Quite Delicious Button: seus artigos no Delicious de forma elegante

Quite Delicious Button

Depois do advento da chamada web 2.0 (termo que, pessoalmente, não tenho muita afinidade), o mote do compartilhamento ficou forte. Serviços dos mais diversos, que favorecem este objetivo, foram surgindo e surgem até hoje; dentre estes serviços, um dos mais “tradicionais”, conhecidos e populares é o Delicious, que serve para as pessoas fazerem favoritos online e compartilhar estes endereços de sites com os outros membros da comunidade através de critérios e filtros simples e eficientes.

E uma boa maneira de favorecer a divulgação e compartilhamento das páginas de seu site é prover um meio fácil para que seus visitantes adicionem suas URLs em seus respectivos delicious. Para isso, existe uma maneira simples e elegante: o plugin para jQuery Quite Delicious Plugin.

Com Quite Delicious é possível apresentar um botão para que as pessoas facilmente adicionem um link a seus delicious, isso de forma bastante simples e com um visual agradabilíssimo, bem ao estilo Delicious. E mais: o botão é feito sem a utilização de imagens, o que torna seu funcionamento e carregamento do site, como um todo, melhores (mostrando, inclusive, quantas outras pessoas já favoritaram a página).

Usando o Quite Delicious Button

A primeira coisa é inserir os scripts-base necessários (é possível fazer download do Delicious Button e inserir o script diretamente, caso prefira):


<script type="text/javascript" src="http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.3.2/jquery.min.js" target="_blank"></script>
<script type="text/javascript" src="http://delicious-button.googlecode.com/files/jquery.delicious-button-1.0.min.js" target="_blank"></script>

É preciso que, na página que vai se valer do plugin, exista um link com a classe “delicious-button” e apontando para o URL que se deseja usar.


<a class="delicious-button" href="https://www.webmaster.pt/">Salvar no Delicious</a>

Seu botão para os visitantes adicionarem a página ao delicious já está pronto! Vale lembrar que, por padrão, o título usado para favoritar no delicious é o título da própria página, portanto, atenção com o SEO.

Outra maneira de inserir o Quite Delicious Button

Existe uma outra maneira de se ativar o plugin para o link desejado, utilizando um pouco da própria programação do jQuery. Exemplo:


<a class="delicious-button-2" href="http://delicious.com/save">Salvar no Delicious</a>
<script type="text/javascript">
$(document).ready(function(){
   $('a.delicious-button-2').deliciousButton({
      url: 'https://www.webmaster.pt/',
      title: 'Webmaster.pt - Marketocracia Digital',
      button: 'wide'
   });
});
</script>

Com isso, dentre as opções do Quite Delicious Button, é possível usar o botão “wide“, mais discreto e compacto.

Conclusão sobre Quite Delicious Button

É excelente quando divulgação espontânea acontece com as páginas de um site. É sinal de que as coisas estão indo bem e o trabalho feito está rumando pelo caminho certo. Aproveitar para facilitar o trabalho de quem quer efetuar essa divulgação, certamente é mais um ponto positivo para o sucesso do site e, usando o Quite Delicious Button, isso é feito de forma bastante elegante e agradável.

Use sem moderação!  ;-)

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...