webmaster

Simple Pull Quote – WordPress Plugin Parte12

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Simple Pull Quote – WordPress Plugin Parte12

Olá caro leitor do Webmaster.pt!

Seja bem vindo a mais uma etapa sobre plugins para iniciantes no WordPress. Dessa vez iremos explorar o Simple Pull Quote, que permite inserir um intertítulo dentro de um post ou página. A primeira vista parece que não teremos problemas, mas vamos ver se ao final do artigo você ainda continuará com essa opinião.

Problemas acontecem com muitos plugins! Quando o olhamos pela primeira vez, achamos o recurso muito interessante e necessário, mas aí surgem as dificuldades técnicas e estruturais. Diante disso o que precisa ser feito é analisar se o plugin realmente é necessário aos interesses do blog, sendo quase que obrigatório testa-lo de todas as formas, sempre pensando nos leitores.

Lembre-se de que um dos requisitos para um blog de sucesso é sua legibilidade, ou seja, sua habilidade de facilitar a leitura de posts e páginas. É necessário trabalhar nessa questão para que os plugins não atrapalhem o usuário de visualizar as informações.

O Simple Pull Quote pode ser baixado no repositório oficial do WordPress e ainda possui um site oficial bem simples e com poucas informações.

Pelo jeito o suporte é feito dentro do fórum do próprio WordPress.

O recurso que será inserido é conhecido também por “olho” ou “pullquote” e é bastante utilizado por revistas e jornais, dando um aspecto profissional ao blog. É possível inseri-lo manualmente por meio do CSS, mas com esse plugin, tudo em é feito com poucos passos.

Depois de instalado e ativado, são inseridos botões no modo visual [figura 1] e no modo HTML [figura 2] facilitando ainda mais a vida do escritor.

botões no modo visual

botões no modo HTML

Ao clicar em qualquer um desses botões destacados, são inseridos os dois shortcodes


[pullquote] e [/pullquote]

necessários para criar o “olho”, um de abertura e outro de fechamento. Entre os shortcodes deve estar o conteúdo, podendo ser um texto formatado, com hiperlinks, imagens e até vídeos.

Eis alguns exemplos [figura 3 e 4]:

citação destacada

citação destacada

Na figura 3, que é parte de edição, destacado em amarelo, você confere um texto simples. Já no destaque em azul foi inserida uma imagem com um hiperlink. Por padrão, o posicionamento é feito da direito para a esquerda, como visto na figura 4.

Eu poderia parar o artigo agora, pois as etapas para as configurações específicas do plugin já foram explicadas, mas como o objetivo é ensinar as iniciantes, irei apresentar alguns problemas e dificuldades que você pode encontrar.

O primeiro diz respeito à legibilidade, pois é preciso analisar com cuidado sobre o que inserir no “olho”. Procure colocar alguma coisa que chame a atenção do leitor ou que desperte o interesse pela leitura do post/página.

O segundo problema pode ser causado devido ao alinhamento padrão, ou seja, da direita para a esquerda, vá até o editor de plugins e faça as mudanças necessárias no arquivo ‘simple-pull-quote/css/simple-pull-quote.css’ [figura 5]. Lembrando que é necessário conhecer CSS para fazer isso.

alinhamento padrão

Um terceiro problema pode ocorrer quando você for querer adicionar muitos “olhos” em seus posts/páginas. A dica é: Não faça isso, senão irá virar uma bagunça total! A não ser que essa seja sua intensão [figura 6].

adicionar muitos olhos

Procure por outros artigos, aqui mesmo no blog que tratam com mais detalhes sobre layout de páginas e tire todas as suas dúvidas.

O quarto problema acontece quando você utiliza outros plugins no seu WordPress.

Como exemplo, vamos utilizar outros dois plugins, o SyntaxHighlighter Evolved e o WP-Print.

Com o SyntaxHighlighter Evolved o “olho” some, ficando atrás do código inserido. Veja por si mesmo [figura 7]:

SyntaxHighlighter Evolved

Deixei destacado em azul a parte onde o intertítulo aparece. Para resolver esse problema, existem duas opções: ou muda o “olho” de lugar ou deixe o código mais “para baixo” do post.

Já com o WP-Print acontece um problema bem engraçado, relatado no fórum do plugin: os intertítulos/olhos não aparecem na página gerada para impressão. Para quem não sabe, o WP-Print gera uma página já formatada para impressão. Para esse problema ainda não há solução. Por isso a importância de uma pesquisa antes de instalar qualquer plugin.

Agora sim, chegamos ao final desse artigo. Espero que você o aprendizado passado aqui seja válido para você e com isso muitas dores de cabeça sejam evitadas.

Estou te esperando no próximo artigo, mas antes faça o seu comentário com suas dúvidas, opiniões, críticas ou elogios. Estou ansioso para te ouvir!

Um abraço!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.