webmaster

WordPress – Explicando Avatar e Gravatar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

WordPress – Explicando Avatar e Gravatar

Olá leitor do universo webmaster.pt! É uma honra tê-lo aqui. Nesse artigo irei apresentar um recurso bem interessante, provavelmente já conhecida por muitos: os avatares.

Talvez você queira parar de ler por aqui, pois deve achar que já é um assunto batido e que não existem novidades, mas eu realmente aconselho você a não fazer isso.

O WordPress trabalha utilizando esse recurso e para cumprir o nosso objetivo de tornar os nossos leitores “expert” nesse CMS, realmente é necessária passar por esta etapa. E para efetivamente começarmos a detalhar esse recurso, vamos consultar a Wikipédia, que diz:

Em informática, avatar é a representação visual de um utilizador em realidade virtual. De acordo com a tecnologia, pode variar desde um sofisticado modelo 3D até uma simples imagem. São normalmente pequenos, de tamanhos variados, mas deixando espaço livre para a função principal do site, programa ou jogo que se está a usar.

wordpress avatar

Em outras palavras, avatar é você no mundo on-line. Muitos inclusive os utilizam em redes sociais, como o Facebook, Twitter, Orkut e outros. Também são utilizando em mensageiros instantâneos, como o Windows Live Messenger, Yahoo Messenger, etc. Em nosso caso específico os avatares serão utilizados em blogs e sites, quer seja nos comentários, no usuário ou ainda qualquer outra área do blog/site.

Os avatares podem ser de qualquer tipo, tamanho, cor, etc. Muitos ainda preferem utilizar uma foto real para utilizar como avatar. E ainda existem aqueles com diversos tipos de animações. Com tantas opções assim disponíveis, você com certeza você fará uso desse recurso, caso ainda não esteja.

Para a criação de avatares existem alguns sites disponíveis na internet, que facilitam o serviço. Mas você pode criar tranquilamente no seu computador utilizando o Photoshop, por exemplo. Irei facilitar ainda mais a sua vida e vou listar aqui alguns sites para a criação de avatares. Você pode inclusive utilizar essa lista em seu blog para orientar seus leitores. A minha lista é composta por apenas 10 sites, mas existem muitos outros na internet:

  1. Face Your Manga: permite criar um avatar no estilo mangá, ou seja, quadrinhos japoneses;

    Face Your Manga

  2. South Park Studio: crie um avatar ao estilo do desenho South Park;

    South Park Studio

  3. Simpsonize Me: permite criar um avatar ao estilo do desenho Simpsons;

    Simpsonize Me

  4. Yahoo! Avatars: serviço de criação de avatar do Yahoo! É preciso ser cadastrado para utilizar o serviço;

    Yahoo! Avatars

  5. Meez: é um site com diversos tipos de serviços, sendo um deles a criação de avatares, que inclusive podem ser animados;

    Meez

  6. Cartoon Me: é um serviço pago, mas com excelentes resultados. Transforma as suas imagens num cartoon;

    Cartoon Me

  7. Be Funky: é um serviço on-line de edição de fotos, com diversos efeitos, sendo alguns pagos. Um dos efeitos gratuitos encontrados é o cartoonizer, ou seja, transforma sua foto num cartoon;

    Be Funky

  8. My Avatar Editor: cria avatares semelhantes aos utilizados pelo Nintendo Wii;

    My Avatar Editor

  9. WeeWorld: mais uma opção para a criação de avatares ao estilo do Nintendo Wii, porém muito mais sofisticado;

    WeeWorld

  10. Joystiq Mii: outro estilo de avatar inspirado no Nintendo Wii;

    Joystiq Mii

Depois de conhecer mais sobre avatar, seus tipos, formatos e onde criá-los, é necessário também conhecer o serviço do Gravatar, principalmente para você estudante de WordPress. Não sabe o que é? Então vamos novamente recorrer à Wikipédia:

Gravatar, de Avatar reconhecido globalmente (Globally Recognized Avatar), é um serviço de disponibilização de avatares via associação a endereços de correio eletrônico de cadastro, para uma variedade de sítios, inclusive os baseados em WordPress. Com o Gravatar suas mensagens podem ser facilmente identificadas em qualquer site que use o recurso pela imagem que o represente e que você cadastrou no sistema.

Conforme informa a Wikipédia, os avatares do WordPress funcionam em conjunto com o serviço do gravatar. Ou melhor, todos os avatares do WordPress são gerenciados pelo Gravatar. É claro que também existem plug-ins que facilitam a manipulação de avatares, mas isso será assunto para outro artigo.

Com o seu avatar pronto, crie uma conta no gravatar e depois de 5 a 10 minutos ele estará pronto para ser usado na internet, inclusive na sua instalação do WordPress. Uma coisa interessante a ser comentada é que o gravatar utiliza um sistema de classificação por idade dos avatares carregados, muito importante para que ninguém seja ofendido.

Essa classificação é dividida nos seguintes níveis:

classificação gravatar

  • G: Para todas as idades;
  • PG: Potencialmente ofensiva, para maiores de 13 anos;
  • R: para maiores de 17 anos;
  • X: imagens adultas;

É muito importante você adicionar a classificação correta no seu avatar para não criar desconforto para outras pessoas e incentive essa prática entre os leitores do seu blog.

Para que o avatar seja exibido no WordPress será preciso adicionar um código no seu tema. E isso será assunto para outro artigo, pois no tema Default esse código já vem implementado, portanto os avatares serão exibidos sem problemas.

Para você conferir tudo isso na prática, faça um comentário utilizando o mesmo e-mail de cadastro do gravatar e veja o resultado. Se você ainda não tem uma instalação de testes do WordPress, pode fazer um comentário aqui mesmo no Webmaster.pt.

Para finalizar ainda quero dizer que o WordPress permite bloquear a exibição de avatares em suas opções de configurações para discussão.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou elogio faça-o nos comentários desse artigo. Estou ansioso para te ouvir. No próximo artigo iremos tratar sobre os usuários do WordPress. Te espero lá!

Links Úteis e Referências

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(realidade_virtual)
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravatar
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

10 Responses

  1. Bem , eu queria utilizar um Avatar meu (do Gravatar) e um gerado aleatoriamente para quem não usa esse serviço

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.