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Taxa De Rejeição Ou Bounce Rate

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Taxa De Rejeição Ou Bounce Rate

Leia também o nosso artigo: 11 Dicas Para Você Reduzir O Bounce Rate

Taxa de rejeição é um índice usado pelos mecanismos de análise (Google Analytics, por exemplo) que mede o percentual de usuários que visitaram apenas uma página (chamada de página de entrada) em seu site e saíram, ou seja, entraram e fecharam sem clicar em nenhum link. Pode ser considerado normal uma taxa de até 50% de rejeição, acima disso é melhor começar a se mexer.

bounce

Se a taxa de rejeição está alta e não se trata de um blog onde os artigos são apresentados em apenas uma página ou um site de página única, você deve conferir se todas as páginas estão devidamente configuradas para o monitoramento.

O Google usa isso na confecção do ranking de buscas (SERP)?

Segundo eles mesmos, não. Mas algumas pessoas garantem que tem um peso, sim.

E agora? Se não usam, então não tem problema?

Não é bem por aí.

O Bounce Rate deve ser usado para verificar a qualidade das visitas e se a página principal cumpre bem o papel de distribuição das visitas para outros links, e sempre deve ser estudado em conjunto com as outras ferramentas de análise como a taxa de permanência e visualização de páginas. Se a porcentagem de rejeição está alta, você deve verificar:

  • Configuração: páginas de entrada pesadas, com tempo de carregamento demorado, desanimam o visitante.
  • Layout: apresentação confusa, embaralhada, “carregada demais”, má distribuição dos links e do conteúdo na página.
  • Conteúdo: não é condizente com o que o usuário procura, baixa qualidade, as informações iniciais não prendem a atenção ou não motivam a continuidade da visita, repetido (copiado de outros sites).
  • Qualidade dos links: não tem relação com o assunto procurado, estão mal distribuídos, as opções oferecidas não são atrativas.

Percebe-se então que, mesmo que o Bounce Rate não seja de forma direta um dos critérios para ranqueamento, ele serve como indicativo de a sua vitrine não está bem arrumada.

Veja algumas ideias para expor melhor sua mercadoria ( site ) :

  • Carregamento rápido – elimine quaisquer bugs, flashes ou javas que possam estar “pesando” na abertura da página.
  • Não enfeite demais sua página de entrada, organize bem os módulos, menus, não use muitas propagandas – isso pode desviar a atenção do assunto principal.
  • Ofereça ao visitante exatamente o que ele veio procurar ali.
  • Conteúdo original, atraente, chamativo e de qualidade.
  • Linkagens bem estudadas, relevantes, bem posicionadas.
  • Não estique demais a conversa. Textos com parágrafos muito extensos em geral são desestimulantes.
  • Mas também não diga adeus tão rápido. Você precisa prender a atenção do visitante e depois levá-lo para passear (artigos relacionados).

Sim, fazer um site trabalhar pra você não é tarefa das mais fáceis. Exige atenção, dedicação, pesquisas e testes constantes, entusiasmo, doses de design, programação e marketing. E, acima de tudo, bom senso e disposição para fazer dar certo.

E você, o que acha? Tem alguma dica ou experiência para compartilhar?

PS – aqui você encontra o J!Analytics – um módulo para Joomla que insere um código do Google Analytics nas páginas de um site (Pt/Br). Ná página do programador do J!Analitics tem um tutorial.

Ate a próxima.

@Ednucci

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