Top 10 Erros Que Um Webmaster Deve Evitar

Lembram-se da euforia e da motivação que sentimos quando temos uma ideia fantástica para um website? Aquela vontade de transformar o sonho em realidade e a expectativa e até a energia que acompanham o sonho:

“É este website que vai fazer a diferença! Tem tudo para dar certo. É brilhante! Eu sou brilhante! É o que os utilizadores querem. Este projecto vai ser o futuro Google ou Facebook!”

A alegria que sentimos será de curta duração se cometermos estes erros. É caro repetir os mesmos erros que já foram cometidos por demasiadas pessoas.

Incluir O Ano Actual No Nome Do Domínio

Se o domínio que pretende já esta registado, não é uma boa ideia adicionar o ano actual ao nome do domínio. Procurem outro nome para registar. A não ser que o projecto seja temporário. Mas, o tempo passa rápido. E o que vão fazer ao domínio no ano seguinte?

Acontece com alguma frequência. Pode parecer uma excelente ideia! Mas, quantos websites vocês conhecem com um ano anterior no nome do domínio?

O Website Não Entra Sem O www.

Este é um erro que me faz confusão. Até porque escrevo sempre os URLs sem o www.

Não é um erro frequente… dizem vocês. Talvez. Por causa do SEO, os webmasters escolhem uma das opções como principal e redireccionam as restantes opções para o URL principal. Assim, evitam situações de conteúdo duplicado.

Mas, há websites conhecidos que não entram sem o www. Querem exemplos?

O Digg escolheu como URL principal o


http://digg.com

Se vocês acederem a http://www.digg.com, vai redireccionar para http://digg.com/. Perfeito! Nada a apontar.

A SAPO escolheu como URL principal


http://www.sapo.pt

Se visitarem http://sapo.pt, vão saltar para o URL http://www.sapo.pt. Nada a acrescentar…

A Worten é uma das maiores cadeias de distribuição de produtos e serviços informáticos em Portugal. Tentem aceder a http://worten.pt/ .

Ooops!


http://worten.pt/ErrorTemplate.aspx?aspxerrorpath=/Default.aspx

e página branca!… Tenho a esperança que um dia a Worten resolva este problema!

Não Ter Uma Página 404 Personalizada

Os visitantes não são perfeitos. Eu não sou perfeito. E são curiosos. O resultado é uma página 404. O visitante escreve mal o URL: página 404. O visitante inventa um URL: página 404. O visitante clica num link para um página apagada ou movida: página 404.

Vocês são webmasters? Nunca tiveram um link quebrado?

Já viram uma página 404 por defeito? É feia! O visitante vai fugir a correr…

The page cannot be found

Personalizem a vossa página 404 e vão aumentar o número médio de páginas que cada visitante visualiza e vão diminuir o bounce rate.

Plágio – Copy / Paste Do Conteúdo de Terceiros

Parece mentira. Mas, acontece com frequência. Há muitos Mr. Copy & Paste! Vocês acham viável construir uma marca à volta de conteúdo copiado? E não é verdade que o conteúdo duplicado é penalizado pelo Google?

Totalmente inaceitável.

Loja Online Com Google AdSense

Vocês nunca viram uma loja de comércio electrónico com Google AdSense? Não é a primeira vez que vejo uma loja online com Google AdSense.

Qual é a lógica? Temos uma loja para vender produtos nossos e colocamos publicidade para produtos dos nossos concorrentes? Vou promover a loja dos meus concorrentes? Faz sentido? Não!

Alguns visitantes vão clicar na publicidade. E são visitantes que já foram… Não voltam.

Outros visitantes vão perder a confiança na loja. E já foram… Não voltam.

É a pior ideia para uma loja online.

Ignorar As Estatísticas Do Website.

Por vezes, pedem a minha opinião sobre um website. Querem uma ajuda rápida, esclarecedora e gratuita. Mas, muitas vezes apenas querem um reforço emocional. Querem receber uma confirmação que estão no caminho certo.

Eu, como não conheço o website e tento mesmo ajudar, procuro informação sobre o comportamento dos visitantes. Pergunto quantos visitantes tem, qual a origem e o que fazem no website esses visitantes, o que procuram, etc.

É mais frequente do que imaginam uma resposta que, afinal, é uma pergunta: “Como é que eu descubro isso?”

Se vocês não sabem o que são estatísticas, é obrigatório aprender. Vocês precisam de conhecer o comportamento das pessoas que visitam o vosso website e das pessoas que pesquisam as palavras chaves relevantes para o vosso negócio.

A evolução do nosso website depende do conhecimento que temos sobre QUEM visita o website.

Usar Um Email gratuito. Não Usar Um Email Baseado No Nosso Domínio.

Não queremos todos que os nossos visitantes memorizem o domínio do nosso website? Não queremos que façam bookmark do nosso URL. E vamos usar um email que não tem qualquer relação com o domínio que queremos que os destinatários dos nossos emails memorizem? E se um desses destinatário receber um email e quiser visitar o website? Vai ao Gmail.com ou ao Hotmail.com? Não vai encontrar o vosso website nesses URLs.

Sempre que vocês enviam um email, façam publicidade ao vosso website. Antes de mais, no próprio email. Se o vosso website é exemplo.org, o vosso email tem que ser mail@exemplo.org. Depois, na assinatura do email.

Backup? O Que É Um Backup?

“E tudo o vento levou!” É um excelente filme!…

Mas, é o que acontece quando vocês não fazem cópias de segurança do vosso website, com regularidade. No dia em que tudo corre mal, no dia em que vocês rogam pragas à vossa falta de diligência para fazer backups, nesse dia o título do filme tem outro significado. E tudo o vento levou significa que vocês perderam o website, perderam o tempo, o trabalho e o dinheiro que investiram no website.

Quanto tempo demora um backup? Quinze minutos? O que são quinze minutos 1 vez por semana? Ou até 1 vez por dia? Quanto vale o vosso website? Não vale quinze minutos?

Falsas expectativas!

Este é um problema diário!… É um problema monstro…

O webmaster regista um domínio. Compra um alojamento web (hospedagem web) barato. Cria um website rápido, instantâneo, num website builder. Publica o website. E vai procurar no Google se aparece em primeiro lugar para a pesquisa das palavras mais difíceis. Depois, reclama da empresa de alojamento web (hospedagem web)…

A internet é o Far West? Até no Far West era preciso trabalhar e ter sorte! Receber tráfego do Google dá trabalho. Se fosse fácil ninguém gastava dinheiro em publicidade. Ninguém comprava Google AdWords.

Grátis!

Há pessoas que pensam que a internet é igual a grátis! Tudo é grátis na internet. O grátis mata mais boas ideias do que vocês imaginam… Porque razão é que alguns empresários investem milhares e milhões de Dollars, Euros e Reais offline e quando chegam online querem tudo grátis?

Já vi uma loja online num subdomínio grátis, num alojamento web grátis…

Quem vai comprar numa loja assim? Vocês entregavam o vosso dinheiro numa loja dessas?

O website entra devagar. O subdomínio é estranho e complicado de memorizar. Não existe um formulário de encomenda. O servidor gratuito não suporta programação dinâmica. A loja publica um email de contacto e pede o especial favor para vocês enviarem um email com a encomenda.

Vocês já conheceram aquele webmaster que procura o alojamento web (hospedagem web) mais barato? Não importa que apareça apenas um número de telemóvel no website. Um mês depois, a empresa de alojamento web (hospedagem web) desaparece e com ela o website e o domínio do webmaster forreta… É um drama… é doloroso e brutal !

Quanto custa uma refeição no McDonalds? O alojamento web (hospedagem web) do seu website vale menos?

Aprendemos errando. Termino com uma citação de Elbert Hubbard:

O maior erro na vida é o de ter sempre medo de errar.

Vamos errar. Mas, erros novos. Para aprender.

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5 Comentários

  1. maiconweb

    Os pontos abordados são realmente muito importantes. A história de colocar AdWords em loja online chega a ser hilário. Parabéns pelo artigo.

    • Olá Maicon! Concordo contigo e com o António. Quando vejo AdSense numa loja online… Já vi pior. Um cliente que tem um website que factura MUITO dinheiro, num negócio onde o valor médio de cada venda é elevado, queria coloca um chat para adultos… :) O negócio está de certo modo relacionada com a segurança das nossas casas. Não vou entrar em pormenores. E ele queria fazer isso… ?!?!?!?!?!?!?!? Um Abraço! Rui Soares

      • Olá Rui. Sou Carlos Araujo, novo em comentários no webmasters.pt. Gostei das dicas do artigo, em especial quanto ao adsense em lojas virtuais. Conheço uma loja americana, woot.com, que é uma referencia em seu nicho, que utilizam a muito tempo o adsense sua home. É muito interessante a abordagem, pois como se trata de um e-commerce que vende apenas um produto por dia, parece que eles oferecem o adsense como uma 'opção' para que não esta interessado naquele produto. É uma caso a se analisar pois, ao meu ver, parecem ter sucesso com essa abordagem. 
        Obrigado!

        • Olá Carlos! Uma regra deve ser objecto de ponderação quando aplicada ao caso concreto. Acho que o António, quando escreveu este artigo, não estava a pensar em ideias absolutas. A loja que descreves parece ter características específicas. Obrigado pelo comentário e pela participação no blogue! Um Abraço! Rui Soares

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