10 Razões Para Uma Empresa Ter Um Site

Por vezes, no contacto com um potencial cliente, percebemos a incerteza do cliente sobre a presença online da sua empresa. O cliente não esta convencido que quer um site. Hesita nos conceitos, naquilo que pretende. Às vezes, quer apenas um email, uma coisa simples, depois vê-se. Já ouvi um pouco de tudo.

Este artigo tenta resumir os melhores argumentos para explicar o potencial da Internet para qualquer empresa, seja grande, média, pequena ou até uma micro empresa. A Internet não é o futuro, é já o presente. E, quem não percebe esta realidade, está a perder oportunidades e competitividade.

Por exemplo, o Sr. Zé abre a sua empresa. Uma das primeiras decisões é local geográfico onde vai abrir fisicamente a empresa. Vai procurar uma boa localização. Comprar um escritório (loja, fábrica, etc.) e equipá-lo com tudo o que considera indispensável. O Sr. Zé vai conseguir estabelecer-se localmente. Vai servir um número limitado de pessoas, num espaço geográfico maior ou menor. Vai ter um horário de segunda-feira a sexta-feira, das 10:00 horas às 22:00 horas.

Este é o negócio tradicional. E neste negócio tradicional, o Sr. Zé investiu muito dinheiro. Mas, é um negócio com limites geográficos, demográficos e o próprio horário de funcionamento da empresa é limitado.

presença online

  • Em Portugal 48% da população usa a Internet regularmente.
  • No Brasil 38% da população usa a Internet regularmente.
  • Em Angola o uso fica nos 5%.
  • Em Moçambique o uso fica nos 4%.
  • Em Cabo Verde o uso está nos 30%.

10 Razões Para A Sua Empresa Ter Uma Presença Online

  • Estes 5 países representam mais de 82 milhões de utilizadores, que usam a Internet regularmente. E o número de utilizadores sobe todos os dias. É este o seu mercado na internet.
  • A concorrência tem um site. A concorrência está a apostar forte na Internet. A sua empresa não pode ficar para trás. Não acredita? Use o Google e procure os seus concorrentes…
  • Aberto 24 horas, 7 dias por semana. A qualquer hora do dia, a qualquer dia do ano, a sua empresa tem uma loja aberta, a informar, promover, tirar dúvidas e vender os seus produtos e serviços!
  • Acabe com o conceito local do negócio. Abrace o conceito global! Para além de poder cativar clientes de qualquer parte do país (não apenas na região geográfica da sua loja física), vai poder receber novos clientes de outros países.
  • Melhor e mais comunicação. Um site comunica ao ritmo do utilizador. Se o utilizador procura informação especifica e pormenorizada, o site pode oferecer esse tipo de informação. Se o utilizador procura informação mais geral, encontrará o que procura, quase como um fato feito à medida.
  • Transforme clientes em fãs. É o sonho de qualquer empreendedor e está a tornar-se real para milhares de empresas. Um site pode cativar os utilizadores e transformá-los em mais que clientes: em fãs, seguidores e utilizadores participativos. O que irá ajudar a fidelizar os seus clientes.
  • Melhor feedback dos clientes. O site pode potenciar o feedback dos seus utilizadores. Quanto mais rápido receber essa informação dos clientes e utilizadores, maior será a flexibilidade para adequar-se ao mercado e satisfazer as expectativas e necessidades dos clientes.
  • Valorize a imagem / marca da empresa. Um bom site transmite uma imagem positiva da empresa, valorizando-a junto dos utilizadores.
  • É cada vez mais expectável que tenha um! Uma empresa não deve frustrar as expectativas dos clientes. Cada vez mais, o próprio consumidor quer que a empresa tenha um site, para aceder a mais e a melhor informação.
  • A Small Business Administration dos EUA concluíu que as pequenas empresas (empresas Americanas) com presença online conseguiram um lucro 39% superior em média às empresa sem site.

A mensagem mais importante é que a presença online merece um investimento ponderado e adequado. Esse investimento online será em termos de custos reais pouco significativo comparado com os custos de uma loja física.

Bons negócios!

Be Sociable, Share!

3 Comentários

  1. Muito bom , e muito argumentativo, quanto á questão é mostra pro cliente o bom negócio de se ter um site !

  2. Hoje a percentagem de empresas a não ter site ainda é muito grande, mesmo apesar de todos os beneficios que advêm do uso da internet a nivel promocional e comercial. Mas vamos num bom caminho. ;) Abraço

Participa! Comenta...