2 WordPress Plugins Para Exibir Tags Em Flash

Olá caros leitores!

Hoje venho trazer para vocês dois interessantes plugins que utilizam a tecnologia Flash para disponibilizar as tags do WordPress de uma forma diferente e atrativa.

E como eu sempre penso naqueles que tem menos experiência, também mostrarei as configurações básicas após a ativação desses plug-ins.

Para instala-los, basta fazer download e descompacta-los dentro da pasta ‘\wp-content\plugins’ e então ir ao Painel de Administração, em ‘Plugins > Instalados’, procura-lo na lista e proceder com a ativação.

Para uma instalação automática, acesse ‘Plugins > Adicionar novo’ e no campo ‘Pesquisar’ digite o nome do plugin. Se ele aparecer no resultado na busca, basta clicar em ‘Instalar’ e depois em ‘Instalar agora’ na janela que for abrir. Depois do download e instalação, clique na ação ‘Ativar o plugin’ para então usa-lo no seu WordPress.

Agora vamos conhecer esses fabulosos plugins:

Netlife’s Tag Cloud (FatCloud)

tag cloud
tag cloud

tag cloud
tag cloud

Esse plugin permite que você selecione algumas skins (peles) que permitirão escolher diferentes tipos de nuvem de tags. Nas imagens que coloquei estão algumas opções para a
skin ‘Wordle’.

O autor do plug-in ainda deixou disponível para download o Developer Pack , que é um pacote com os arquivos necessários para desenvolver os próprios skins.

Os requisitos para exibição do plugin são o PHP 5.2 ou maior, JavaScript ativado e o plugin do Flash Player 10 ou maior instalado no navegador.

A exibição no WordPress é feito com a adição da widget ‘Fatcloud’ na barra lateral ou adicionando o código


<?php wp_fat_cloud() ?>

no post ou página.

As opções do plug-in são encontradas em ‘Configurações > FatCloud’ e são divididas em duas partes:

  • Opções gerais: Permite definir o tamanho da nuvem, mostrar ou não o link do autor e escolher o skin disponível;Opções gerais
  • Opções do Skin: as opções vão mudar dependendo do skin escolhido nas opções gerais e geralmente são configurações de cores, fontes, tamanho e outros;Opções do Skin

WP-CumulusSite

tag cloudtag cloud

O plugin cria uma esfera em 3D com todas as tags ou categorias do WordPress que podem ser clicadas. Com as imagens postadas aqui não é possível visualizar 100% a esfera, por isso mesmo que você não for usa-lo, instale-o nos seu blog e confira se vale a pena continuar usando ele.

A exibição no WordPress é feita mediante a adição da widget ‘WP-Cumulus’ que irá apresentar todas as opções necessárias de exibição, tais como:

opções de exibição

  • Título, tamanho, cores das tags e do fundo, opção para deixar o fundo transparente, a velocidade de rotação, exibir categorias e adicionar parâmetros de nuvem de tags do WordPress.

Também é possível adicionar o shortcode [WP-CUMULUS ] no post ou página ou o código


<?php wp_cumulus_insert(); ?>

no seu tema. Nesse caso as opções estão disponíveis em ‘Configurações > WP Cumulus’, dividido em duas partes:

display options

advanced options

As opções aqui são melhores explicadas, além de adicionar algumas opções extras. O destaque aqui fica por conta do plugin permitir usar os parâmetros da nuvem de tags do WordPress.

E assim chega ao fim essa pequena lista. Espero que você possa aproveita-los!

Be Sociable, Share!

2 Comentários

  1. Cara parabens por este post, pois procurei algo parecido na web e não achei nada tão bem explicado. VLW

  2. Wellington

    Vlw mesmo, eu estava atraz do WP-CumulusSite. já tinha visto em alguns sites.

Participa! Comenta...