SEO – Search Engine Optimization

Caso não estejas a competir num mercado muito competitivo, a informação que consta mais abaixo é suficiente para conseguires, com trabalho e persistência, um bom posicionamento nos motores de busca.

Já sabes o básico? Volta a ler. E em relação a cada ponto, pensa:

Eu sei isto. Mas será que estou a aplicar aquilo que sei?

Já te convencestes a aplicar aquilo que sabes? Com método e disciplina? Pensa nos benefícios que podes retirar desse investimento de tempo e trabalho.

Palavras chave

Para que palavras chaves é que vais optimizar cada página do teu site? O primeiro passo de qualquer trabalho de optimização começa na pesquisas das palavras chaves que vão ser trabalhadas.

Utiliza esta ferramenta do Google para verificares a estimativa de tráfego para as palavras chave que te interessam e para outras palavras que estão a ser pesquisadas na mesma área temática.

Não trabalhes uma palavra chave que não tem um nível de pesquisa relevante, porque poderás ficar posicionado em primeiro ligar para essa pesquisa, mas não terás tráfego, porque ninguém pesquisa essa palavra chave.

Optimização OnSite

Já seleccionastes as palavras chave que te interessam para cada página do teu site? E essas palavras chave fazem parte do texto dessa página?

A palavra chave mais importante que atribuístes a cada página do teu site deve constar do título, do h1, em bold e / ou itálico e de preferência no primeiro parágrafo do texto. Podes também colocar a palavra chave secundária num h2.

Se não sabes o que é um título, um h1 e um h2, aprende um pouco de HTML. Aprende o que é um header h1 e h2. E aprende o que é um título.

Optimização Offsite

A internet é uma democracia. A popularidade do teu site é determinada pelo número de links que existem apontados para o teu site. E o posicionamento do teu site nos resultados orgânicos do Google, para uma determinada palavra chave, é determinado pela qualidade e relevância desses links que apontam para o teu site.

O anchor text nesses links é importante, porque dizem ao Google qual é a temática do teu site. Se quiseres ficar bem posicionado para uma determinada chave, obtém links para o teu site que incluam essa palavra chave no anchor text do link.

Troca links com sites da mesma área temática ou de áreas temáticas associadas. Inscreve o teu site em directórios portugueses, como o sapo, o aeiou, o clix, o iol, entre outros.

Participa em fóruns e blogs, com um link para o teu site na assinatura. Mas, não o faças apenas para obter links. Até porque não terá valor imediato ou directo em termos de optimização. Mas, poderá criar uma dinâmica positiva em termos de tráfego, conhecimento da tua marca e também optimização do teu site para o Google. Quanto mais pessoas visitarem o teu site, maiores serão as probabilidades de alguém adicionar um link para o seu tite. Quando participares em comunidades, aproveita essa oportunidade para ser social. E tenta ajudar e ser útil. As comunidades não existem para optimizar sites para o Google.

Recomendações Do Google

O Google publicou um manual em pdf para webmasters.

Os mandamentos do Google:

  • Publica informação relevante para os teus visitantes e que seja original;
  • Promove a interactividade com os teus visitantes;
  • Utiliza o Centro de Webmasters do Google para medires os resultados;
  • Não tenhas medo de incluir links no teu site para páginas relevantes para os teus visitantes;
  • Não utilizes como anchor text dum link: clique aqui. Tens que ser descritivo e informativo.

Os pecados segundo o Google:

  • Não publiques uma lista enorme de palavras chave no teu site;
  • Não inventes páginas exclusivamente para os motores de busca;
  • Não utilizes imagens para links importantes. Lembra-te que deves ser descrito e informativo no anchor text dum link;
  • Não publiques conteúdo duplicado em vários url diferentes;

Paciência E Persistência

A optimização do site para o Google é uma maratona. Os resultados não são imediatos. E o trabalho é permanente. Não podes dedicar uma semana de trabalho intensivo e depois ignorar por completo esta questão. Dedica 1 hora por dia à optimização do teu site para o Google. Ou 2 horas por semana. E cumpre esse horário. Todos os dias. Todas as semanas. Sempre.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Como Criar Um Site, Blog - WebMaster.pt