Tag Clouds Podem Prejudicar O Seu Blog – Matt Cutts

A pergunta que colocaram ao Matt Cutts foi muito direta:

As Tag Coulds Ajudam ou Prejudicam o SEO? (ou não afetam o SEO)?

Podem assistir à resposta do Matt Cutts. E, depois, vamos apresentar um sumário da resposta dele, para quem prefere não ver o vídeo, e apresentar mais algumas ideias e até algumas dicas.

O Que É Uma Tag Cloud?

O Matt Cutts começa por explicar o que é uma tag cloud. Cada vez que escrevemos um artigo no WordPress, podemos adicionar uma ou várias tags, palavras relevantes para descrever o assunto tratado nesse artigo. Por exemplo, neste artigo eu podia adicionar as tags: tag clouds, Matt Cutts, SEO.

Existem tag clouds noutros scripts para blogues, como o Blogger ou o Tumblr. E até para sites. É possível ver tag clouds em sites criados no Joomla ou no Drupal.

Essas tags aparecem depois na barra lateral do blog ou do site e, se o visitante clicar numa dessas tags, vai poder aceder a uma lista de artigos que usaram essa tag.

tag clouds

Lista De Links E Keyword Stuffing

O Matt Cutts diz claramente que uma tag cloud é uma lista de links. E avisa que o Google pode interpretar qualquer utilização excessiva de palavras chave como keyword stuffing. Trata-se duma prática contrária às diretrizes de qualidade do Google e que é penalizada.

Portanto, se a sua tag could tiver demasiadas palavras chave, o Google pode não confiar tanto nesses links. E a tag cloud até pode afetar negativamente o ranking da página.

Os links da tag cloud são qualificados como SPAM pelo Google e são desvalorizados.

Otimizar A Distribuição Do Pagerank

Se o número de palavras chave ou tags for pequeno, mesmo assim é preciso considerar que o Pagerank vai verter através desses links. E o Matt Cutts sugere que o Pagerank deve ser distribuido para os artigos do seu blog e não para as páginas dessas tags.

O Matt Cutts nota que usa categorias no seu blog, mas não usa tag clouds.

E questiona a utilidade das tags clouds, dado que refere que os visitantes clicam pouco nos links das tag coulds.

Eu acho que é necessário aceder aos dados estatísticos do site, por exemplo ao Google Analytics, e analisar o tráfego dessas páginas das tags, assim como outros dados como o bounce rate desse tráfego, que é um indicador da qualidade desse mesmo tráfego.

Se o volume e a qualidade de tráfego justificarem a existência de algumas tags… não vejo razão para as remover. Mas, deve existir critério, para evitar a desvalorização dos links pelo Google e para gerir o distribuição de pagerank pelas diferentes páginas do site.

Limitar O Número De Links Na Tag Cloud

É possível limitar o número de links na Tag Cloud do seu WordPress. Aceda por FTP ao ficheiro wp-includes/category-template.php e altere o número 45 para um número diferente. Será esse o número de links que serão publicados na Tag Cloud do seu blog.


function wp_tag_cloud( $args = '' ) {
  $defaults = array(
    'smallest' => 8, 'largest' => 22, 'unit' => 'pt', 'number' => 45,
    'format' => 'flat', 'separator' => "\n", 'orderby' => 'name', 'order' => 'ASC',
    'exclude' => '', 'include' => '', 'link' => 'view', 'taxonomy' => 'post_tag', 'echo' => true
  );

Adicionar NoFollow Aos Links Da Tag Cloud

Também é possível usar o atributo NoFollow para não distribuir Pagarank através desses links. Encontrei este código no site rlmseo. Aceda ao editor do seu WordPress e adicione esta função ao ficheiro functions.php:


function add_nofollow_tag($sLink) {
    return str_replace('<a href=', '<a rel="nofollow" href=', $sLink);
}
add_filter('wp_tag_cloud', 'add_nofollow_tag');

Mas, se a Tag Cloud é valorizada apenas pela perspectiva do Web Design, é preciso que seja um elemento útil no site. Se os visitantes não clicam nesses links, a Tag Cloud terá um efeito meramente decorativa e deve ser ponderada a sua substituição por outro elemento que valorize a usabilidade em detrimento duma estética discutível.

Se preferir instalar um plugin para adicionar o atributo NoFollow, leia este nosso tutorial: Better Tag Cloud Plugin Para WordPress Parte8

Alguns posts populares publicados nos últimos dias:

Be Sociable, Share!

28 Comentários

  1. Que bom porque nunca gostei dessa porcaria, sempre achei feio e inútil

  2. Aliás a sua tagcloud tá sem o nofollow hahahah

  3. Olá Rui, ótimo post. Estava na dúvida de estas tags eram ou não benéficas para meu blog e seu artigo me ajudou a tomar a decisão de excluí-las do meu tema, acho que vai ser melhor assim!

    Atenciosamente, Lázaro Silva

  4. Realmente muito útil essas informações. Mas, quanto à tornar as Tag Clouds No Follow, a função que você colocou ali está errada.

    Olhando o link que você passou, vi que essa é a função correta:

    function add_nofollow_tag($sLink) {
    return str_replace('<a href=', '<a rel="nofollow" href=', $sLink);
    }
    add_filter('wp_tag_cloud', 'add_nofollow_tag');

  5. Muito interessante!
    É preciso balancear design com "findability". Muito boa a informação!
    Obrigado pela dica!

  6. Muito bom o artigo, eu fiz isso quando comecei a criação do meu segundo blog.

    Nele eu retirei as tags totalmente pois percebi através do meu blog antigo que para cada 500 mil visitas ocorriam pouco mais de 200 cliques nas tags, ou seja, elas eram uma completa perda de tempo. Eu costumava levar quase 10 minutos para definir as tags, depois de 130 posts significa que perdi mais de 20 horas com uma coisa sem utilidade.

    Agora sei que essas 20 horas poderiam ter sido empregadas para melhorar ainda mais outras características do blog, como o SEO, e para responder com mais frequência ao comentários. Tudo isso contribuiu para minha decisão de retirar completamente as tags do blog novo e ao ler esse artigo percebo que realmente fiz a coisa certa.

  7. Olá Fernando! A ideia de associar as tags a palavras chave quase convida a considerar as tags como uma mina de ouro. Afinal, não só não são usadas pelos usuários, como podem inclusivamente resultar na penalização do site pelo Google. Você chegou a essa conclusão porque estava atento às estatísticas do seu site. E esse é o seu mérito! Um Abraço! Rui Soares

  8. Também sempre considerei as tags algo confuso, por isso nunca usei as mesmas. Após ler este post, definitivamente não usarei mesmo. Bom post, muito informativo para a globalidade dos webmasters e blogueiros.

  9. Gustavo Periard

    Pode ser útil pra alguns, mas com certeza é um problema pro PR, linkjuice etc….
    Melhor não usar mesmo.

  10. Eu também nunca usei e nunca vou usar esse "artifício" é completamente inútil. Além de prejudicar em SEO, praticamente ninguém clica neles.

    • Olá David! Acho que há modas que todos seguem. Mas, temos sempre que analisar as nossas estatísticas. E retirar as nossas próprias conclusões. Há a ideia que é necessário adicionar keywords e mais keywords. E o que é demais acaba prejudicando em termos de SEO. Um Abraço! Rui Soares

  11. Realmente as tags além de serem inúteis podem prejudicar o blog. Já tive um blog penalizado por causa das tags, agora não utilizo mais em nenhum dos meus projetos. Bom trabalho Rui. Parabéns.

    • Olá! Eu acho que as Tag Clouds são uma consequência da ideia que é necessário adicionar sempre mais keywords a cada artigo. Vemos isso nos jornais online, que adicionam palavras chave a cada artigo: http://aeiou.expresso.pt/governo-e-psd-a-beira-do… No exemplo dado, qual a relevância da palavra chave acordo? Ninguém vai pesquisar acordo para chegar a esta notícia. Quem quiser usar palavras chave, terá que usar uma relevância específica. É certo que a noticia é sobre um acordo. Mas, essa palavra chave é demasiado genérica para a notícia em questão. Pessoalmente, não valorizo as tags em termos de SEO. Um Abraço! Rui Soares

  12. Muito interessante. Eu tenho uma tag cloud no meu site de classificados. São tags dos artigos que estão anunciados. Será que também são prejudiciais? Ainda não tenho dados estatísticos para determinar isso, mas vou estar atento.

  13. "NoFollow para não distribuir Pagerank através desses links."

    O link é para linkar. Segue quem quer!

    E vou continuar linkando!

    • Olá Water! Estamos a escrever sobre SEO. Não estamos a publicar lei. E os links das Tags Clouds são links internos. Não são links externos. Você é dono do seu site e blog. Eu gosto de saber que você tem vontade de linkar para outros sites e com DoFollow. Nós também fazemos isso aqui no WebMaster.pt. Não temos vergonha ou medo ou a estratégia de não linkar para outros sites ou blogues. Acho errado a ideia de preservar o PageRank através duma estratégia de não linkar para outros sites com DoFollow. Mas, também acho importante decidir que páginas do nosso site ou blog são relevantes em termos de SEO. Há páginas que não possuem qualquer talento para dançar SEO. E o melhor é não convidar essas páginas para essa dança, porque só vão atrapalhar as restantes. Um Abraço! Rui Soares

  14. Gostei muito destas dicas. Eu também sempre achei isto bem confuso. No meu novo projeto nãousarei as tags. Agradeço de coração por esse post que está sensacional. =D

  15. Relmente nunca vi nenhuma vantagem no uso de tag Clouds, primeiramente porque pode gerar Keyword Stuffing, conforme descrito no assunto e segundo porque dificilmente vai receber algum clique, e se receber, será apenas as palavras maiores, o que gera um certo desequilibrio.
    Por outro lado, um belo uso das "Clouds" é em ads, eu vi recentemente e irei adotar, é um tipo de publicidade no qual o que pagar mais, terá um texto maior na "Cloud".

    Cumprimentos.

  16. Nunca gostei de usar tag clouds, não acho útil nem bonito esteticamente. Acho que o uso de categorias é melhor.

    Sempre achei ridículo aqueles blogs com dezenas de palavras chave utilizadas como tags logo abaixo dos posts. As pessoas são ingênuas… pensam que encher de palavras vai ajudar em algo.

    O SEO deve ser mais pessoal e white. Esse negócio de encher de tags cheira a black hat. Nunca vi um black hatter se dar bem e se manter bem. Até conseguem algum resultado por um curto espaço de tempo e depois são enterrados de vez.

  17. Sérgio

    Obrigado Rui, realmente nunca achei interessante para os blogs. mas sempre deixei pq nunca se sabe se alguém utiliza. Agora diminuí e adicioneu o nofolow.
    Vlw..

  18. Não utilizo. Antes mesmo do matt confirmar eu sabia sobre o conteúdo duplicado. É uma questão de lógica mesmo, o mesmo conteúdo disponivel em várias "tag clouds". Melhor usar categorias comuns e adicionar um sistema de busca no site/blog.

  19. Excelente post! Procurei muito algum artigo como o seu, que me fizesse decidir sobre tirar a tag cloud do meu site. Para o meu caso não faz sentido ter. Abraço

Participa! Comenta...