WordPress – Criação E Organização Do Conteúdo

Esse artigo irá tratar sobre os elementos presentes na criação de conteúdo para o WordPress. Além de conhecê-los, uma coisa fundamental para você, futuro ‘expert’ em WordPress, também irei trazer algumas dicas básicas e necessárias.

Planejar E OrganizarAssim como falei no artigo Instalei o WordPress, e Agora? é fundamental você planejar e organizar o seu blog primeiro.

O WordPress permite que você aplique uma organização incrível em todo o conteúdo gerado. Agora imagine isso sem planejamento, vai vira uma bagunça total!

Se você não sabe nada sobre organização, uma dica é estudar sobre taxonomia, que é uma ciência/técnica/sistema que classifica e facilita o acesso à informação.

Não irei entrar em mais detalhes sobre técnicas de classificação de informação, porém realmente é importante para o seu blog.

Outro ponto necessário é você conhecer as diferenças sobre alguns termos/recursos utilizados na criação do conteúdo para WordPress. São eles:

  • post
  • página
  • tag
  • categoria

Como bem sabemos, o blog possui diversas entradas de texto, geralmente encontrado em sua página principal. Essas entradas são chamadas de artigos, ou mais comumente, de post. A palavra post vem do verbo em inglês ‘to post’ que significa ato de publicar uma informação. E é justamente isso, pois como o blog precisa ter seu conteúdo atualizado com freqüência, esse recurso foi criado.

Cada post possui um número diferente de partes, porém dois são mais evidentes: o título e o conteúdo. O conteúdo é o texto, links, imagens, gráficos e assim por diante. Além de poder conter imagem, áudio e vídeo. Não existe um limite de tamanho para cada post e tradicionalmente as postagens são organizadas de forma cronológica inversa na página, pois assim as informações mais atualizadas aparecem primeiras.

A forma em que os posts são apresentados na página do seu blog vai depender do tema aplicado e do planejamento do blog. Você poderá apresentar apenas o título dos posts e um resumo, sendo a leitura do conteúdo feita numa nova página, quando o usuário clicar num link “leia mais”. Ainda poderá apresentar todo o conteúdo logo abaixo do título de todos os posts numa mesma página. A escolha é toda sua!

Já uma página do WordPress é o conteúdo fixo do seu blog, com seu índice geralmente dispostas numa barra horizontal superior. Na maioria das vezes são informações que não precisam de atualizações constantes, tais como apresentação, sobre, clientes, produtos e contato. Além disso, outra diferença em relação às páginas é que os posts possuem tags e categorias.

E é preciso saber diferenciar tags e categorias e por isso vamos recorrer à Wikipédia, que traz uma bela descrição sobre tag. Ela diz:

Uma tag é uma palavra-chave (relevante) ou termo associado com uma informação (ex: uma imagem, um artigo, um vídeo) que o descreve e permite uma classificação da informação baseada em palavras-chave.

Tags são, usualmente, escolhidas informalmente e como escolha pessoal do autor ou criador do item de conteúdo – isto é, não é parte de um esquema formal de classificação. É um recurso encontrado em muitos sites de conteúdo colaborativo recentes e por essa razão, “tagging” associa-se com a onda Web 2.0.
Normalmente, um item tem uma ou mais tags associadas a ele.

Já as categorias servem para definir diferentes áreas gerais do seu blog, podendo cada categoria ser considerada uma seção do seu blog. Nessas áreas gerais é que são adicionados os posts relacionados. Isso facilita bastante a vida dos seus leitores.

Para um melhor entendimento, vou dar um pequeno exemplo: Imagine um blog sobre carros. As categorias poderiam as marcas dos automóveis (Volkswagen, Peugeot, Citröen, Honda, Fiat, Chevrolet, etc.) e as tags poderiam ser os modelos, ano de produção, categoria do carro (hat, pickup, etc.) e outras informações menores que o autor queira considerar.

Outro elemento na criação de conteúdo são as mídias. Mídia é tudo aquilo que é adicionado às postagens, como imagens, vídeos e músicas. Existe uma parte do WordPress que armazena tudo o que você adiciona às postagens, inclusive podendo ser usado na as páginas e nos links.

Existem ainda os comentários de cada post, que é um recurso de interação com o visitante/leitor do seu blog, respondendo ou opinando sobre os artigos publicados.

Aproveitando essa parte, quero dizer que, qualquer dúvida, reclamação ou opinião você poderá fazê-lo nos comentários desse artigo ou ainda me enviar um e-mail. Ficarei feliz em te ouvir.

Para finalizar, quero deixar para vocês uma citação da Wikipédia sobre o conteúdo dos seus posts:

Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve.

No próximo artigo iremos praticar a postagem no WordPress. Até lá!

Referências e Links:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Tag_(metadata)
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Post(internet)
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
Be Sociable, Share!

14 Comentários

  1. Excelente iniciativa…. criei a pouco tempo meu blog wordpress, chama-se, http://autopecasrj.wordpress.com e ainda estou aprendendo a mecher na tecnologia, estou achando ótimo ter um lugar em que eu possa achar dicas.

    Carlos Vianna – Diretor Comercial – Auto Pecas RJ.com

  2. LISONN

    Saudações!
    LINDOMAR, é muito interessante e profundo o seu artigo. Favoritei o seu post e vou reler com a devida atenção.
    Abraços,
    LISON.

    • Olá Lisonn!

      Bem Vindo! Agradeço o teu comentário. Vou transmitir a informação ao Lindomar. Enquanto editor do blog, recomendo os artigos do Lindomar, que são bem investigados e escritos com todo o cuidado. Desejo-lhe um bom resto de fim de semana!

      Abraço

      Rui Soares

  3. Excelente artigo!
    Meu blog tem uma semana e ainda preciso organizar a parte de posts e feedes.
    Confesso que estou "apanhando" na parte de feeds.
    Já estou assinando o seu RSS e vejo que vou aprender muito neste blog, assim como aprendo muito no escola dinheiro.com.
    Obrigado pelo post. Organização é tudo na vida.

  4. Olá a todos! Realmente a organização de um blog é uma parte muito importante e necessária. E como ainda destacou o nosso amigo Nilton Neto "Organização é tudo na vida". O Rui realmente está com uma boa iniciativa com esse blog. Com certeza irá muito longe! abraços a todos!

  5. kelly

    Olá, estou trabalhando arduamente na criação de um site, e inicie completamente do 'zero'. Quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho em esclarecer em como organizar o site. Tenho certeza que vão ser bem úteis todas as suas informações.

    • Olá Kelly! O objetivo é mesmo esse: partilhar conhecimento no tema de como criar um site ou blog e noutros temas conexos. É gratificante saber que estamos a contribuir para o bem comum! Um Abraço! Rui Soares

  6. Reinaldo

    Muito bom, esclareceu bastante aqui, vou continuar lendo o restante do conteúdo…

  7. brunsouza

    Eu não sei mexer em meu Blog WordPress , gostaria de saber  que faço para tirar essas ( categorias do lado ) da minha página e os TAGS, CALENDAR, ARCHIVES, BLOGROLL e eu acabei excluindo uma e-mail que ficava no meio da minha página ( site ) e não conseguigo fazer algumas coisas , o que faço ? Quero deixar com essa aparencia mas sem essas coisas ao lado e abaixo do meu blog. Obrigado!

  8. thiago

    Muito bom cara esse post.
    to começando agora é é super motivador encontrar um material assim

    Thiago Borges

  9. Parabéns pelo artigo – muito pragmático! É isso mesmo: criamos um blogue e depois é preciso pensar como organizar toda a informação: categorias, tags e meta tags – ou seja, é preciso pensar toda a estratégia de conteúdos e a divulgação da informação na rede para criar uma maior interatividade com o utilizador. Vou continuar  a explorar o seu blogue!!
    Bom trabalho

  10. William Alonço

    Parabéns pelo artigo, gostei muito e me ajudou bastante, foi o melhor que eu li de todos que procurei na web, muito explicativo.

    Como estou iniciando em WordPress gostaria de saber se teria como eu associar uma página com uma categoria, onde todos os posts que eu fizer relacionados com a categoria fossem publicados na página associada?
    Estou trabalhando em um site de frases onde por exemplo eu tenho o menu FRASES e os SUB-MENUS ex: (AMOR, REFLEXÃO, MOTIVAÇÃO) é possível fazer isso no WordPress?

    Você me recomendaria algum artigo ou material que falasse sobre isso?

    Desde já agradeço,
    Muito Obrigado.
    Um Abraço!

Participa! Comenta...