layout para a realidade HTML, você pode salvar uma imagem da grade e definir ela como imagem de fundo da página.

Conclusão

Utilizar grades no design não é uma tarefa difícil e também não engessa a criatividade. Exige sim um pouco de prática para criar costume. E no atual estágio da web e com tantas ferramentas de apoio só não utiliza grades quem não quer fazer um trabalho bom.

Be Sociable, Share!

4 Comentários

  1. Iranildo Fagundes

    Foi Muito Boa dica e sempre bom Aprender Coisas novas,Obrigado a Todos e que Continuem sempre Ajudando Varias Pessoas assim que nem eu…

  2. Gustavo Rocha

    como criar layout fluido com uso de grids

  3. renilsonweb

    Utilizo, muito bom só não sei como criar layout fluido com o uso da grid …

Participa! Comenta...