Aprenda A Optimizar A Tag Title Para O Google

O Title / Título Da Página E O Conceito De Snippet

Caso não saiba o essencial sobre HTML, recomendo que leia: HTML Básico. Se você pretende trabalhar o SEO do seu website ou blog, precisa de conhecer HTML.

A tag title (HTML), adiante designada título:

  • Representa a frase que vai aparecer no topo do browser, na barra de ferramentas, quando acedemos a uma determinada página.
  • Informa os visitantes e o Google sobre o conteúdo dessa página.
  • Em termos formais, é o título desse documento.

Também aparece nos resultados orgânicos do Google. Como pode observar na imagem, cada resultado é constituído por vários elementos que constituem o que o Google chama de snippet.

google snippet

Um snippet pode incluir outros elementos, mas, para o fim deste artigo, vamos focar a nossa atenção nestes 3 elementos, para apresentar a ideia do snippet. No primeiro resultado que aparece na imagem, o snippet dessa página é constituído por:

  • o título: SEO Material vs SEO Formal | Webmaster.pt – Marketocracia Digital
  • uma descrição: 8 fev. 2010 … Aprender SEO é tão perigoso como fazer tricô. Conceitos de SEO Material e SEO Formal. Diferenças. Comunicação, mensagem, marketing, relação.
  • um URL: www.webmaster.pt/seo-material-vs-seo-formal-485.html

O Matt Cutts explica neste vídeo o que é um snippet:

9 Dicas Para Você Optimizar O Título Das Suas Páginas Para O Google

  • A presença de palavras chave no título é fundamental para a indexação e o posicionamento da página no Google. Mas, devem ser relevantes no que diz respeito ao conteúdo da respectiva página. E não devem ser repetidas como se o título fosse uma lista de palavras chave. Escreva uma frase.
  • Quando alguém decidir linkar para a sua página, é provável que utilize o título como anchor text. Portanto, também por esta razão, é fundamental que o título inclua palavras chave.
  • No vídeo que apresentamos sobre snippets, o Matt Cutts sugeriu que a Starbucks deveria substituir a palavra Homepage no título pela palavra Coffee, porque haveria mais pessoas a procurar Starbucks coffee do que Starbucks homepage. Analise sempre a relevância das palavras utilizadas no título, tendo em conta as palavras chave pesquisadas.
  • O Google apresenta nos resultados orgânicos 70 caracteres do título. Se você escrever um título maior, o Google vai cortá-lo aos 69 caracteres e colocar 3 pontos no fim do título … Como veremos mais adiante, o título faz parte dum anúncio. É como se fosse o slogan dum anúncio publicitária. Você vai escrever um slogan que vai ser interrompido com … ?
  • É difícil encontrar uma página bem posicionada nos resultados orgânicos do Google, que não tenha um título ou que utilize o mesmo título que todas as outras páginas do respectivo website. O Google poderá procurar um título relevante para essa página, mas essa página estará a competir com uma desvantagem substancial relativamente a páginas com títulos relevantes.
  • Se alguém pesquisar uma determinada palavra chave, logo de seguida vai olhar para os resultados da mesma forma que você lê os títulos das notícias nos jornais. Se você colocar a palavra chave pesquisada no início do título, a probabilidade do snippet da sua página despertar a atenção do visitante será maior.
  • Se você apostou numa marca, coloque a marca no fim do título de cada página, para que os visitantes identifiquem o snippet como pertencendo à sua marca. Ajuda no processo de identificação dos visitantes com uma determinada marca. E, se for uma marca reconhecida, mais vistantes vão clicar no snippet. E isso significa mais tráfego.
  • Se precisar de dividir o título, utilize os símbolos | ou > ou -.
  • Utilize o título da página (do documento HTML) como título do artigo, utilizando para o efeito uma tag h1. Alguns CMS fazem isto automaticamente. Ou podem ser configurados para utilizar o título do artigo como título da página. Qual a importância de existir esta consistência na página? O visitante lê o título do snippet, que é quase sempre o título da pagina, e clica nesse link. Mas, com a incerteza se o conteúdo dessa página corresponde à pesquisa que efectuou. Se o título da página for igual ao título do snippet que captou a atenção do visitante, essa incerteza diminui e a atenção do visitante relativamente à página aumenta.

A Importância Do CTR (Click Through Rate) Nos Resultados Orgânicos Do Google

Não compensa estar na primeira posição do Google, se ninguém clicar nesse resultado, porque o título e a descrição não são relevantes ou não despertam a atenção e o interesse dos visitantes.

Se é importante estar posicionado nos primeiros resultados orgânicos do Google, para uma determinada pesquisa, também é importante obter o máximo de cliques possíveis dos visitantes que fazem essa pesquisa. A percentagem de cliques relativamente ao número de pesquisas efectuadas (corresponde ao número de impressões) é o CTR dum determinado resultado orgânico no Google.

O snippet, especialmente o título e a descrição, vai determinar o CTR, o Click Through Rate, da página nos resultados orgânicos do Google. Quanto mais relevante for para a pesquisa efectuada, mais visitantes vão clicar na página.

Portanto, o snippet é semelhante aos anúncios AdWords. O título do snippet é tão importante como o título do anúncio AdWords. Se você quiser tráfego, se quiser que os visitantes que pesquisam uma determinada palavra chave, onde uma duas suas páginas aparece nos resultados orgânicos, cliquem no título do snippet dessa página, você vai ter que escrever esse título como se fosse o título dum anúncio AdSense. E testar e optimizar até obter o melhor CTR possível.

Se o CTR da sua página for superior ao CTR das páginas posicionadas mais acima nos resultados orgânicos, a posição da sua página vai subir com prejuízo das páginas com CTR mais baixos, dado que o Google vai achar que a sua página é mais relevante para os visitantes. Desde a personalização dos resultados orgânicos, o comportamente dos visitantes passou a ser determinante no posicionamento das páginas. A estrela que aparece do lado direito do título e que você pode clicar para qualificar esse resultado como favorito não tem um efeito meramente decorativo.

Nem sempre o máximo CTR é a melhor solução, atendendo às diferentes personas que pesquisam determinada palavra chave. E a sua página pode ser mais relevante para um determinado grupo de visitantes, representado por uma persona. Nesse caso, a solução seria obter o máximo de CTR desse grupo de visitantes, mesmo que significasse um CTR inferior se o snippet fosse optimizado para todos os diferentes grupos de visitantes que pesquisam essa palavra chave.

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8 Comentários

  1. Otimo artigo, de grande ajuda…

    Obrigado.

  2. Gilmar Barros

    Empiricamente eu tbm Já havia chegado neste conceito, porém ratifica-lo perante artigos desse porte é muito satisfatório.

    Podemos dizer q neste mundo virtual ainda mais quando se trata de negócios cada vírgula é importantíssima… grande abraço e parabéns!!!

    • Olá Gilmar! Obrigado pelo seu comentário. Eu valorizo o conhecimento empírico. A universidade da vida ensina muito aos corajosos, aqueles que não tem medo de errar. Felicidades! Um Abraço Rui Soares

  3. SEO é um pouco complicado, mas, eu estou estudando e pretendo ir bem mais a fundo.
    Parabéns pelo artigo.

    • Olá! A maioria dos webmasters não precisam de ser especialistas em SEO para terem sucesso. Precisam apenas de ter uma boa oferta, seja de informação, seja de serviços ou produtos e precisam também de saber promover essa oferta junto de várias comunidades na internet, redes sociais, blogues e fóruns. Precisam talvez de conhecer a parte do on-site SEO. E depois precisam de saber Marketing. A maioria dos blogueiros famosos não é especialista em SEO. E tiveram sucesso. O SEO formal é difícil e comporta alguns riscos… Obrigado pelo seu comentário! Um Abraço Rui Soares

  4. Muito obrigada pelas informações. Foi possível entender o que é cada coisa, a função e a importância.

  5. Rui

    Penso que o objectivo a que se proponha esta pagina foi cumprido. Tirei algumas elações. Obrigado

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