webmaster

WordPress – Banco Dados No cPanel

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

WordPress – Banco Dados No cPanel

Este artigo faz parte da Sério De Artigos Worpress A Fundo! Com Lindomar Goking.

Este artigo faz parte de uma coletânea que ensina passo a passo a colocar seu blog na internet, num contexto duma série se artigos mais completa e que poderá consultar no link acima. Está dividido em 6 partes:

Nessa terceira parte iremos criar o banco de dados utilizado pelo WordPress. Além disso, é necessário criar o usuário do banco de dados e conceder as permissões necessárias. Portanto é uma parte fundamental para o correto funcionamento do WordPress na internet. No cPanel existem alguns recursos para trabalhar com banco de dados, incluindo até um assistente. O phpMyAdmin que já utilizamos para criar o banco de dados na instalação local do WordPress, aqui serve apenas para manipulação. Existe também o MySQL remoto, que permite o acesso externo ao seu banco de dados a partir de um programa instalado no seu computador, por exemplo. Mas em nossa prática, iremos apenas utilizar a ferramenta padrão do cPanel. Vale lembrar que o nome do banco de dados, usuário e senha podem ser diferentes do que é proposto nesse artigo. Então vamos começar!

Criando O Banco De Dados

Acesse o cPanel e localize o bloco ‘Banco de Dados’ [1] e clique no recurso ‘Banco de dados MySQL®’.

Gestor De Base De Dados MySQL no cPanel

Na tela seguinte digite ‘wordpress’ no campo ‘Novo banco de dados’, conforme figura [2] e clicar no botão ‘Criar banco de dados’.

Nome Da Base De Dados

O prefixo ‘lindomar_’ encontrado antes do campo é o nome de usuário do seu cPanel e portanto será diferente para você, a não ser, claro, se o seu nome de usuário também for lindomar. (!)
O banco de dados criado ficou com o nome ‘lindomar_wordpress’. Com ele criado [3] vamos prosseguir com a criação de um usuário do banco de dados. Clique no botão ‘[Voltar]’.

Base Dados Criada

Criando Usuários Do Banco De Dados

Antes de prosseguir, vale lembrar que o usuário criado aqui será usado somente para o banco de dados MySQL do seu servidor de hospedagem e não tem ligação com seu usuário do cPanel ou do WordPress. Para esse usuário nós iremos conceder privilégios para manipular o bando de dados do WordPress criado anteriormente (lindomar_wordpress). Agora continuando…

Usuário MySQLEncontre o bloco de ‘Usuários do MySQL’ e na parte ‘Adicionar novo usuário’ [4] crie um nome de usuário com até 7 caracteres. Digite ‘wordpre’ no campo ‘Nome de usuário:’ e ‘wordpress’ como senha. Detalhe: O botão ‘Password Generator’ gera uma senha aleatória, recurso muito interessante.

Depois de preencher os campos clique no botão ‘Criar usuário’. Na tela seguinte [5] clique no botão ‘[Voltar]’.

Usuário MySQL criado

O usuário que foi criado para o banco de dados também tem como prefixo o nome de usuário do cPanel. No nosso exemplo ficou como ‘lindomar_worpre’. Portanto não se assuste caso esteja diferente para você!

Concedendo Privilégios Para os Usuários do Banco de Dados

Agora chegou um momento muito importante para a segurança do seu banco de dados: conceder privilégios ao seu usuário. Em palavras simples: você vai dar ‘poderes’ para seu usuário ‘mexer’ no seu banco de dados criado para o WordPress. Poderes como escrever, modificar e ler nesse banco de dados.

Para mais informações sobre privilégios e outros assuntos relacionados à segurança, o nosso blog está cheio de dicas importantes. Não deixe de ler! :

Em nossa prática iremos dar ao usuário ‘lindomar_worpre’ todos os privilégios para operar no banco de dados ‘lindomar_wordpress’.

Adicionar Usuário Ao Banco De DadosFaça isso localizando a parte ‘Adicionar usuário ao banco de dados’ [6]. No campo ‘Usuário’ selecione ‘lindomar_wordpre’ e em ‘banco de dados:’ selecione ‘lindomar_wordpress’. Depois clique no botão ‘Adicionar’ para ter dar acesso a uma nova tela [7] onde você deverá marcar a opção ‘TODOS OS PRIVILÉGIOS’ e então clicar no botão ‘Fazer alterações’.

Privilégios Do Usuário

Um aviso surgirá na tela informando o sucesso da operação [8].

Usuário Adicionado

É importante anotar os dados como o nome de banco de dados, nome de usuário e senha, pois essas informações serão requeridas na instalação do WordPress. Em nossa prática ficou assim:

  • Nome do Banco de dados: lindomar_wordpress
  • Nome de usuário: lindomar_wordpre
  • Senha: wordpress

Agora sim tudo está configurado de maneira correta podemos prosseguir com a instalação do WordPress em nossa próxima parte dessa coletânea.

Links Úteis e Referências:

  • http://www.cpanel.net
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

2 Responses

  1. Estou criando alguns sites imobiliário para alguns amigos, gostaria de saber como fazer para eles mesmo administrem, ex. colocar anúncios, imagens e postar outros imóveis no site sem precisar de mim, uma área de login só deles. eu uso hostgator e wordpress. queria que eles admirasse seus site? esse sistema do seu artigo e a mesma coisa que eu busco?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.

WordPress – Banco Dados No cPanel

Este artigo faz parte da Sério De Artigos Worpress A Fundo! Com Lindomar Goking. Este artigo faz parte de uma coletânea que ensina passo a