webmaster

Conheça O Novo WordPress 3.0

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

Conheça O Novo WordPress 3.0

O CMS WordPress com certeza é um dos CMS mais utilizados na construção e administração de blogs no mundo. É o resultado de um ótimo sistema, uma comunidade ativa, plug-ins eficientes e temas maravilhosos, além da preocupação com os padrões Web e acessibilidade. Se não bastasse ainda existem os hacks, que ajudam ainda mais em sua personalização, deixando-o realmente “do jeito que você quiser”.

Em grandes lançamentos, a empresa Automattic, que é a “dona” do WordPress, sempre acrescenta mais recursos e inovações ao CMS. O beneficiado dessa evolução toda somos sempre nós, usuários desse grande sistema.

Diante disso apresento o WordPress 3.0, a próxima versão do sistema que está saindo do forno, trazendo grandes mudanças e com certeza será o assunto mais comentado de 2010.

Atualmente em desenvolvimento, é possível fazer do download da versão beta 2 e verificar algumas mudanças.

Quer saber quais são? Então vamos a elas:

Escolha Do Nome De Usuário E Senha Na Instalação

escolha do usuário e senha

Isso realmente é ótimo, pois nas versões anteriores somente era possível utilizar o usuário padrão (admin) e um senha gerada aleatoriamente. Com essa mudança haverá mais segurança contra os crackers de plantão.

Guia de Boas Vindas No WordPress 3.0

O novo WordPress irá incluir um guia de boa vindas para auxiliar os novatos a utilizar o sistema, explicando os recursos e funcionalidades.

Novo Tema Padrão No WordPress 3.0

novo tema padrão no WordPress 3.0

Foi lançado um novo tema padrão, chamado de Twenty Ten, que traduzido significa ‘dois mil e dez’ (2010). Pelas informações que estão por aí na internet, parece que a cada nova versão os desenvolvedores querem mudar o tema padrão.

O Twenty Ten é um tema de duas colunas, com barra lateral e rodapé com suporte a widgets. Permite escolher a imagem do cabeçalho entre os pré-definidos ou incluir algum novo de tamanho 940 x 198 pixels.

Além disso, inclui as novas funcionalidades do WodPress 3.0: os menus e os backgrouds customizáveis. Um preview pode ser visto em http://2010dev.wordpress.com.

Gerenciador De Menus No WordPress 3.0

novo gerenciador de menus

Agora foi incluído um gerenciador de menus, recurso que só poderia ser adicionado mediante plug-ins ou modificando o tema mediante códigos de programação. Agora o gerenciamento ficou semelhante aos widgets, ou seja, na base do “arrastar e soltar”. Poderão ser incluídas facilmente links personalizados, páginas e categorias.

Backgrounds Customizáveis No WordPress 3.0

personalizar background no WordPress 3.0

Muito útil aos novatos, esse recurso permite modificar o fundo (background) de maneira visual, sem precisar alterar o código CSS do tema. Apenas será preciso fazer o upload
da imagem, escolher alguns atributos para exibição e ver a mágica acontecer.

Tipos De Posts Personalizados No WordPress 3.0

personalizar posts no WordPress 3.0

Nas versões anteriores, somente era possível adicionar dois tipos de conteúdo, os posts e as páginas. Agora será possível criar alguns tipos personalizados, de acordo com a necessidade do blog. No meu exemplo criei um tipo de post chamado de ‘Tutoriais’. Aqui será necessário modificar o código da página de funções do tema (functions.php).

Taxonomias Customizáveis

Taxonomias é o termo usado para definir a classificação do conteúdo do WordPress, sendo que tínhamos dois tipos pré-definidos: as categorias e tags.

Nessa nova versão é possível criar novos tipos, permitindo assim classificar toda a informação do blog de maneira mais abrangente e eficiente.

Nas versões anteriores existem plug-ins que adicionam esse recurso, porém agora é possível adicioná-las manualmente nas funções do tema (functions.php). A desvantagem é que será preciso conhecer um pouco de programação, mas nada muito assustador.

Como um exemplo poderíamos criar uma taxonomia chamada CMS e adicionar “sub-taxonomias” chamadas WordPress, Moodle, Joomla e Drupal. Ou mesmo criar uma taxonomia chamada Classificação e adicionar nela as sub-taxonomias Livre, Até 13 anos, 13 até 18 anos e Conteúdo Adulto.

Fusão com WordPress MU

WordPress MU

O WordPress MU deixará de existir e seu código será fundido com a versão 3.0 do WordPress. Isso significa que agora ficou muito mais fácil gerenciar vários blogs a partir de uma única instalação, sendo possível administrar subdomínios (www.subdominio.dominio.com) e ainda subdiretórios (www.dominio.com/subdiretorio).

Plugins Canônicos

Não, você não leu errado! Porém, não tem nada a ver com a igreja católica, o ubuntu (http://www.canonical.com) ou as tags canonical (em SEO, são as tags de conteúdo duplicado)! A partir da versão 3.0 Jane Wells vai levar a frente este projeto, que pretende criar uma comunidade em torno de um plug-in específico. Os ‘Plugins Canônicos’ irão pertencer à essa comunidade e não ao autor, garantindo assim sua continuidade.

Temas Específicos Para Autores

Permite aos autores de temas criarem modelos personalizados para cada um deles. Isso permite o WordPress chamar via hierarquia de modelos seu nome e visualizar seus posts e assinaturas.

Novo visual do Painel de Administração

painel de administração no WordPress 3.0

O Painel agora ficou com novas cores e alguns itens foram melhorados, como a mudança de ‘Ferramentas > Atualizar’ para ‘Painel > Atualizar’.

Muitas outras mudanças estão sendo prometidas e estas apresentadas são as principais. O lançamento foi prometido para maio deste ano o no link http://codex.wordpress.org/Version_3.0 você pode conferir todas as mudanças. Atualmente na versão beta 2, pode baixar essa versão do WordPress3.0.

Faça um teste e poste aqui seus comentários com sua opinião.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.